Technological Resources for the Bilingual Education of Deaf Students
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Educação & Realidade |
DOI: | 10.1590/2175-6236120615vs01 |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/120615 |
Resumo: | Esta pesquisa investiga o uso de recursos lúdicos estruturados com a ferramenta Power Point no ensino bilíngue de estudantes surdos, em uma escola situada no município de Timon, no estado do Maranhão. O objetivo é analisar a contribuição de jogos digitais no processo de aquisição linguística. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de campo, do tipo exploratória e de cunho qualitativo. Para coleta e análise dos dados, foram realizadas observação das aulas, aplicação de questionário semiaberto e pesquisas bibliográficas. Os resultados demonstram que os jogos promovem engajamento e motivação para a aprendizagem. Observa-se ainda que a presença de elementos culturais surdos proporciona a criação de um ambiente escolar mais empático e inclusivo. |
id |
UFRGS-9_015c4498f4963cf35eddf331119bfa52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/120615 |
network_acronym_str |
UFRGS-9 |
network_name_str |
Educação & Realidade |
spelling |
Technological Resources for the Bilingual Education of Deaf StudentsRecursos Tecnológicos na Educação Bilíngue de Estudantes SurdosRecursos tecnológicosInclusãoAprendizagemSurdos.Technological ResourcesInclusionLearningDeafEsta pesquisa investiga o uso de recursos lúdicos estruturados com a ferramenta Power Point no ensino bilíngue de estudantes surdos, em uma escola situada no município de Timon, no estado do Maranhão. O objetivo é analisar a contribuição de jogos digitais no processo de aquisição linguística. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de campo, do tipo exploratória e de cunho qualitativo. Para coleta e análise dos dados, foram realizadas observação das aulas, aplicação de questionário semiaberto e pesquisas bibliográficas. Os resultados demonstram que os jogos promovem engajamento e motivação para a aprendizagem. Observa-se ainda que a presença de elementos culturais surdos proporciona a criação de um ambiente escolar mais empático e inclusivo.Esta pesquisa investiga o uso de recursos lúdicos estruturados com a ferramenta Power Point no ensino bilíngue de estudantes surdos, em uma escola situada no município de Timon, no estado do Maranhão. O objetivo é analisar a contribuição de jogos digitais no processo de aquisição linguística. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de campo, do tipo exploratória e de cunho qualitativo. Para coleta e análise dos dados, foram realizadas observação das aulas, aplicação de questionário semiaberto e pesquisas bibliográficas. Os resultados demonstram que os jogos promovem engajamento e motivação para a aprendizagem. Observa-se ainda que a presença de elementos culturais surdos proporciona a criação de um ambiente escolar mais empático e inclusivo.FACED - UFRGS2023-04-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/12061510.1590/2175-6236120615vs01Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 48 (2023)Educação & Realidade; v. 48 (2023)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporenghttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/120615/88355https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/120615/88356Copyright (c) 2023 Educação & Realidadehttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSena, Lílian de SousaSerra, Ilka Márcia Ribeiro de SouzaSchlemmer, Eliane2023-11-06T22:28:59Zoai:seer.ufrgs.br:article/120615Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2023-11-06T22:28:59Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Technological Resources for the Bilingual Education of Deaf Students Recursos Tecnológicos na Educação Bilíngue de Estudantes Surdos |
title |
Technological Resources for the Bilingual Education of Deaf Students |
spellingShingle |
Technological Resources for the Bilingual Education of Deaf Students Technological Resources for the Bilingual Education of Deaf Students Sena, Lílian de Sousa Recursos tecnológicos Inclusão Aprendizagem Surdos. Technological Resources Inclusion Learning Deaf Sena, Lílian de Sousa Recursos tecnológicos Inclusão Aprendizagem Surdos. Technological Resources Inclusion Learning Deaf |
title_short |
Technological Resources for the Bilingual Education of Deaf Students |
title_full |
Technological Resources for the Bilingual Education of Deaf Students |
title_fullStr |
Technological Resources for the Bilingual Education of Deaf Students Technological Resources for the Bilingual Education of Deaf Students |
title_full_unstemmed |
Technological Resources for the Bilingual Education of Deaf Students Technological Resources for the Bilingual Education of Deaf Students |
title_sort |
Technological Resources for the Bilingual Education of Deaf Students |
author |
Sena, Lílian de Sousa |
author_facet |
Sena, Lílian de Sousa Sena, Lílian de Sousa Serra, Ilka Márcia Ribeiro de Souza Schlemmer, Eliane Serra, Ilka Márcia Ribeiro de Souza Schlemmer, Eliane |
author_role |
author |
author2 |
Serra, Ilka Márcia Ribeiro de Souza Schlemmer, Eliane |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sena, Lílian de Sousa Serra, Ilka Márcia Ribeiro de Souza Schlemmer, Eliane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Recursos tecnológicos Inclusão Aprendizagem Surdos. Technological Resources Inclusion Learning Deaf |
topic |
Recursos tecnológicos Inclusão Aprendizagem Surdos. Technological Resources Inclusion Learning Deaf |
description |
Esta pesquisa investiga o uso de recursos lúdicos estruturados com a ferramenta Power Point no ensino bilíngue de estudantes surdos, em uma escola situada no município de Timon, no estado do Maranhão. O objetivo é analisar a contribuição de jogos digitais no processo de aquisição linguística. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de campo, do tipo exploratória e de cunho qualitativo. Para coleta e análise dos dados, foram realizadas observação das aulas, aplicação de questionário semiaberto e pesquisas bibliográficas. Os resultados demonstram que os jogos promovem engajamento e motivação para a aprendizagem. Observa-se ainda que a presença de elementos culturais surdos proporciona a criação de um ambiente escolar mais empático e inclusivo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/120615 10.1590/2175-6236120615vs01 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/120615 |
identifier_str_mv |
10.1590/2175-6236120615vs01 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/120615/88355 https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/120615/88356 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação & Realidade https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação & Realidade https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 48 (2023) Educação & Realidade; v. 48 (2023) 2175-6236 0100-3143 reponame:Educação & Realidade instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Educação & Realidade |
collection |
Educação & Realidade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||educreal@ufrgs.br |
_version_ |
1822182852043735040 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/2175-6236120615vs01 |