Objetos de Aprendizagem de Autoria Coletiva: uma concepção possível na EaD?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontana, Maristela Vigolo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Conte, Elaine, Habowski, Adilson Cristiano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/86624
Resumo: Esse estudo tem como objetivo empreender uma reflexão teórica sobre as práticas educativas que norteiam a construção de objetos de aprendizagem (OA) de autoria coletiva na educação a distância (EaD) diante das questões e desafios de reconstrução na formação humana. Trata-se de investigar, nas percepções de três coordenadoras de cursos a distância, se há como estabelecer relações associativas entre a construção de OA pelos participantes desses cursos e a formação da inteligência coletiva. O ensaio apresenta um panorama da constituição de OA em referenciais brasileiros e estrangeiros, por meio de um enfoque hermenêutico e de uma abordagem construtivo-colaborativa de experiências e concepções das professoras coordenadoras. Concluímos que a preocupação com a construção de OA de autoria coletiva contribui para a renovação dos diversos campos de saber, gerando benefícios formativos e contradições sobre os significados e os sentidos dos conhecimentos nas ações, inter-relações e atuações pedagógicas.
id UFRGS-7_7d5663788c6f0fef37a5c5931de0398b
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/86624
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Objetos de Aprendizagem de Autoria Coletiva: uma concepção possível na EaD?Esse estudo tem como objetivo empreender uma reflexão teórica sobre as práticas educativas que norteiam a construção de objetos de aprendizagem (OA) de autoria coletiva na educação a distância (EaD) diante das questões e desafios de reconstrução na formação humana. Trata-se de investigar, nas percepções de três coordenadoras de cursos a distância, se há como estabelecer relações associativas entre a construção de OA pelos participantes desses cursos e a formação da inteligência coletiva. O ensaio apresenta um panorama da constituição de OA em referenciais brasileiros e estrangeiros, por meio de um enfoque hermenêutico e de uma abordagem construtivo-colaborativa de experiências e concepções das professoras coordenadoras. Concluímos que a preocupação com a construção de OA de autoria coletiva contribui para a renovação dos diversos campos de saber, gerando benefícios formativos e contradições sobre os significados e os sentidos dos conhecimentos nas ações, inter-relações e atuações pedagógicas.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2019-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAbordagem hermenêuticaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8662410.22456/1982-1654.86624Computers in education: theory & practice; Vol. 22 No. 1 (2019): Softwares Educativos, Ensino de Ciências, Metodologias AtivasInformática na educação: teoria & prática; v. 22 n. 1 (2019): Softwares Educativos, Ensino de Ciências, Metodologias Ativas1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/86624/52873Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessFontana, Maristela VigoloConte, ElaineHabowski, Adilson Cristiano2019-05-30T15:59:03Zoai:seer.ufrgs.br:article/86624Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2019-05-30T15:59:03Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Objetos de Aprendizagem de Autoria Coletiva: uma concepção possível na EaD?
title Objetos de Aprendizagem de Autoria Coletiva: uma concepção possível na EaD?
spellingShingle Objetos de Aprendizagem de Autoria Coletiva: uma concepção possível na EaD?
Fontana, Maristela Vigolo
title_short Objetos de Aprendizagem de Autoria Coletiva: uma concepção possível na EaD?
title_full Objetos de Aprendizagem de Autoria Coletiva: uma concepção possível na EaD?
title_fullStr Objetos de Aprendizagem de Autoria Coletiva: uma concepção possível na EaD?
title_full_unstemmed Objetos de Aprendizagem de Autoria Coletiva: uma concepção possível na EaD?
title_sort Objetos de Aprendizagem de Autoria Coletiva: uma concepção possível na EaD?
author Fontana, Maristela Vigolo
author_facet Fontana, Maristela Vigolo
Conte, Elaine
Habowski, Adilson Cristiano
author_role author
author2 Conte, Elaine
Habowski, Adilson Cristiano
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontana, Maristela Vigolo
Conte, Elaine
Habowski, Adilson Cristiano
description Esse estudo tem como objetivo empreender uma reflexão teórica sobre as práticas educativas que norteiam a construção de objetos de aprendizagem (OA) de autoria coletiva na educação a distância (EaD) diante das questões e desafios de reconstrução na formação humana. Trata-se de investigar, nas percepções de três coordenadoras de cursos a distância, se há como estabelecer relações associativas entre a construção de OA pelos participantes desses cursos e a formação da inteligência coletiva. O ensaio apresenta um panorama da constituição de OA em referenciais brasileiros e estrangeiros, por meio de um enfoque hermenêutico e de uma abordagem construtivo-colaborativa de experiências e concepções das professoras coordenadoras. Concluímos que a preocupação com a construção de OA de autoria coletiva contribui para a renovação dos diversos campos de saber, gerando benefícios formativos e contradições sobre os significados e os sentidos dos conhecimentos nas ações, inter-relações e atuações pedagógicas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Abordagem hermenêutica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/86624
10.22456/1982-1654.86624
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/86624
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.86624
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/86624/52873
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 22 No. 1 (2019): Softwares Educativos, Ensino de Ciências, Metodologias Ativas
Informática na educação: teoria & prática; v. 22 n. 1 (2019): Softwares Educativos, Ensino de Ciências, Metodologias Ativas
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766183646330880