Avaliação da Modalidade Remota de Ensino: Uma percepção a partir dos discentes do Ensino Superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/113755 |
Resumo: | Este artigo teve como objetivo avaliar a modalidade de ensino remoto a partir da percepção de discentes do ensino superior. Para esta proposta, o estudo se sustentou em uma pesquisa descritiva de caráter quantitativo. Os dados foram coletados durante o período do retorno das aulas presenciais, via Google Forms, e analisados por meio da estatística descritiva. Os resultados apresentaram que o ensino remoto, mesmo surgindo como alternativa de manutenção do plano de ensino em períodos de isolamento social, não substitui a modalidade presencial na preferência dos discentes. Apesar da instituição pesquisada se posicionar a favor da modalidade presencial, tal preferência por parte dos discentes ultrapassa os critérios mercadológicos e avança para as dimensões sociais desses. Ressalta-se ainda que o modelo remoto trouxe reflexos ao modelo presencial, emergindo a necessidade de adoção de novas ferramentas digitais e metodologias no ambiente presencial de ensino. |
id |
UFRGS-7_0b8eaddcca0d0ceea37374b7857dafbb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/113755 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da Modalidade Remota de Ensino: Uma percepção a partir dos discentes do Ensino SuperiorEnsino RemotoEnsino PresencialEnsino SuperiorDiscentesModalidade Remota de EnsinoEste artigo teve como objetivo avaliar a modalidade de ensino remoto a partir da percepção de discentes do ensino superior. Para esta proposta, o estudo se sustentou em uma pesquisa descritiva de caráter quantitativo. Os dados foram coletados durante o período do retorno das aulas presenciais, via Google Forms, e analisados por meio da estatística descritiva. Os resultados apresentaram que o ensino remoto, mesmo surgindo como alternativa de manutenção do plano de ensino em períodos de isolamento social, não substitui a modalidade presencial na preferência dos discentes. Apesar da instituição pesquisada se posicionar a favor da modalidade presencial, tal preferência por parte dos discentes ultrapassa os critérios mercadológicos e avança para as dimensões sociais desses. Ressalta-se ainda que o modelo remoto trouxe reflexos ao modelo presencial, emergindo a necessidade de adoção de novas ferramentas digitais e metodologias no ambiente presencial de ensino.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2021-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo de natureza descritiva e caráter quantitativoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/11375510.22456/1982-1654.113755Computers in education: theory & practice; Vol. 24 No. 2 (2021): Educação na Pandemia, Mídias Digitais, Aplicativos EducacionaisInformática na educação: teoria & prática; v. 24 n. 2 (2021): Educação na Pandemia, Mídias Digitais, Aplicativos Educacionais1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/113755/64450Copyright (c) 2021 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessEspíndola, Marcelo AgenorMafra Pereira, Frederico Cesar2021-12-28T18:20:45Zoai:seer.ufrgs.br:article/113755Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2021-12-28T18:20:45Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da Modalidade Remota de Ensino: Uma percepção a partir dos discentes do Ensino Superior |
title |
Avaliação da Modalidade Remota de Ensino: Uma percepção a partir dos discentes do Ensino Superior |
spellingShingle |
Avaliação da Modalidade Remota de Ensino: Uma percepção a partir dos discentes do Ensino Superior Espíndola, Marcelo Agenor Ensino Remoto Ensino Presencial Ensino Superior Discentes Modalidade Remota de Ensino |
title_short |
Avaliação da Modalidade Remota de Ensino: Uma percepção a partir dos discentes do Ensino Superior |
title_full |
Avaliação da Modalidade Remota de Ensino: Uma percepção a partir dos discentes do Ensino Superior |
title_fullStr |
Avaliação da Modalidade Remota de Ensino: Uma percepção a partir dos discentes do Ensino Superior |
title_full_unstemmed |
Avaliação da Modalidade Remota de Ensino: Uma percepção a partir dos discentes do Ensino Superior |
title_sort |
Avaliação da Modalidade Remota de Ensino: Uma percepção a partir dos discentes do Ensino Superior |
author |
Espíndola, Marcelo Agenor |
author_facet |
Espíndola, Marcelo Agenor Mafra Pereira, Frederico Cesar |
author_role |
author |
author2 |
Mafra Pereira, Frederico Cesar |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Espíndola, Marcelo Agenor Mafra Pereira, Frederico Cesar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Remoto Ensino Presencial Ensino Superior Discentes Modalidade Remota de Ensino |
topic |
Ensino Remoto Ensino Presencial Ensino Superior Discentes Modalidade Remota de Ensino |
description |
Este artigo teve como objetivo avaliar a modalidade de ensino remoto a partir da percepção de discentes do ensino superior. Para esta proposta, o estudo se sustentou em uma pesquisa descritiva de caráter quantitativo. Os dados foram coletados durante o período do retorno das aulas presenciais, via Google Forms, e analisados por meio da estatística descritiva. Os resultados apresentaram que o ensino remoto, mesmo surgindo como alternativa de manutenção do plano de ensino em períodos de isolamento social, não substitui a modalidade presencial na preferência dos discentes. Apesar da instituição pesquisada se posicionar a favor da modalidade presencial, tal preferência por parte dos discentes ultrapassa os critérios mercadológicos e avança para as dimensões sociais desses. Ressalta-se ainda que o modelo remoto trouxe reflexos ao modelo presencial, emergindo a necessidade de adoção de novas ferramentas digitais e metodologias no ambiente presencial de ensino. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Estudo de natureza descritiva e caráter quantitativo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/113755 10.22456/1982-1654.113755 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/113755 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.113755 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/113755/64450 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Informática na educação: teoria & prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Informática na educação: teoria & prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 24 No. 2 (2021): Educação na Pandemia, Mídias Digitais, Aplicativos Educacionais Informática na educação: teoria & prática; v. 24 n. 2 (2021): Educação na Pandemia, Mídias Digitais, Aplicativos Educacionais 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766184228290560 |