A imagem da cidade do Rio de Janeiro: um estudo a partir do confronto entre as percepções dos potenciais turistas e a intenção do poder público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardozo, Alan Fernandes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/4879
Resumo: Percebe-se que o turismo vem recebendo cada vez mais uma atenção especial do governo de muitos países, estados e cidades, sobretudo pelo fato dele impactar diretamente em diversos setores da economia de uma região. A partir de um corte geográfico, o presente trabalho objetiva analisar a cidade do Rio de Janeiro, um dos principais destinos turísticos do Brasil, de forma a realizar uma comparação entre a percepção da imagem da cidade por parte dos potenciais turistas espalhados pelas cinco regiões do país frente à imagem que os órgãos públicos desejam transmitir da mesma. Ou seja, almeja-se descobrir se a imagem que o governo pretende transmitir aos consumidores converge com a imagem percebida pelos turistas e pelos potenciais turistas no mercado doméstico. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica de algumas temáticas concernentes à pesquisa, tais como marketing turístico, relação entre marca e imagem, dentre outros, além de um breve resumo histórico das principais políticas públicas de turismo no Rio de Janeiro. Adicionalmente, realizou-se uma pesquisa exploratória, a partir da elaboração de um questionário, de modo a se confrontar essas percepções. Por fim, as principais conclusões da pesquisa são discutidas.
id UFRJ_08e2100b454e29e5c31676c406a408db
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/4879
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling A imagem da cidade do Rio de Janeiro: um estudo a partir do confronto entre as percepções dos potenciais turistas e a intenção do poder públicoRio de Janeiro (RJ)TurismoMarketing turísticoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOSPercebe-se que o turismo vem recebendo cada vez mais uma atenção especial do governo de muitos países, estados e cidades, sobretudo pelo fato dele impactar diretamente em diversos setores da economia de uma região. A partir de um corte geográfico, o presente trabalho objetiva analisar a cidade do Rio de Janeiro, um dos principais destinos turísticos do Brasil, de forma a realizar uma comparação entre a percepção da imagem da cidade por parte dos potenciais turistas espalhados pelas cinco regiões do país frente à imagem que os órgãos públicos desejam transmitir da mesma. Ou seja, almeja-se descobrir se a imagem que o governo pretende transmitir aos consumidores converge com a imagem percebida pelos turistas e pelos potenciais turistas no mercado doméstico. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica de algumas temáticas concernentes à pesquisa, tais como marketing turístico, relação entre marca e imagem, dentre outros, além de um breve resumo histórico das principais políticas públicas de turismo no Rio de Janeiro. Adicionalmente, realizou-se uma pesquisa exploratória, a partir da elaboração de um questionário, de modo a se confrontar essas percepções. Por fim, as principais conclusões da pesquisa são discutidas.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisUFRJCosta, José Albuquerque daCardozo, Alan Fernandes2018-09-05T14:57:56Z2023-12-21T03:02:37Z2011-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/4879porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:37Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/4879Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:37Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A imagem da cidade do Rio de Janeiro: um estudo a partir do confronto entre as percepções dos potenciais turistas e a intenção do poder público
title A imagem da cidade do Rio de Janeiro: um estudo a partir do confronto entre as percepções dos potenciais turistas e a intenção do poder público
spellingShingle A imagem da cidade do Rio de Janeiro: um estudo a partir do confronto entre as percepções dos potenciais turistas e a intenção do poder público
Cardozo, Alan Fernandes
Rio de Janeiro (RJ)
Turismo
Marketing turístico
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
title_short A imagem da cidade do Rio de Janeiro: um estudo a partir do confronto entre as percepções dos potenciais turistas e a intenção do poder público
title_full A imagem da cidade do Rio de Janeiro: um estudo a partir do confronto entre as percepções dos potenciais turistas e a intenção do poder público
title_fullStr A imagem da cidade do Rio de Janeiro: um estudo a partir do confronto entre as percepções dos potenciais turistas e a intenção do poder público
title_full_unstemmed A imagem da cidade do Rio de Janeiro: um estudo a partir do confronto entre as percepções dos potenciais turistas e a intenção do poder público
title_sort A imagem da cidade do Rio de Janeiro: um estudo a partir do confronto entre as percepções dos potenciais turistas e a intenção do poder público
author Cardozo, Alan Fernandes
author_facet Cardozo, Alan Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, José Albuquerque da
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardozo, Alan Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Rio de Janeiro (RJ)
Turismo
Marketing turístico
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
topic Rio de Janeiro (RJ)
Turismo
Marketing turístico
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
description Percebe-se que o turismo vem recebendo cada vez mais uma atenção especial do governo de muitos países, estados e cidades, sobretudo pelo fato dele impactar diretamente em diversos setores da economia de uma região. A partir de um corte geográfico, o presente trabalho objetiva analisar a cidade do Rio de Janeiro, um dos principais destinos turísticos do Brasil, de forma a realizar uma comparação entre a percepção da imagem da cidade por parte dos potenciais turistas espalhados pelas cinco regiões do país frente à imagem que os órgãos públicos desejam transmitir da mesma. Ou seja, almeja-se descobrir se a imagem que o governo pretende transmitir aos consumidores converge com a imagem percebida pelos turistas e pelos potenciais turistas no mercado doméstico. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica de algumas temáticas concernentes à pesquisa, tais como marketing turístico, relação entre marca e imagem, dentre outros, além de um breve resumo histórico das principais políticas públicas de turismo no Rio de Janeiro. Adicionalmente, realizou-se uma pesquisa exploratória, a partir da elaboração de um questionário, de modo a se confrontar essas percepções. Por fim, as principais conclusões da pesquisa são discutidas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07
2018-09-05T14:57:56Z
2023-12-21T03:02:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/4879
url http://hdl.handle.net/11422/4879
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455968984563712