O efeito retroativo do exame Celpe-Bras no material didático mão na massa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Negreiros, Michelle dos Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/22596
Resumo: Com o avanço do país e, consequentemente, a maior difusão da Língua Portuguesa, ao longo das últimas décadas houve um aumento de candidatos ao Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). Embora esse crescimento tenha possibilitado uma ampliação das pesquisas e inovações no ensino de português para estrangeiros, os professores ainda encontram dificuldades na preparação e execução das aulas, principalmente devido ao limitado mercado editorial de livros didáticos na área. O objetivo desta pesquisa é analisar o material didático Mão na massa... Preparatório para o Exame Celpe-Bras, publicado em 2019, a fim de descrever e analisar como o efeito retroativo do Exame ecoa nas tarefas de produção escrita do manual. A metodologia de pesquisa adotada é de natureza qualitativa e interpretativista, baseada na Análise de Conteúdo de Bardin (1977), consistindo na seleção de tarefas de produção de gêneros textuais do material didático, seguida de uma análise dessas atividades. As tarefas selecionadas e analisadas foram comparadas com exemplos da tarefa IV da prova escrita do Celpe-Bras, a fim de verificar se e como se deu o efeito retroativo em cada uma delas, bem como a adequação ou não do manual para fins de preparação para o Exame. Para tanto, usamos como base teórica estudos sobre efeito retroativo de Scaramucci (1999) e Anderson & Wall (1993), material didático em língua estrangeira (SOUZA, 1999), ensino de Português como Língua Estrangeira e produção escrita (SCHOFFEN, 2020; ROCHA, 2019). Com o desenvolvimento do trabalho, foi possível perceber que o impacto do Celpe-Bras possibilita uma reestruturação não só no âmbito de materiais didáticos, como também pode influenciar todos os envolvidos no processo, tanto professores como candidatos. Portanto, é fundamental que o professor de Português Língua Estrangeira (PLE) analise criticamente o material didático escolhido para a base de suas aulas, e, no caso de cursos preparatórios para o Exame, preconize tarefas elaboradas a partir de textos autênticos. Desse modo, percebe-se que é imprescindível que o professor leve em consideração, no caso de cursos preparatórios, as atualizações que ocorrem no quadro teórico que direciona o Celpe-Bras.
id UFRJ_0ab7fc41ed7ae479ad516980661acb8f
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/22596
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling O efeito retroativo do exame Celpe-Bras no material didático mão na massaLíngua portuguesaEstudo e ensinoCelpe-BrasMaterial didáticoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESACom o avanço do país e, consequentemente, a maior difusão da Língua Portuguesa, ao longo das últimas décadas houve um aumento de candidatos ao Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). Embora esse crescimento tenha possibilitado uma ampliação das pesquisas e inovações no ensino de português para estrangeiros, os professores ainda encontram dificuldades na preparação e execução das aulas, principalmente devido ao limitado mercado editorial de livros didáticos na área. O objetivo desta pesquisa é analisar o material didático Mão na massa... Preparatório para o Exame Celpe-Bras, publicado em 2019, a fim de descrever e analisar como o efeito retroativo do Exame ecoa nas tarefas de produção escrita do manual. A metodologia de pesquisa adotada é de natureza qualitativa e interpretativista, baseada na Análise de Conteúdo de Bardin (1977), consistindo na seleção de tarefas de produção de gêneros textuais do material didático, seguida de uma análise dessas atividades. As tarefas selecionadas e analisadas foram comparadas com exemplos da tarefa IV da prova escrita do Celpe-Bras, a fim de verificar se e como se deu o efeito retroativo em cada uma delas, bem como a adequação ou não do manual para fins de preparação para o Exame. Para tanto, usamos como base teórica estudos sobre efeito retroativo de Scaramucci (1999) e Anderson & Wall (1993), material didático em língua estrangeira (SOUZA, 1999), ensino de Português como Língua Estrangeira e produção escrita (SCHOFFEN, 2020; ROCHA, 2019). Com o desenvolvimento do trabalho, foi possível perceber que o impacto do Celpe-Bras possibilita uma reestruturação não só no âmbito de materiais didáticos, como também pode influenciar todos os envolvidos no processo, tanto professores como candidatos. Portanto, é fundamental que o professor de Português Língua Estrangeira (PLE) analise criticamente o material didático escolhido para a base de suas aulas, e, no caso de cursos preparatórios para o Exame, preconize tarefas elaboradas a partir de textos autênticos. Desse modo, percebe-se que é imprescindível que o professor leve em consideração, no caso de cursos preparatórios, as atualizações que ocorrem no quadro teórico que direciona o Celpe-Bras.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de LetrasUFRJSantos, Danusia Torres doshttp://lattes.cnpq.br/2694352639729560Negreiros, Michelle dos Santos2024-03-20T13:59:32Z2024-03-22T03:00:21Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/22596porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2024-03-22T03:00:21Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/22596Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2024-03-22T03:00:21Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O efeito retroativo do exame Celpe-Bras no material didático mão na massa
title O efeito retroativo do exame Celpe-Bras no material didático mão na massa
spellingShingle O efeito retroativo do exame Celpe-Bras no material didático mão na massa
Negreiros, Michelle dos Santos
Língua portuguesa
Estudo e ensino
Celpe-Bras
Material didático
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
title_short O efeito retroativo do exame Celpe-Bras no material didático mão na massa
title_full O efeito retroativo do exame Celpe-Bras no material didático mão na massa
title_fullStr O efeito retroativo do exame Celpe-Bras no material didático mão na massa
title_full_unstemmed O efeito retroativo do exame Celpe-Bras no material didático mão na massa
title_sort O efeito retroativo do exame Celpe-Bras no material didático mão na massa
author Negreiros, Michelle dos Santos
author_facet Negreiros, Michelle dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Danusia Torres dos
http://lattes.cnpq.br/2694352639729560
dc.contributor.author.fl_str_mv Negreiros, Michelle dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa
Estudo e ensino
Celpe-Bras
Material didático
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
topic Língua portuguesa
Estudo e ensino
Celpe-Bras
Material didático
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
description Com o avanço do país e, consequentemente, a maior difusão da Língua Portuguesa, ao longo das últimas décadas houve um aumento de candidatos ao Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). Embora esse crescimento tenha possibilitado uma ampliação das pesquisas e inovações no ensino de português para estrangeiros, os professores ainda encontram dificuldades na preparação e execução das aulas, principalmente devido ao limitado mercado editorial de livros didáticos na área. O objetivo desta pesquisa é analisar o material didático Mão na massa... Preparatório para o Exame Celpe-Bras, publicado em 2019, a fim de descrever e analisar como o efeito retroativo do Exame ecoa nas tarefas de produção escrita do manual. A metodologia de pesquisa adotada é de natureza qualitativa e interpretativista, baseada na Análise de Conteúdo de Bardin (1977), consistindo na seleção de tarefas de produção de gêneros textuais do material didático, seguida de uma análise dessas atividades. As tarefas selecionadas e analisadas foram comparadas com exemplos da tarefa IV da prova escrita do Celpe-Bras, a fim de verificar se e como se deu o efeito retroativo em cada uma delas, bem como a adequação ou não do manual para fins de preparação para o Exame. Para tanto, usamos como base teórica estudos sobre efeito retroativo de Scaramucci (1999) e Anderson & Wall (1993), material didático em língua estrangeira (SOUZA, 1999), ensino de Português como Língua Estrangeira e produção escrita (SCHOFFEN, 2020; ROCHA, 2019). Com o desenvolvimento do trabalho, foi possível perceber que o impacto do Celpe-Bras possibilita uma reestruturação não só no âmbito de materiais didáticos, como também pode influenciar todos os envolvidos no processo, tanto professores como candidatos. Portanto, é fundamental que o professor de Português Língua Estrangeira (PLE) analise criticamente o material didático escolhido para a base de suas aulas, e, no caso de cursos preparatórios para o Exame, preconize tarefas elaboradas a partir de textos autênticos. Desse modo, percebe-se que é imprescindível que o professor leve em consideração, no caso de cursos preparatórios, as atualizações que ocorrem no quadro teórico que direciona o Celpe-Bras.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2024-03-20T13:59:32Z
2024-03-22T03:00:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/22596
url http://hdl.handle.net/11422/22596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Letras
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Letras
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456056345624576