Saberes docentes para o uso de tecnologia assistiva no atendimento educacional especializado
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/56237 |
Resumo: | O Atendimento Educacional Especializado (AEE) faz parte de uma das diretrizes da Política da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008). Cabe ao profissional que realiza o AEE uma série de atribuições, entre elas usar e instrumentalizar o aluno com deficiência no uso de Tecnologia Assistiva (TA). Este artigo tem como objetivo apresentar os saberes dos docentes que atuam no AEE, nas escolas da rede municipal, de uma cidade do estado do Paraná, Brasil, quanto ao uso de recursos tecnológicos no processo de aprendizagem. Participaram dos estudos 39 professores. Utilizou-se questionário para coleta de informações. Os resultados foram analisados de forma quantitativa e qualitativa e serviram para orientar o planejamento e desenvolvimento do curso de formação de professores. Os resultados apontaram que há o desconhecimento por grande parte dos docentes quanto à sua utilização da TA. |
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Saberes docentes para o uso de tecnologia assistiva no atendimento educacional especializadoSaberes docentes. Atendimento Educacional Especializado. Tecnologia Assistiva.Saberes docentes no uso de recursos tecnológicosO Atendimento Educacional Especializado (AEE) faz parte de uma das diretrizes da Política da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008). Cabe ao profissional que realiza o AEE uma série de atribuições, entre elas usar e instrumentalizar o aluno com deficiência no uso de Tecnologia Assistiva (TA). Este artigo tem como objetivo apresentar os saberes dos docentes que atuam no AEE, nas escolas da rede municipal, de uma cidade do estado do Paraná, Brasil, quanto ao uso de recursos tecnológicos no processo de aprendizagem. Participaram dos estudos 39 professores. Utilizou-se questionário para coleta de informações. Os resultados foram analisados de forma quantitativa e qualitativa e serviram para orientar o planejamento e desenvolvimento do curso de formação de professores. Os resultados apontaram que há o desconhecimento por grande parte dos docentes quanto à sua utilização da TA.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2016-01-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/5623710.22456/1982-1654.56237Computers in education: theory & practice; Vol. 18 No. 2 (2015): INCLUSÃO, CONTEXTOS E APLICATIVOS DIGITAISInformática na educação: teoria & prática; v. 18 n. 2 (2015): INCLUSÃO, CONTEXTOS E APLICATIVOS DIGITAIS1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/56237/36448Hummel, Eromi Izabelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-03T02:34:07Zoai:seer.ufrgs.br:article/56237Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2016-06-03T02:34:07Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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