A imagem da cidade do Rio de Janeiro: um estudo a partir do confronto entre as percepções dos potenciais turistas e a intenção do poder público
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/4879 |
Resumo: | Percebe-se que o turismo vem recebendo cada vez mais uma atenção especial do governo de muitos países, estados e cidades, sobretudo pelo fato dele impactar diretamente em diversos setores da economia de uma região. A partir de um corte geográfico, o presente trabalho objetiva analisar a cidade do Rio de Janeiro, um dos principais destinos turísticos do Brasil, de forma a realizar uma comparação entre a percepção da imagem da cidade por parte dos potenciais turistas espalhados pelas cinco regiões do país frente à imagem que os órgãos públicos desejam transmitir da mesma. Ou seja, almeja-se descobrir se a imagem que o governo pretende transmitir aos consumidores converge com a imagem percebida pelos turistas e pelos potenciais turistas no mercado doméstico. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica de algumas temáticas concernentes à pesquisa, tais como marketing turístico, relação entre marca e imagem, dentre outros, além de um breve resumo histórico das principais políticas públicas de turismo no Rio de Janeiro. Adicionalmente, realizou-se uma pesquisa exploratória, a partir da elaboração de um questionário, de modo a se confrontar essas percepções. Por fim, as principais conclusões da pesquisa são discutidas. |
id |
UFRJ_08e2100b454e29e5c31676c406a408db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/4879 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
A imagem da cidade do Rio de Janeiro: um estudo a partir do confronto entre as percepções dos potenciais turistas e a intenção do poder públicoRio de Janeiro (RJ)TurismoMarketing turísticoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOSPercebe-se que o turismo vem recebendo cada vez mais uma atenção especial do governo de muitos países, estados e cidades, sobretudo pelo fato dele impactar diretamente em diversos setores da economia de uma região. A partir de um corte geográfico, o presente trabalho objetiva analisar a cidade do Rio de Janeiro, um dos principais destinos turísticos do Brasil, de forma a realizar uma comparação entre a percepção da imagem da cidade por parte dos potenciais turistas espalhados pelas cinco regiões do país frente à imagem que os órgãos públicos desejam transmitir da mesma. Ou seja, almeja-se descobrir se a imagem que o governo pretende transmitir aos consumidores converge com a imagem percebida pelos turistas e pelos potenciais turistas no mercado doméstico. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica de algumas temáticas concernentes à pesquisa, tais como marketing turístico, relação entre marca e imagem, dentre outros, além de um breve resumo histórico das principais políticas públicas de turismo no Rio de Janeiro. Adicionalmente, realizou-se uma pesquisa exploratória, a partir da elaboração de um questionário, de modo a se confrontar essas percepções. Por fim, as principais conclusões da pesquisa são discutidas.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisUFRJCosta, José Albuquerque daCardozo, Alan Fernandes2018-09-05T14:57:56Z2023-12-21T03:02:37Z2011-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/4879porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:37Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/4879Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:37Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A imagem da cidade do Rio de Janeiro: um estudo a partir do confronto entre as percepções dos potenciais turistas e a intenção do poder público |
title |
A imagem da cidade do Rio de Janeiro: um estudo a partir do confronto entre as percepções dos potenciais turistas e a intenção do poder público |
spellingShingle |
A imagem da cidade do Rio de Janeiro: um estudo a partir do confronto entre as percepções dos potenciais turistas e a intenção do poder público Cardozo, Alan Fernandes Rio de Janeiro (RJ) Turismo Marketing turístico CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS |
title_short |
A imagem da cidade do Rio de Janeiro: um estudo a partir do confronto entre as percepções dos potenciais turistas e a intenção do poder público |
title_full |
A imagem da cidade do Rio de Janeiro: um estudo a partir do confronto entre as percepções dos potenciais turistas e a intenção do poder público |
title_fullStr |
A imagem da cidade do Rio de Janeiro: um estudo a partir do confronto entre as percepções dos potenciais turistas e a intenção do poder público |
title_full_unstemmed |
A imagem da cidade do Rio de Janeiro: um estudo a partir do confronto entre as percepções dos potenciais turistas e a intenção do poder público |
title_sort |
A imagem da cidade do Rio de Janeiro: um estudo a partir do confronto entre as percepções dos potenciais turistas e a intenção do poder público |
author |
Cardozo, Alan Fernandes |
author_facet |
Cardozo, Alan Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, José Albuquerque da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardozo, Alan Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rio de Janeiro (RJ) Turismo Marketing turístico CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS |
topic |
Rio de Janeiro (RJ) Turismo Marketing turístico CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS |
description |
Percebe-se que o turismo vem recebendo cada vez mais uma atenção especial do governo de muitos países, estados e cidades, sobretudo pelo fato dele impactar diretamente em diversos setores da economia de uma região. A partir de um corte geográfico, o presente trabalho objetiva analisar a cidade do Rio de Janeiro, um dos principais destinos turísticos do Brasil, de forma a realizar uma comparação entre a percepção da imagem da cidade por parte dos potenciais turistas espalhados pelas cinco regiões do país frente à imagem que os órgãos públicos desejam transmitir da mesma. Ou seja, almeja-se descobrir se a imagem que o governo pretende transmitir aos consumidores converge com a imagem percebida pelos turistas e pelos potenciais turistas no mercado doméstico. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica de algumas temáticas concernentes à pesquisa, tais como marketing turístico, relação entre marca e imagem, dentre outros, além de um breve resumo histórico das principais políticas públicas de turismo no Rio de Janeiro. Adicionalmente, realizou-se uma pesquisa exploratória, a partir da elaboração de um questionário, de modo a se confrontar essas percepções. Por fim, as principais conclusões da pesquisa são discutidas. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-07 2018-09-05T14:57:56Z 2023-12-21T03:02:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/4879 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/4879 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Administração e Ciências Contábeis UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Administração e Ciências Contábeis UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455968984563712 |