A escola precisa conversar com a cidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Desidades |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/11854 |
Resumo: | A arquitetura escolar deve ser compreendida como elemento auxiliar na formação daaprendizagem e do conhecimento, pois a escola não é apenas o prédio que abriga os sujeitosenvolvidos na ação educativa, mas é, por si, um espaço com funcionalidades educativas. Aressignificação da escola, um tema tão discutido no atual contexto educacional, ganha outradimensão quando incorpora outras dimensões de análise e solução dos conflitos. Um outroolhar sobre o equipamento arquitetônico, o prédio, o pátio, a circulação de ar, os espaços deconvivência, dimensões que podem nos ajudar a pensar a escola e, principalmente, a integraçãoda escola com o espaço e as pessoas em seu redor, com a cidade e seus múltiplos territórios.Palavras-chave: arquitetura escolar, território educativo, pátio escolar, qualidade da educação. |
id |
UFRJ-20_aac85b2fdc7131efccffdbdea3ad7a54 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.revistas.ufrj.br:article/11854 |
network_acronym_str |
UFRJ-20 |
network_name_str |
Desidades |
repository_id_str |
|
spelling |
A escola precisa conversar com a cidadeA arquitetura escolar deve ser compreendida como elemento auxiliar na formação daaprendizagem e do conhecimento, pois a escola não é apenas o prédio que abriga os sujeitosenvolvidos na ação educativa, mas é, por si, um espaço com funcionalidades educativas. Aressignificação da escola, um tema tão discutido no atual contexto educacional, ganha outradimensão quando incorpora outras dimensões de análise e solução dos conflitos. Um outroolhar sobre o equipamento arquitetônico, o prédio, o pátio, a circulação de ar, os espaços deconvivência, dimensões que podem nos ajudar a pensar a escola e, principalmente, a integraçãoda escola com o espaço e as pessoas em seu redor, com a cidade e seus múltiplos territórios.Palavras-chave: arquitetura escolar, território educativo, pátio escolar, qualidade da educação.DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e JuventudeDESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y JuventudUglione, PaulaAzevedo, Giselle Arteiro2017-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/11854DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 15 (2017): Abril - Junho/JunioDESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; n. 15 (2017): Abril - Junho/Junio2318-9282reponame:Desidadesinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/11854/8598Direitos autorais 2017 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventudehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-11T17:39:22Zoai:www.revistas.ufrj.br:article/11854Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/PUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/oairevistadesidades@gmail.com||2318-92822318-9282opendoar:2023-01-12T14:07:53.620348Desidades - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escola precisa conversar com a cidade |
title |
A escola precisa conversar com a cidade |
spellingShingle |
A escola precisa conversar com a cidade Uglione, Paula |
title_short |
A escola precisa conversar com a cidade |
title_full |
A escola precisa conversar com a cidade |
title_fullStr |
A escola precisa conversar com a cidade |
title_full_unstemmed |
A escola precisa conversar com a cidade |
title_sort |
A escola precisa conversar com a cidade |
author |
Uglione, Paula |
author_facet |
Uglione, Paula Azevedo, Giselle Arteiro |
author_role |
author |
author2 |
Azevedo, Giselle Arteiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Uglione, Paula Azevedo, Giselle Arteiro |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
A arquitetura escolar deve ser compreendida como elemento auxiliar na formação daaprendizagem e do conhecimento, pois a escola não é apenas o prédio que abriga os sujeitosenvolvidos na ação educativa, mas é, por si, um espaço com funcionalidades educativas. Aressignificação da escola, um tema tão discutido no atual contexto educacional, ganha outradimensão quando incorpora outras dimensões de análise e solução dos conflitos. Um outroolhar sobre o equipamento arquitetônico, o prédio, o pátio, a circulação de ar, os espaços deconvivência, dimensões que podem nos ajudar a pensar a escola e, principalmente, a integraçãoda escola com o espaço e as pessoas em seu redor, com a cidade e seus múltiplos territórios.Palavras-chave: arquitetura escolar, território educativo, pátio escolar, qualidade da educação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-03 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/11854 |
url |
https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/11854 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/11854/8598 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud |
publisher.none.fl_str_mv |
DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud |
dc.source.none.fl_str_mv |
DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 15 (2017): Abril - Junho/Junio DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; n. 15 (2017): Abril - Junho/Junio 2318-9282 reponame:Desidades instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Desidades |
collection |
Desidades |
repository.name.fl_str_mv |
Desidades - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadesidades@gmail.com|| |
_version_ |
1797067695484567552 |