Biblioteca 21 de abril: experiências coletivas junto a crianças e jovens do sertão cearense, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins Torres, Raimundo Augusto
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Paiva de Abreu, Leidy Dayane, Feitosa de Araújo, Aretha, Ferreira da Silva, Maria Rocineide
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Desidades
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/21242
Resumo: A experiência tem como objetivo descrever as práticas coletivas, culturais e de leiturajunto a crianças da Associação dos Jovens do Irajá – AJIR/Biblioteca 21 de Abril, distrito deHidrolândia/CE, com base nos Círculos de Cultura de Paulo Freire. O projeto de extensãotem o acompanhamento pedagógico de pesquisadores, enfermeiros(as) mestres edoutor da Universidade Estadual do Ceará, representantes da AJIR, e duas monitoras,estudantes de pedagogia da comunidade irajaense, junto às crianças que participam daBiblioteca 21 de Abril. Esses sujeitos apresentaram suas redações e desenhos acerca desuas leituras e histórias de vida. Posteriormente, foram realizadas expressões artísticase culturais como dança, teatro, cordel, poesia, música etc. Logo, a experiência favoreceu,incentivou e estimulou a utilização e a expressão de diferentes formas de linguagem,leitura e representação da realidade, por meio de uma prática de leitura emancipatória,com estabelecimento de vínculos e troca de saberes.Palavras-chave: cultura popular, crianças, leitura, arte, círculos de cultura.
id UFRJ-20_5107bb9b5b682df1332c42796332df9f
oai_identifier_str oai:www.revistas.ufrj.br:article/21242
network_acronym_str UFRJ-20
network_name_str Desidades
repository_id_str
spelling Biblioteca 21 de abril: experiências coletivas junto a crianças e jovens do sertão cearense, BrasilA experiência tem como objetivo descrever as práticas coletivas, culturais e de leiturajunto a crianças da Associação dos Jovens do Irajá – AJIR/Biblioteca 21 de Abril, distrito deHidrolândia/CE, com base nos Círculos de Cultura de Paulo Freire. O projeto de extensãotem o acompanhamento pedagógico de pesquisadores, enfermeiros(as) mestres edoutor da Universidade Estadual do Ceará, representantes da AJIR, e duas monitoras,estudantes de pedagogia da comunidade irajaense, junto às crianças que participam daBiblioteca 21 de Abril. Esses sujeitos apresentaram suas redações e desenhos acerca desuas leituras e histórias de vida. Posteriormente, foram realizadas expressões artísticase culturais como dança, teatro, cordel, poesia, música etc. Logo, a experiência favoreceu,incentivou e estimulou a utilização e a expressão de diferentes formas de linguagem,leitura e representação da realidade, por meio de uma prática de leitura emancipatória,com estabelecimento de vínculos e troca de saberes.Palavras-chave: cultura popular, crianças, leitura, arte, círculos de cultura. DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e JuventudeDESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y JuventudMartins Torres, Raimundo AugustoPaiva de Abreu, Leidy DayaneFeitosa de Araújo, ArethaFerreira da Silva, Maria Rocineide2018-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/21242DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 20 (2018): Julho/Julio - Setembro/SeptiembreDESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; n. 20 (2018): Julho/Julio - Setembro/Septiembre2318-9282reponame:Desidadesinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/21242/12001/*ref*/ABREU, L. D. P. et al. Abordagem educativa utilizando os Círculos de Cultura de Paulo Freire: experiência de acadêmicos de enfermagem no “Grupo Adolescer”. Adolesc. Saúde, Rio de Janeiro, v. 10, n. 4, p. 66-70, out/dez. 2013./*ref*/BRANDÃO, C. R. O que é o método Paulo Freire. 32. ed. São Paulo: Brasiliense, 2011./*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo/Parecer 36/2001. Brasília: MEC/SEB, 2001./*ref*/CAVALCANTE, L. D. E.; FEITOSA, L. T. Bibliotecas comunitárias: mediações, sociabilidades e cidadania. Liinc em revista, v. 7, n. 1, p. 121-130, mar. 2011./*ref*/FREIRE, P. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2003./*ref*/FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011./*ref*/IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2010: resultados preliminares. Pirâmide etária. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/censo2010/piramide_etaria/index.php>. Acesso em: 16 out. 2016./*ref*/MANKE, L. S. Leitores rurais: apropriação ético-prática nos sentidos atribuídos à leitura. ICH/UFPEL. 36. Reunião Anual da ANPED, GT 10, 2013./*ref*/MONTEIRO, E. M. L. M. (Re)Construção de Ações de Educação em Saúde a partir de Círculos de Cultura: experiência participativa com enfermeiras do PSF do Recife/PE. Fortalezza, 2007. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007./*ref*/PADILHA, P. R. Currículo intertranscultural: por uma escola curiosa, prazerosa e aprendente. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003./*ref*/TORRES, R. A. M. Sexualidade e relações de gênero na escola [manuscrito]: uma cartografia dos saberes, práticas e discursos dos/as docentes. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009.Direitos autorais 2018 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventudehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-10T20:06:05ZRevistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/PUB
dc.title.none.fl_str_mv Biblioteca 21 de abril: experiências coletivas junto a crianças e jovens do sertão cearense, Brasil
title Biblioteca 21 de abril: experiências coletivas junto a crianças e jovens do sertão cearense, Brasil
spellingShingle Biblioteca 21 de abril: experiências coletivas junto a crianças e jovens do sertão cearense, Brasil
Martins Torres, Raimundo Augusto
title_short Biblioteca 21 de abril: experiências coletivas junto a crianças e jovens do sertão cearense, Brasil
title_full Biblioteca 21 de abril: experiências coletivas junto a crianças e jovens do sertão cearense, Brasil
title_fullStr Biblioteca 21 de abril: experiências coletivas junto a crianças e jovens do sertão cearense, Brasil
title_full_unstemmed Biblioteca 21 de abril: experiências coletivas junto a crianças e jovens do sertão cearense, Brasil
title_sort Biblioteca 21 de abril: experiências coletivas junto a crianças e jovens do sertão cearense, Brasil
author Martins Torres, Raimundo Augusto
author_facet Martins Torres, Raimundo Augusto
Paiva de Abreu, Leidy Dayane
Feitosa de Araújo, Aretha
Ferreira da Silva, Maria Rocineide
author_role author
author2 Paiva de Abreu, Leidy Dayane
Feitosa de Araújo, Aretha
Ferreira da Silva, Maria Rocineide
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins Torres, Raimundo Augusto
Paiva de Abreu, Leidy Dayane
Feitosa de Araújo, Aretha
Ferreira da Silva, Maria Rocineide
dc.subject.none.fl_str_mv
description A experiência tem como objetivo descrever as práticas coletivas, culturais e de leiturajunto a crianças da Associação dos Jovens do Irajá – AJIR/Biblioteca 21 de Abril, distrito deHidrolândia/CE, com base nos Círculos de Cultura de Paulo Freire. O projeto de extensãotem o acompanhamento pedagógico de pesquisadores, enfermeiros(as) mestres edoutor da Universidade Estadual do Ceará, representantes da AJIR, e duas monitoras,estudantes de pedagogia da comunidade irajaense, junto às crianças que participam daBiblioteca 21 de Abril. Esses sujeitos apresentaram suas redações e desenhos acerca desuas leituras e histórias de vida. Posteriormente, foram realizadas expressões artísticase culturais como dança, teatro, cordel, poesia, música etc. Logo, a experiência favoreceu,incentivou e estimulou a utilização e a expressão de diferentes formas de linguagem,leitura e representação da realidade, por meio de uma prática de leitura emancipatória,com estabelecimento de vínculos e troca de saberes.Palavras-chave: cultura popular, crianças, leitura, arte, círculos de cultura.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-29
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format
status_str
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/21242
url https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/21242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/21242/12001
/*ref*/ABREU, L. D. P. et al. Abordagem educativa utilizando os Círculos de Cultura de Paulo Freire: experiência de acadêmicos de enfermagem no “Grupo Adolescer”. Adolesc. Saúde, Rio de Janeiro, v. 10, n. 4, p. 66-70, out/dez. 2013.
/*ref*/BRANDÃO, C. R. O que é o método Paulo Freire. 32. ed. São Paulo: Brasiliense, 2011.
/*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo/Parecer 36/2001. Brasília: MEC/SEB, 2001.
/*ref*/CAVALCANTE, L. D. E.; FEITOSA, L. T. Bibliotecas comunitárias: mediações, sociabilidades e cidadania. Liinc em revista, v. 7, n. 1, p. 121-130, mar. 2011.
/*ref*/FREIRE, P. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.
/*ref*/FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
/*ref*/IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2010: resultados preliminares. Pirâmide etária. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/censo2010/piramide_etaria/index.php>. Acesso em: 16 out. 2016.
/*ref*/MANKE, L. S. Leitores rurais: apropriação ético-prática nos sentidos atribuídos à leitura. ICH/UFPEL. 36. Reunião Anual da ANPED, GT 10, 2013.
/*ref*/MONTEIRO, E. M. L. M. (Re)Construção de Ações de Educação em Saúde a partir de Círculos de Cultura: experiência participativa com enfermeiras do PSF do Recife/PE. Fortalezza, 2007. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.
/*ref*/PADILHA, P. R. Currículo intertranscultural: por uma escola curiosa, prazerosa e aprendente. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.
/*ref*/TORRES, R. A. M. Sexualidade e relações de gênero na escola [manuscrito]: uma cartografia dos saberes, práticas e discursos dos/as docentes. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009.
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude
DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud
publisher.none.fl_str_mv DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude
DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud
dc.source.none.fl_str_mv DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 20 (2018): Julho/Julio - Setembro/Septiembre
DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; n. 20 (2018): Julho/Julio - Setembro/Septiembre
2318-9282
reponame:Desidades
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Desidades
collection Desidades
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1731820608858095616