Biblioteca 21 de abril: experiências coletivas junto a crianças e jovens do sertão cearense, Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Desidades |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/21242 |
Resumo: | A experiência tem como objetivo descrever as práticas coletivas, culturais e de leiturajunto a crianças da Associação dos Jovens do Irajá – AJIR/Biblioteca 21 de Abril, distrito deHidrolândia/CE, com base nos Círculos de Cultura de Paulo Freire. O projeto de extensãotem o acompanhamento pedagógico de pesquisadores, enfermeiros(as) mestres edoutor da Universidade Estadual do Ceará, representantes da AJIR, e duas monitoras,estudantes de pedagogia da comunidade irajaense, junto às crianças que participam daBiblioteca 21 de Abril. Esses sujeitos apresentaram suas redações e desenhos acerca desuas leituras e histórias de vida. Posteriormente, foram realizadas expressões artísticase culturais como dança, teatro, cordel, poesia, música etc. Logo, a experiência favoreceu,incentivou e estimulou a utilização e a expressão de diferentes formas de linguagem,leitura e representação da realidade, por meio de uma prática de leitura emancipatória,com estabelecimento de vínculos e troca de saberes.Palavras-chave: cultura popular, crianças, leitura, arte, círculos de cultura. |
id |
UFRJ-20_5107bb9b5b682df1332c42796332df9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.revistas.ufrj.br:article/21242 |
network_acronym_str |
UFRJ-20 |
network_name_str |
Desidades |
repository_id_str |
|
spelling |
Biblioteca 21 de abril: experiências coletivas junto a crianças e jovens do sertão cearense, BrasilA experiência tem como objetivo descrever as práticas coletivas, culturais e de leiturajunto a crianças da Associação dos Jovens do Irajá – AJIR/Biblioteca 21 de Abril, distrito deHidrolândia/CE, com base nos Círculos de Cultura de Paulo Freire. O projeto de extensãotem o acompanhamento pedagógico de pesquisadores, enfermeiros(as) mestres edoutor da Universidade Estadual do Ceará, representantes da AJIR, e duas monitoras,estudantes de pedagogia da comunidade irajaense, junto às crianças que participam daBiblioteca 21 de Abril. Esses sujeitos apresentaram suas redações e desenhos acerca desuas leituras e histórias de vida. Posteriormente, foram realizadas expressões artísticase culturais como dança, teatro, cordel, poesia, música etc. Logo, a experiência favoreceu,incentivou e estimulou a utilização e a expressão de diferentes formas de linguagem,leitura e representação da realidade, por meio de uma prática de leitura emancipatória,com estabelecimento de vínculos e troca de saberes.Palavras-chave: cultura popular, crianças, leitura, arte, círculos de cultura. DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e JuventudeDESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y JuventudMartins Torres, Raimundo AugustoPaiva de Abreu, Leidy DayaneFeitosa de Araújo, ArethaFerreira da Silva, Maria Rocineide2018-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/21242DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 20 (2018): Julho/Julio - Setembro/SeptiembreDESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; n. 20 (2018): Julho/Julio - Setembro/Septiembre2318-9282reponame:Desidadesinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/21242/12001/*ref*/ABREU, L. D. P. et al. Abordagem educativa utilizando os Círculos de Cultura de Paulo Freire: experiência de acadêmicos de enfermagem no “Grupo Adolescer”. Adolesc. Saúde, Rio de Janeiro, v. 10, n. 4, p. 66-70, out/dez. 2013./*ref*/BRANDÃO, C. R. O que é o método Paulo Freire. 32. ed. São Paulo: Brasiliense, 2011./*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo/Parecer 36/2001. Brasília: MEC/SEB, 2001./*ref*/CAVALCANTE, L. D. E.; FEITOSA, L. T. Bibliotecas comunitárias: mediações, sociabilidades e cidadania. Liinc em revista, v. 7, n. 1, p. 121-130, mar. 2011./*ref*/FREIRE, P. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2003./*ref*/FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011./*ref*/IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2010: resultados preliminares. Pirâmide etária. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/censo2010/piramide_etaria/index.php>. Acesso em: 16 out. 2016./*ref*/MANKE, L. S. Leitores rurais: apropriação ético-prática nos sentidos atribuídos à leitura. ICH/UFPEL. 36. Reunião Anual da ANPED, GT 10, 2013./*ref*/MONTEIRO, E. M. L. M. (Re)Construção de Ações de Educação em Saúde a partir de Círculos de Cultura: experiência participativa com enfermeiras do PSF do Recife/PE. Fortalezza, 2007. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007./*ref*/PADILHA, P. R. Currículo intertranscultural: por uma escola curiosa, prazerosa e aprendente. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003./*ref*/TORRES, R. A. M. Sexualidade e relações de gênero na escola [manuscrito]: uma cartografia dos saberes, práticas e discursos dos/as docentes. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009.Direitos autorais 2018 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventudehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-10T20:06:05ZRevistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/PUB |
dc.title.none.fl_str_mv |
Biblioteca 21 de abril: experiências coletivas junto a crianças e jovens do sertão cearense, Brasil |
title |
Biblioteca 21 de abril: experiências coletivas junto a crianças e jovens do sertão cearense, Brasil |
spellingShingle |
Biblioteca 21 de abril: experiências coletivas junto a crianças e jovens do sertão cearense, Brasil Martins Torres, Raimundo Augusto |
title_short |
Biblioteca 21 de abril: experiências coletivas junto a crianças e jovens do sertão cearense, Brasil |
title_full |
Biblioteca 21 de abril: experiências coletivas junto a crianças e jovens do sertão cearense, Brasil |
title_fullStr |
Biblioteca 21 de abril: experiências coletivas junto a crianças e jovens do sertão cearense, Brasil |
title_full_unstemmed |
Biblioteca 21 de abril: experiências coletivas junto a crianças e jovens do sertão cearense, Brasil |
title_sort |
Biblioteca 21 de abril: experiências coletivas junto a crianças e jovens do sertão cearense, Brasil |
author |
Martins Torres, Raimundo Augusto |
author_facet |
Martins Torres, Raimundo Augusto Paiva de Abreu, Leidy Dayane Feitosa de Araújo, Aretha Ferreira da Silva, Maria Rocineide |
author_role |
author |
author2 |
Paiva de Abreu, Leidy Dayane Feitosa de Araújo, Aretha Ferreira da Silva, Maria Rocineide |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins Torres, Raimundo Augusto Paiva de Abreu, Leidy Dayane Feitosa de Araújo, Aretha Ferreira da Silva, Maria Rocineide |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
A experiência tem como objetivo descrever as práticas coletivas, culturais e de leiturajunto a crianças da Associação dos Jovens do Irajá – AJIR/Biblioteca 21 de Abril, distrito deHidrolândia/CE, com base nos Círculos de Cultura de Paulo Freire. O projeto de extensãotem o acompanhamento pedagógico de pesquisadores, enfermeiros(as) mestres edoutor da Universidade Estadual do Ceará, representantes da AJIR, e duas monitoras,estudantes de pedagogia da comunidade irajaense, junto às crianças que participam daBiblioteca 21 de Abril. Esses sujeitos apresentaram suas redações e desenhos acerca desuas leituras e histórias de vida. Posteriormente, foram realizadas expressões artísticase culturais como dança, teatro, cordel, poesia, música etc. Logo, a experiência favoreceu,incentivou e estimulou a utilização e a expressão de diferentes formas de linguagem,leitura e representação da realidade, por meio de uma prática de leitura emancipatória,com estabelecimento de vínculos e troca de saberes.Palavras-chave: cultura popular, crianças, leitura, arte, círculos de cultura. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
|
status_str |
|
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/21242 |
url |
https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/21242 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/21242/12001 /*ref*/ABREU, L. D. P. et al. Abordagem educativa utilizando os Círculos de Cultura de Paulo Freire: experiência de acadêmicos de enfermagem no “Grupo Adolescer”. Adolesc. Saúde, Rio de Janeiro, v. 10, n. 4, p. 66-70, out/dez. 2013. /*ref*/BRANDÃO, C. R. O que é o método Paulo Freire. 32. ed. São Paulo: Brasiliense, 2011. /*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo/Parecer 36/2001. Brasília: MEC/SEB, 2001. /*ref*/CAVALCANTE, L. D. E.; FEITOSA, L. T. Bibliotecas comunitárias: mediações, sociabilidades e cidadania. Liinc em revista, v. 7, n. 1, p. 121-130, mar. 2011. /*ref*/FREIRE, P. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2003. /*ref*/FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011. /*ref*/IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2010: resultados preliminares. Pirâmide etária. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/censo2010/piramide_etaria/index.php>. Acesso em: 16 out. 2016. /*ref*/MANKE, L. S. Leitores rurais: apropriação ético-prática nos sentidos atribuídos à leitura. ICH/UFPEL. 36. Reunião Anual da ANPED, GT 10, 2013. /*ref*/MONTEIRO, E. M. L. M. (Re)Construção de Ações de Educação em Saúde a partir de Círculos de Cultura: experiência participativa com enfermeiras do PSF do Recife/PE. Fortalezza, 2007. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007. /*ref*/PADILHA, P. R. Currículo intertranscultural: por uma escola curiosa, prazerosa e aprendente. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. /*ref*/TORRES, R. A. M. Sexualidade e relações de gênero na escola [manuscrito]: uma cartografia dos saberes, práticas e discursos dos/as docentes. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud |
publisher.none.fl_str_mv |
DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud |
dc.source.none.fl_str_mv |
DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 20 (2018): Julho/Julio - Setembro/Septiembre DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; n. 20 (2018): Julho/Julio - Setembro/Septiembre 2318-9282 reponame:Desidades instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Desidades |
collection |
Desidades |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1731820608858095616 |