ENSINO COLABORATIVO E INCLUSIVO: POLÍTICAS E PRÁTICAS DE INCLUSÃO USANDO TECNOLOGIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Naiara Chierici
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya, dos Santos, Danielle Aparecida do Nascimento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/63766
Resumo: O presente artigo tem por objetivo apresentar reflexões acerca das políticas públicas de inclusão que trazem nuances do ensino colaborativo entre os professores da Educação Especial e os professores do ensino regular, no contexto escolar do estado de São Paulo. Para isso, destacam-se as concepções de um ensino colaborativo para uma escola inclusiva, junto às diretrizes das políticas públicas. Além dessas reflexões, são discutidas percepções das práticas observadas em uma escola estadual do município de Presidente Prudente/SP entre uma professora da Educação Especial e uma professora de Matemática. Apresenta-se junto a essas reflexões a concepção da abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS) como potencializadora para práticas inclusivas e colaborativas por meio das Tecnologias. A partir disso, foi possível refletir sobre a necessidade de efetivação das políticas públicas em relação ao ensino colaborativo, considerando as especificidades e necessidades das escolas e do trabalho pedagógico dos professores.
id UFRGS-7_eb99321ee5b4f4dc587709794b407e9e
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/63766
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling ENSINO COLABORATIVO E INCLUSIVO: POLÍTICAS E PRÁTICAS DE INCLUSÃO USANDO TECNOLOGIASEnsino ColaborativoEducação EspecialInclusãoPolíticas Públicas.Ensino ColaborativoPolíticas Públicas de InclusãoTecnologias Digitais de Informação e ComunicaçãoO presente artigo tem por objetivo apresentar reflexões acerca das políticas públicas de inclusão que trazem nuances do ensino colaborativo entre os professores da Educação Especial e os professores do ensino regular, no contexto escolar do estado de São Paulo. Para isso, destacam-se as concepções de um ensino colaborativo para uma escola inclusiva, junto às diretrizes das políticas públicas. Além dessas reflexões, são discutidas percepções das práticas observadas em uma escola estadual do município de Presidente Prudente/SP entre uma professora da Educação Especial e uma professora de Matemática. Apresenta-se junto a essas reflexões a concepção da abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS) como potencializadora para práticas inclusivas e colaborativas por meio das Tecnologias. A partir disso, foi possível refletir sobre a necessidade de efetivação das políticas públicas em relação ao ensino colaborativo, considerando as especificidades e necessidades das escolas e do trabalho pedagógico dos professores.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6376610.22456/1982-1654.63766Computers in education: theory & practice; Vol. 19 No. 3 set/dez (2016): EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e TECNOLOGIAS NA ESCOLAInformática na educação: teoria & prática; v. 19 n. 3 set/dez (2016): EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e TECNOLOGIAS NA ESCOLA1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/63766/41098Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Naiara ChiericiSchlünzen, Elisa Tomoe Moriyados Santos, Danielle Aparecida do Nascimento2017-12-13T18:11:56Zoai:seer.ufrgs.br:article/63766Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2017-12-13T18:11:56Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO COLABORATIVO E INCLUSIVO: POLÍTICAS E PRÁTICAS DE INCLUSÃO USANDO TECNOLOGIAS
title ENSINO COLABORATIVO E INCLUSIVO: POLÍTICAS E PRÁTICAS DE INCLUSÃO USANDO TECNOLOGIAS
spellingShingle ENSINO COLABORATIVO E INCLUSIVO: POLÍTICAS E PRÁTICAS DE INCLUSÃO USANDO TECNOLOGIAS
Rocha, Naiara Chierici
Ensino Colaborativo
Educação Especial
Inclusão
Políticas Públicas.
Ensino Colaborativo
Políticas Públicas de Inclusão
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
title_short ENSINO COLABORATIVO E INCLUSIVO: POLÍTICAS E PRÁTICAS DE INCLUSÃO USANDO TECNOLOGIAS
title_full ENSINO COLABORATIVO E INCLUSIVO: POLÍTICAS E PRÁTICAS DE INCLUSÃO USANDO TECNOLOGIAS
title_fullStr ENSINO COLABORATIVO E INCLUSIVO: POLÍTICAS E PRÁTICAS DE INCLUSÃO USANDO TECNOLOGIAS
title_full_unstemmed ENSINO COLABORATIVO E INCLUSIVO: POLÍTICAS E PRÁTICAS DE INCLUSÃO USANDO TECNOLOGIAS
title_sort ENSINO COLABORATIVO E INCLUSIVO: POLÍTICAS E PRÁTICAS DE INCLUSÃO USANDO TECNOLOGIAS
author Rocha, Naiara Chierici
author_facet Rocha, Naiara Chierici
Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya
dos Santos, Danielle Aparecida do Nascimento
author_role author
author2 Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya
dos Santos, Danielle Aparecida do Nascimento
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Naiara Chierici
Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya
dos Santos, Danielle Aparecida do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Colaborativo
Educação Especial
Inclusão
Políticas Públicas.
Ensino Colaborativo
Políticas Públicas de Inclusão
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
topic Ensino Colaborativo
Educação Especial
Inclusão
Políticas Públicas.
Ensino Colaborativo
Políticas Públicas de Inclusão
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
description O presente artigo tem por objetivo apresentar reflexões acerca das políticas públicas de inclusão que trazem nuances do ensino colaborativo entre os professores da Educação Especial e os professores do ensino regular, no contexto escolar do estado de São Paulo. Para isso, destacam-se as concepções de um ensino colaborativo para uma escola inclusiva, junto às diretrizes das políticas públicas. Além dessas reflexões, são discutidas percepções das práticas observadas em uma escola estadual do município de Presidente Prudente/SP entre uma professora da Educação Especial e uma professora de Matemática. Apresenta-se junto a essas reflexões a concepção da abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS) como potencializadora para práticas inclusivas e colaborativas por meio das Tecnologias. A partir disso, foi possível refletir sobre a necessidade de efetivação das políticas públicas em relação ao ensino colaborativo, considerando as especificidades e necessidades das escolas e do trabalho pedagógico dos professores.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/63766
10.22456/1982-1654.63766
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/63766
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.63766
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/63766/41098
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 19 No. 3 set/dez (2016): EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e TECNOLOGIAS NA ESCOLA
Informática na educação: teoria & prática; v. 19 n. 3 set/dez (2016): EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e TECNOLOGIAS NA ESCOLA
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766183205928960