Saberes docentes para o uso de tecnologia assistiva no atendimento educacional especializado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hummel, Eromi Izabel
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/56237
Resumo: O Atendimento Educacional Especializado (AEE) faz parte de uma das diretrizes da Política da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008). Cabe ao profissional que realiza o AEE uma série de atribuições, entre elas usar e instrumentalizar o aluno com deficiência no uso de Tecnologia Assistiva (TA). Este artigo tem como objetivo apresentar os saberes dos docentes que atuam no AEE, nas escolas da rede municipal, de uma cidade do estado do Paraná, Brasil, quanto ao uso de recursos tecnológicos no processo de aprendizagem. Participaram dos estudos 39 professores. Utilizou-se questionário para coleta de informações. Os resultados foram analisados de forma quantitativa e qualitativa e serviram para orientar o planejamento e desenvolvimento do curso de formação de professores. Os resultados apontaram que há o desconhecimento por grande parte dos docentes quanto à sua utilização da TA.
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