Campanha publicitária "I am what I am" da Amstel: uma análise de conteúdo sobre a presença dos elementos simbólicos do ambiente institucional da comunidade LGBTQIA+
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/19523 |
Resumo: | A comunidade LGBTQIA+ é reconhecida pelo mercado por seu alto poder de compra, Pink Money, e vem ganhando espaço em campanhas publicitárias com marcas “saindo do armário” com intuito de estreitar relações, conquistar novos consumidores e manter fidelidade. Ao considerar a existência do ambiente institucional das organizações e seus componentes, em conjunto com a história do movimento social da comunidade LGBTQIA+, o presente estudo buscou identificar, através da Análise de Conteúdo, quais elementos simbólicos desse público estão presentes na peça publicitária da campanha “I am what I am”, da marca de cerveja Amstel. A pesquisa identificou que os rituais são essenciais na estratégia de comunicação em massa com essa comunidade+, principalmente no que tange à comemoração anual das Paradas do Orgulho LGBTQIA+. Ademais, concluiu-se que as pessoas queer, as drag queens e o arco-íris de seis cores são os principais símbolos do ambiente institucional dessa comunidade utilizados na campanha “I am what I am”. |
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Campanha publicitária "I am what I am" da Amstel: uma análise de conteúdo sobre a presença dos elementos simbólicos do ambiente institucional da comunidade LGBTQIA+LGBTQIA+Poder de compraAmbiente organizacionalPublicidadeCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOA comunidade LGBTQIA+ é reconhecida pelo mercado por seu alto poder de compra, Pink Money, e vem ganhando espaço em campanhas publicitárias com marcas “saindo do armário” com intuito de estreitar relações, conquistar novos consumidores e manter fidelidade. Ao considerar a existência do ambiente institucional das organizações e seus componentes, em conjunto com a história do movimento social da comunidade LGBTQIA+, o presente estudo buscou identificar, através da Análise de Conteúdo, quais elementos simbólicos desse público estão presentes na peça publicitária da campanha “I am what I am”, da marca de cerveja Amstel. A pesquisa identificou que os rituais são essenciais na estratégia de comunicação em massa com essa comunidade+, principalmente no que tange à comemoração anual das Paradas do Orgulho LGBTQIA+. Ademais, concluiu-se que as pessoas queer, as drag queens e o arco-íris de seis cores são os principais símbolos do ambiente institucional dessa comunidade utilizados na campanha “I am what I am”.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisUFRJBarcaui, André Baptistahttp://lattes.cnpq.br/4046864343392884Miranda, Eduardo Morais2023-01-17T11:38:41Z2023-12-21T03:09:45Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMIRANDA, Eduardo Morais. Campanha publicitária "I am what I am" da Amstel: uma análise de conteúdo sobre a presença dos elementos simbólicos do ambiente institucional da comunidade LGBTQIA+. 2022. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2022.http://hdl.handle.net/11422/19523porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:09:45Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/19523Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:09:45Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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