Leitura e escrita literárias no âmbito escolar: situação e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende,Neide Luzia de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Avançados
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000200093
Resumo: Resumo Observa-se que a leitura literária é reconhecidamente objeto de ensino nas escolas, enquanto a escrita literária encontra-se ausente. Diante desse cenário, descortinado por pesquisas da área de Educação e relatórios de estágio, busca-se refletir como a dimensão do leitor pode alimentar o trabalho de autor, supondo-se que a introjeção de um interlocutor poderia transformar e potencializar a escrita de textos com intenção artística. Têm-se em perspectiva as culturas juvenis contemporâneas e as práticas sociais de leitura e escrita de jovens que podem - e devem - ser apropriadas pela escola para transformar as práticas escolares.
id UFRJ-8_54b6906927238f8103cf6ec662c8a285
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-40142018000200093
network_acronym_str UFRJ-8
network_name_str Estudos Avançados
repository_id_str
spelling Leitura e escrita literárias no âmbito escolar: situação e perspectivasLeitura literáriaEscrita literáriaEnsino BásicoAutor-leitorResumo Observa-se que a leitura literária é reconhecidamente objeto de ensino nas escolas, enquanto a escrita literária encontra-se ausente. Diante desse cenário, descortinado por pesquisas da área de Educação e relatórios de estágio, busca-se refletir como a dimensão do leitor pode alimentar o trabalho de autor, supondo-se que a introjeção de um interlocutor poderia transformar e potencializar a escrita de textos com intenção artística. Têm-se em perspectiva as culturas juvenis contemporâneas e as práticas sociais de leitura e escrita de jovens que podem - e devem - ser apropriadas pela escola para transformar as práticas escolares.Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo2018-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000200093Estudos Avançados v.32 n.93 2018reponame:Estudos Avançadosinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UFRJ10.5935/0103-4014.20180032info:eu-repo/semantics/openAccessRezende,Neide Luzia depor2018-08-22T00:00:00Zoai:scielo:S0103-40142018000200093Revistahttps://www.revistas.usp.br/eavPUBhttps://www.revistas.usp.br/eav/oai||estudosavancados@usp.br1806-95920103-4014opendoar:2018-08-22T00:00Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura e escrita literárias no âmbito escolar: situação e perspectivas
title Leitura e escrita literárias no âmbito escolar: situação e perspectivas
spellingShingle Leitura e escrita literárias no âmbito escolar: situação e perspectivas
Rezende,Neide Luzia de
Leitura literária
Escrita literária
Ensino Básico
Autor-leitor
title_short Leitura e escrita literárias no âmbito escolar: situação e perspectivas
title_full Leitura e escrita literárias no âmbito escolar: situação e perspectivas
title_fullStr Leitura e escrita literárias no âmbito escolar: situação e perspectivas
title_full_unstemmed Leitura e escrita literárias no âmbito escolar: situação e perspectivas
title_sort Leitura e escrita literárias no âmbito escolar: situação e perspectivas
author Rezende,Neide Luzia de
author_facet Rezende,Neide Luzia de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezende,Neide Luzia de
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura literária
Escrita literária
Ensino Básico
Autor-leitor
topic Leitura literária
Escrita literária
Ensino Básico
Autor-leitor
description Resumo Observa-se que a leitura literária é reconhecidamente objeto de ensino nas escolas, enquanto a escrita literária encontra-se ausente. Diante desse cenário, descortinado por pesquisas da área de Educação e relatórios de estágio, busca-se refletir como a dimensão do leitor pode alimentar o trabalho de autor, supondo-se que a introjeção de um interlocutor poderia transformar e potencializar a escrita de textos com intenção artística. Têm-se em perspectiva as culturas juvenis contemporâneas e as práticas sociais de leitura e escrita de jovens que podem - e devem - ser apropriadas pela escola para transformar as práticas escolares.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000200093
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000200093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5935/0103-4014.20180032
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Avançados v.32 n.93 2018
reponame:Estudos Avançados
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Estudos Avançados
collection Estudos Avançados
repository.name.fl_str_mv Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||estudosavancados@usp.br
_version_ 1750128208439672832