Campanha publicitária "I am what I am" da Amstel: uma análise de conteúdo sobre a presença dos elementos simbólicos do ambiente institucional da comunidade LGBTQIA+

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Eduardo Morais
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/19523
Resumo: A comunidade LGBTQIA+ é reconhecida pelo mercado por seu alto poder de compra, Pink Money, e vem ganhando espaço em campanhas publicitárias com marcas “saindo do armário” com intuito de estreitar relações, conquistar novos consumidores e manter fidelidade. Ao considerar a existência do ambiente institucional das organizações e seus componentes, em conjunto com a história do movimento social da comunidade LGBTQIA+, o presente estudo buscou identificar, através da Análise de Conteúdo, quais elementos simbólicos desse público estão presentes na peça publicitária da campanha “I am what I am”, da marca de cerveja Amstel. A pesquisa identificou que os rituais são essenciais na estratégia de comunicação em massa com essa comunidade+, principalmente no que tange à comemoração anual das Paradas do Orgulho LGBTQIA+. Ademais, concluiu-se que as pessoas queer, as drag queens e o arco-íris de seis cores são os principais símbolos do ambiente institucional dessa comunidade utilizados na campanha “I am what I am”.
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