Objetos de Aprendizagem de Autoria Coletiva: uma concepção possível na EaD?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/86624 |
Resumo: | Esse estudo tem como objetivo empreender uma reflexão teórica sobre as práticas educativas que norteiam a construção de objetos de aprendizagem (OA) de autoria coletiva na educação a distância (EaD) diante das questões e desafios de reconstrução na formação humana. Trata-se de investigar, nas percepções de três coordenadoras de cursos a distância, se há como estabelecer relações associativas entre a construção de OA pelos participantes desses cursos e a formação da inteligência coletiva. O ensaio apresenta um panorama da constituição de OA em referenciais brasileiros e estrangeiros, por meio de um enfoque hermenêutico e de uma abordagem construtivo-colaborativa de experiências e concepções das professoras coordenadoras. Concluímos que a preocupação com a construção de OA de autoria coletiva contribui para a renovação dos diversos campos de saber, gerando benefícios formativos e contradições sobre os significados e os sentidos dos conhecimentos nas ações, inter-relações e atuações pedagógicas. |
id |
UFRGS-7_7d5663788c6f0fef37a5c5931de0398b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/86624 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Objetos de Aprendizagem de Autoria Coletiva: uma concepção possível na EaD?Esse estudo tem como objetivo empreender uma reflexão teórica sobre as práticas educativas que norteiam a construção de objetos de aprendizagem (OA) de autoria coletiva na educação a distância (EaD) diante das questões e desafios de reconstrução na formação humana. Trata-se de investigar, nas percepções de três coordenadoras de cursos a distância, se há como estabelecer relações associativas entre a construção de OA pelos participantes desses cursos e a formação da inteligência coletiva. O ensaio apresenta um panorama da constituição de OA em referenciais brasileiros e estrangeiros, por meio de um enfoque hermenêutico e de uma abordagem construtivo-colaborativa de experiências e concepções das professoras coordenadoras. Concluímos que a preocupação com a construção de OA de autoria coletiva contribui para a renovação dos diversos campos de saber, gerando benefícios formativos e contradições sobre os significados e os sentidos dos conhecimentos nas ações, inter-relações e atuações pedagógicas.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2019-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAbordagem hermenêuticaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8662410.22456/1982-1654.86624Computers in education: theory & practice; Vol. 22 No. 1 (2019): Softwares Educativos, Ensino de Ciências, Metodologias AtivasInformática na educação: teoria & prática; v. 22 n. 1 (2019): Softwares Educativos, Ensino de Ciências, Metodologias Ativas1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/86624/52873Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessFontana, Maristela VigoloConte, ElaineHabowski, Adilson Cristiano2019-05-30T15:59:03Zoai:seer.ufrgs.br:article/86624Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2019-05-30T15:59:03Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Objetos de Aprendizagem de Autoria Coletiva: uma concepção possível na EaD? |
title |
Objetos de Aprendizagem de Autoria Coletiva: uma concepção possível na EaD? |
spellingShingle |
Objetos de Aprendizagem de Autoria Coletiva: uma concepção possível na EaD? Fontana, Maristela Vigolo |
title_short |
Objetos de Aprendizagem de Autoria Coletiva: uma concepção possível na EaD? |
title_full |
Objetos de Aprendizagem de Autoria Coletiva: uma concepção possível na EaD? |
title_fullStr |
Objetos de Aprendizagem de Autoria Coletiva: uma concepção possível na EaD? |
title_full_unstemmed |
Objetos de Aprendizagem de Autoria Coletiva: uma concepção possível na EaD? |
title_sort |
Objetos de Aprendizagem de Autoria Coletiva: uma concepção possível na EaD? |
author |
Fontana, Maristela Vigolo |
author_facet |
Fontana, Maristela Vigolo Conte, Elaine Habowski, Adilson Cristiano |
author_role |
author |
author2 |
Conte, Elaine Habowski, Adilson Cristiano |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fontana, Maristela Vigolo Conte, Elaine Habowski, Adilson Cristiano |
description |
Esse estudo tem como objetivo empreender uma reflexão teórica sobre as práticas educativas que norteiam a construção de objetos de aprendizagem (OA) de autoria coletiva na educação a distância (EaD) diante das questões e desafios de reconstrução na formação humana. Trata-se de investigar, nas percepções de três coordenadoras de cursos a distância, se há como estabelecer relações associativas entre a construção de OA pelos participantes desses cursos e a formação da inteligência coletiva. O ensaio apresenta um panorama da constituição de OA em referenciais brasileiros e estrangeiros, por meio de um enfoque hermenêutico e de uma abordagem construtivo-colaborativa de experiências e concepções das professoras coordenadoras. Concluímos que a preocupação com a construção de OA de autoria coletiva contribui para a renovação dos diversos campos de saber, gerando benefícios formativos e contradições sobre os significados e os sentidos dos conhecimentos nas ações, inter-relações e atuações pedagógicas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Abordagem hermenêutica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/86624 10.22456/1982-1654.86624 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/86624 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.86624 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/86624/52873 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 22 No. 1 (2019): Softwares Educativos, Ensino de Ciências, Metodologias Ativas Informática na educação: teoria & prática; v. 22 n. 1 (2019): Softwares Educativos, Ensino de Ciências, Metodologias Ativas 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766183646330880 |