Alfabetizações, Alfabetismos e Letramentos: trajetórias e conceitualizações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Realidade |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8961 |
Resumo: | As definições de alfabetização, alfabetismo e letramento estão relacionadas aosdiferentes olhares lançados sobre tais processos. Este estudo teórico trata, portanto, datrajetória desses conceitos abordados por diferentes autores em um recorte da produçãoacadêmica na área da educação, constituindo-se como uma pesquisa de caráter bibliográfico.Inicialmente, faz-se uma incursão sobre a origem dos termos para, depois, demarcara abrangência do letramento – constituído pelos elementos oralidade, leitura e escrita– e especificar os conceitos de práticas e eventos a partir dos Novos Estudos doLetramento, dada a produtividade teórico-metodológica dos mesmos para o desenvolvimentode pesquisas em educação. Como resultado, salienta-se o caráter múltiplo esocial das práticas de letramento, descritas através de eventos observáveis e compreendidasem seus contextos de origem. |
id |
UFRGS-9_81f4f273e1fcba4476b222dbdc67d618 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/8961 |
network_acronym_str |
UFRGS-9 |
network_name_str |
Educação & Realidade |
repository_id_str |
|
spelling |
Alfabetizações, Alfabetismos e Letramentos: trajetórias e conceitualizaçõesAlfabetização. Alfabetismo. Letramento. OralidadeLeitura e Escrita. Práticas e Eventos de Letramento.As definições de alfabetização, alfabetismo e letramento estão relacionadas aosdiferentes olhares lançados sobre tais processos. Este estudo teórico trata, portanto, datrajetória desses conceitos abordados por diferentes autores em um recorte da produçãoacadêmica na área da educação, constituindo-se como uma pesquisa de caráter bibliográfico.Inicialmente, faz-se uma incursão sobre a origem dos termos para, depois, demarcara abrangência do letramento – constituído pelos elementos oralidade, leitura e escrita– e especificar os conceitos de práticas e eventos a partir dos Novos Estudos doLetramento, dada a produtividade teórico-metodológica dos mesmos para o desenvolvimentode pesquisas em educação. Como resultado, salienta-se o caráter múltiplo esocial das práticas de letramento, descritas através de eventos observáveis e compreendidasem seus contextos de origem.FACED - UFRGS2010-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8961Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 35 No. 3 (2010)Educação & Realidade; v. 35 n. 3 (2010)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8961/10285Piccoli, Lucianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-12-10T16:21:41Zoai:seer.ufrgs.br:article/8961Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2010-12-10T16:21:41Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetizações, Alfabetismos e Letramentos: trajetórias e conceitualizações |
title |
Alfabetizações, Alfabetismos e Letramentos: trajetórias e conceitualizações |
spellingShingle |
Alfabetizações, Alfabetismos e Letramentos: trajetórias e conceitualizações Piccoli, Luciana Alfabetização. Alfabetismo. Letramento. Oralidade Leitura e Escrita. Práticas e Eventos de Letramento. |
title_short |
Alfabetizações, Alfabetismos e Letramentos: trajetórias e conceitualizações |
title_full |
Alfabetizações, Alfabetismos e Letramentos: trajetórias e conceitualizações |
title_fullStr |
Alfabetizações, Alfabetismos e Letramentos: trajetórias e conceitualizações |
title_full_unstemmed |
Alfabetizações, Alfabetismos e Letramentos: trajetórias e conceitualizações |
title_sort |
Alfabetizações, Alfabetismos e Letramentos: trajetórias e conceitualizações |
author |
Piccoli, Luciana |
author_facet |
Piccoli, Luciana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Piccoli, Luciana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização. Alfabetismo. Letramento. Oralidade Leitura e Escrita. Práticas e Eventos de Letramento. |
topic |
Alfabetização. Alfabetismo. Letramento. Oralidade Leitura e Escrita. Práticas e Eventos de Letramento. |
description |
As definições de alfabetização, alfabetismo e letramento estão relacionadas aosdiferentes olhares lançados sobre tais processos. Este estudo teórico trata, portanto, datrajetória desses conceitos abordados por diferentes autores em um recorte da produçãoacadêmica na área da educação, constituindo-se como uma pesquisa de caráter bibliográfico.Inicialmente, faz-se uma incursão sobre a origem dos termos para, depois, demarcara abrangência do letramento – constituído pelos elementos oralidade, leitura e escrita– e especificar os conceitos de práticas e eventos a partir dos Novos Estudos doLetramento, dada a produtividade teórico-metodológica dos mesmos para o desenvolvimentode pesquisas em educação. Como resultado, salienta-se o caráter múltiplo esocial das práticas de letramento, descritas através de eventos observáveis e compreendidasem seus contextos de origem. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-09-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8961 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8961 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8961/10285 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 35 No. 3 (2010) Educação & Realidade; v. 35 n. 3 (2010) 2175-6236 0100-3143 reponame:Educação & Realidade instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Educação & Realidade |
collection |
Educação & Realidade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||educreal@ufrgs.br |
_version_ |
1799766983693041664 |