ENSINO COLABORATIVO E INCLUSIVO: POLÍTICAS E PRÁTICAS DE INCLUSÃO USANDO TECNOLOGIAS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
DOI: | 10.22456/1982-1654.63766 |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/63766 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo apresentar reflexões acerca das políticas públicas de inclusão que trazem nuances do ensino colaborativo entre os professores da Educação Especial e os professores do ensino regular, no contexto escolar do estado de São Paulo. Para isso, destacam-se as concepções de um ensino colaborativo para uma escola inclusiva, junto às diretrizes das políticas públicas. Além dessas reflexões, são discutidas percepções das práticas observadas em uma escola estadual do município de Presidente Prudente/SP entre uma professora da Educação Especial e uma professora de Matemática. Apresenta-se junto a essas reflexões a concepção da abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS) como potencializadora para práticas inclusivas e colaborativas por meio das Tecnologias. A partir disso, foi possível refletir sobre a necessidade de efetivação das políticas públicas em relação ao ensino colaborativo, considerando as especificidades e necessidades das escolas e do trabalho pedagógico dos professores. |
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ENSINO COLABORATIVO E INCLUSIVO: POLÍTICAS E PRÁTICAS DE INCLUSÃO USANDO TECNOLOGIASEnsino ColaborativoEducação EspecialInclusãoPolíticas Públicas.Ensino ColaborativoPolíticas Públicas de InclusãoTecnologias Digitais de Informação e ComunicaçãoO presente artigo tem por objetivo apresentar reflexões acerca das políticas públicas de inclusão que trazem nuances do ensino colaborativo entre os professores da Educação Especial e os professores do ensino regular, no contexto escolar do estado de São Paulo. Para isso, destacam-se as concepções de um ensino colaborativo para uma escola inclusiva, junto às diretrizes das políticas públicas. Além dessas reflexões, são discutidas percepções das práticas observadas em uma escola estadual do município de Presidente Prudente/SP entre uma professora da Educação Especial e uma professora de Matemática. Apresenta-se junto a essas reflexões a concepção da abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS) como potencializadora para práticas inclusivas e colaborativas por meio das Tecnologias. A partir disso, foi possível refletir sobre a necessidade de efetivação das políticas públicas em relação ao ensino colaborativo, considerando as especificidades e necessidades das escolas e do trabalho pedagógico dos professores.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6376610.22456/1982-1654.63766Computers in education: theory & practice; Vol. 19 No. 3 set/dez (2016): EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e TECNOLOGIAS NA ESCOLAInformática na educação: teoria & prática; v. 19 n. 3 set/dez (2016): EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e TECNOLOGIAS NA ESCOLA1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/63766/41098Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Naiara ChiericiSchlünzen, Elisa Tomoe Moriyados Santos, Danielle Aparecida do Nascimento2017-12-13T18:11:56Zoai:seer.ufrgs.br:article/63766Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2017-12-13T18:11:56Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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ENSINO COLABORATIVO E INCLUSIVO: POLÍTICAS E PRÁTICAS DE INCLUSÃO USANDO TECNOLOGIAS ENSINO COLABORATIVO E INCLUSIVO: POLÍTICAS E PRÁTICAS DE INCLUSÃO USANDO TECNOLOGIAS Rocha, Naiara Chierici Ensino Colaborativo Educação Especial Inclusão Políticas Públicas. Ensino Colaborativo Políticas Públicas de Inclusão Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação Rocha, Naiara Chierici Ensino Colaborativo Educação Especial Inclusão Políticas Públicas. Ensino Colaborativo Políticas Públicas de Inclusão Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação |
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O presente artigo tem por objetivo apresentar reflexões acerca das políticas públicas de inclusão que trazem nuances do ensino colaborativo entre os professores da Educação Especial e os professores do ensino regular, no contexto escolar do estado de São Paulo. Para isso, destacam-se as concepções de um ensino colaborativo para uma escola inclusiva, junto às diretrizes das políticas públicas. Além dessas reflexões, são discutidas percepções das práticas observadas em uma escola estadual do município de Presidente Prudente/SP entre uma professora da Educação Especial e uma professora de Matemática. Apresenta-se junto a essas reflexões a concepção da abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS) como potencializadora para práticas inclusivas e colaborativas por meio das Tecnologias. A partir disso, foi possível refletir sobre a necessidade de efetivação das políticas públicas em relação ao ensino colaborativo, considerando as especificidades e necessidades das escolas e do trabalho pedagógico dos professores. |
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