O uso das TDIC’s como estratégia para aprendizagem em morfologia microscópica
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/88412 |
Resumo: | A criação de bancos digitais com fotomicrografias de preparados histológicos tem sido muito difundida entre várias instituições de ensino. Atlas digital, tecnologias de microscópio virtual (VM) e a telepatologia são materiais didáticos inovadores com grande potencial pedagógico para ensino e prática profissional, que, por sua vez, são baseados em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC’s). O presente artigo objetiva discutir as TDIC’s que podem ser aplicadas nos estudos de morfologia microscópica, pautando-se em apontamentos literários pertinentes e na demonstração de ferramentas viáveis que tem sido estimuladas em uma instituição de ensino superior como estratégias mais dinâmicas e eficientes para o ensino das Ciências Biológicas e Médicas, mostrando as TDIC’s em articulação com a releitura do processo ensino-aprendizagem na contemporaneidade. |
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O uso das TDIC’s como estratégia para aprendizagem em morfologia microscópicaTDIC’sMorfologia microscópicaEducaçãoAtlas digital no auxílio nos estudosde morfologia microscópicaA criação de bancos digitais com fotomicrografias de preparados histológicos tem sido muito difundida entre várias instituições de ensino. Atlas digital, tecnologias de microscópio virtual (VM) e a telepatologia são materiais didáticos inovadores com grande potencial pedagógico para ensino e prática profissional, que, por sua vez, são baseados em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC’s). O presente artigo objetiva discutir as TDIC’s que podem ser aplicadas nos estudos de morfologia microscópica, pautando-se em apontamentos literários pertinentes e na demonstração de ferramentas viáveis que tem sido estimuladas em uma instituição de ensino superior como estratégias mais dinâmicas e eficientes para o ensino das Ciências Biológicas e Médicas, mostrando as TDIC’s em articulação com a releitura do processo ensino-aprendizagem na contemporaneidade.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2019-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de revisãoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8841210.22456/1982-1654.88412Computers in education: theory & practice; Vol. 22 No. 2 (2019): Revisões Sistemáticas, Laboratórios Virtuais, Redes SociaisInformática na educação: teoria & prática; v. 22 n. 2 (2019): Revisões Sistemáticas, Laboratórios Virtuais, Redes Sociais1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/88412/54533Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSouto Bahia, Natháliada Silva, Wellem RibeiroBacchi Vianna, JasonGabriel Rodrigues, HumbertoBrazão Silva, Marco TullioBacchi, Ricardo Rodrigues2021-03-14T20:40:42Zoai:seer.ufrgs.br:article/88412Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2021-03-14T20:40:42Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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