O Twitter na coleta de dados na pesquisa qualitativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12378 |
Resumo: | O artigo apresenta a experiência realizada com atividade de promover uma entrevista com o autor de uma determinada pesquisa publicada utilizando como meio de comunicação o site de rede social Twitter, explorando-o desta forma, como ferramenta de suporte à coleta de dados para a pesquisa qualitativa online. Investiga as potencialidades desta ferramenta para suporte à pesquisa qualitativa. A análise partiu do conceito de redes sociais na internet, suas características, classificação, topologias, e a definição de sites de redes sociais proposto por Recuero (2009), desenvolvendo e analisando o que a literatura traz com relação ao site de rede social Twitter (ZAGO, 2008; CAMARGO, 2008; JAVA et. al., 2007), passando à experiência com a coleta de dados para a pesquisa qualitativa através desta ferramenta de microblog, e finalizando com algumas considerações sobre as potencialidades do Twitter para a Educação. |
id |
UFRGS-7_8077ed72cd91a467c5312715aad17c22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/12378 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
O Twitter na coleta de dados na pesquisa qualitativaPesquisa QualitativaEducação OnlineTwitterEducação OnlineO artigo apresenta a experiência realizada com atividade de promover uma entrevista com o autor de uma determinada pesquisa publicada utilizando como meio de comunicação o site de rede social Twitter, explorando-o desta forma, como ferramenta de suporte à coleta de dados para a pesquisa qualitativa online. Investiga as potencialidades desta ferramenta para suporte à pesquisa qualitativa. A análise partiu do conceito de redes sociais na internet, suas características, classificação, topologias, e a definição de sites de redes sociais proposto por Recuero (2009), desenvolvendo e analisando o que a literatura traz com relação ao site de rede social Twitter (ZAGO, 2008; CAMARGO, 2008; JAVA et. al., 2007), passando à experiência com a coleta de dados para a pesquisa qualitativa através desta ferramenta de microblog, e finalizando com algumas considerações sobre as potencialidades do Twitter para a Educação.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2013-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/1237810.22456/1982-1654.12378Computers in education: theory & practice; Vol. 16 No. 1 (2013): Technology, Science and SocietyInformática na educação: teoria & prática; v. 16 n. 1 (2013): Tecnologia, Ciência e Sociedade1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12378/25947Mercado, Luis Paulo LeopoldoSilva, Ivanderson Pereira dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-09-08T00:20:47Zoai:seer.ufrgs.br:article/12378Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2013-09-08T00:20:47Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Twitter na coleta de dados na pesquisa qualitativa |
title |
O Twitter na coleta de dados na pesquisa qualitativa |
spellingShingle |
O Twitter na coleta de dados na pesquisa qualitativa Mercado, Luis Paulo Leopoldo Pesquisa Qualitativa Educação Online Educação Online |
title_short |
O Twitter na coleta de dados na pesquisa qualitativa |
title_full |
O Twitter na coleta de dados na pesquisa qualitativa |
title_fullStr |
O Twitter na coleta de dados na pesquisa qualitativa |
title_full_unstemmed |
O Twitter na coleta de dados na pesquisa qualitativa |
title_sort |
O Twitter na coleta de dados na pesquisa qualitativa |
author |
Mercado, Luis Paulo Leopoldo |
author_facet |
Mercado, Luis Paulo Leopoldo Silva, Ivanderson Pereira da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Ivanderson Pereira da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mercado, Luis Paulo Leopoldo Silva, Ivanderson Pereira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa Qualitativa Educação Online Educação Online |
topic |
Pesquisa Qualitativa Educação Online Educação Online |
description |
O artigo apresenta a experiência realizada com atividade de promover uma entrevista com o autor de uma determinada pesquisa publicada utilizando como meio de comunicação o site de rede social Twitter, explorando-o desta forma, como ferramenta de suporte à coleta de dados para a pesquisa qualitativa online. Investiga as potencialidades desta ferramenta para suporte à pesquisa qualitativa. A análise partiu do conceito de redes sociais na internet, suas características, classificação, topologias, e a definição de sites de redes sociais proposto por Recuero (2009), desenvolvendo e analisando o que a literatura traz com relação ao site de rede social Twitter (ZAGO, 2008; CAMARGO, 2008; JAVA et. al., 2007), passando à experiência com a coleta de dados para a pesquisa qualitativa através desta ferramenta de microblog, e finalizando com algumas considerações sobre as potencialidades do Twitter para a Educação. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12378 10.22456/1982-1654.12378 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12378 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.12378 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12378/25947 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 16 No. 1 (2013): Technology, Science and Society Informática na educação: teoria & prática; v. 16 n. 1 (2013): Tecnologia, Ciência e Sociedade 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766182251724800 |