A representação LGBTQIA+ em campanhas: apoio ou oportunismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34489 |
Resumo: | O trabalho buscou trazer a reflexão acerca da verdadeira intenção das marcas em relação às suas escolhas de representarem a comunidade LGBTQIA+ em suas campanhas, assim como também a importância de se trazer essa representação. Para chegar a essa análise, no primeiro momento houve uma contextualização de vários conceitos, como: marca, a própria publicidade, moda, representação de minorias, dentre outros. Através de uma bibliografia que aborda esses vários assuntos, foi possível acessar teorias o suficiente para apoiar a análise presente no final do trabalho. Para a análise, foram escolhidas três marcas de moda fast-fashion, sendo elas: C&A, Riachuelo e Renner. E delimitando ainda mais, foram analisadas apenas campanhas veiculadas no Dia dos Namorados nos anos 2018 e 2019. Com toda a pesquisa teórica somada à análise, se pode responder com mais facilidade a pergunta contida no título deste trabalho, se as marcas estão de fato apoiando ou se tudo não passa de uma estratégia para aproveitar as oportunidades de mercado. |
id |
UFRN_6ed73b058c8fac9d5e59010d040b76ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/34489 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Rocha, LeticeCarvalho, BrenoRocha, DiegoChacel, Marcela2021-04-27T14:57:20Z2021-09-20T12:45:43Z2021-04-27T14:57:20Z2021-09-20T12:45:43Z2021-04-1920150116359ROCHA, Letice Alves da. A representação LGBTQIA+ em campanhas: apoio ou oportunismo. 2021. 81 f. Monografia (Graduação) - Curso de Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34489Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilPublicidade e propagandaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessRepresentaçãoFast-fashionLGBTQIA+Dia dos namoradosMarcasA representação LGBTQIA+ em campanhas: apoio ou oportunismoLGBTQIA + representation in campaigns: support or opportunisminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO trabalho buscou trazer a reflexão acerca da verdadeira intenção das marcas em relação às suas escolhas de representarem a comunidade LGBTQIA+ em suas campanhas, assim como também a importância de se trazer essa representação. Para chegar a essa análise, no primeiro momento houve uma contextualização de vários conceitos, como: marca, a própria publicidade, moda, representação de minorias, dentre outros. Através de uma bibliografia que aborda esses vários assuntos, foi possível acessar teorias o suficiente para apoiar a análise presente no final do trabalho. Para a análise, foram escolhidas três marcas de moda fast-fashion, sendo elas: C&A, Riachuelo e Renner. E delimitando ainda mais, foram analisadas apenas campanhas veiculadas no Dia dos Namorados nos anos 2018 e 2019. Com toda a pesquisa teórica somada à análise, se pode responder com mais facilidade a pergunta contida no título deste trabalho, se as marcas estão de fato apoiando ou se tudo não passa de uma estratégia para aproveitar as oportunidades de mercado.porreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRepresentacaoLGBTQIA+_Rocha_2021.pdfapplication/pdf9781145https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34489/1/RepresentacaoLGBTQIA%2b_Rocha_2021.pdf51ad722ae18c7f7281733310c9059c24MD51CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34489/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34489/3/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD53TEXTARepresentaçãoLGBTQIA+_Rocha_2021.pdf.txtExtracted texttext/plain135169https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34489/4/ARepresenta%c3%a7%c3%a3oLGBTQIA%2b_Rocha_2021.pdf.txt153178265a5562f180f331b025650b3eMD54123456789/344892023-01-13 15:52:35.842oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-13T18:52:35Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A representação LGBTQIA+ em campanhas: apoio ou oportunismo |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
LGBTQIA + representation in campaigns: support or opportunism |
title |
A representação LGBTQIA+ em campanhas: apoio ou oportunismo |
spellingShingle |
A representação LGBTQIA+ em campanhas: apoio ou oportunismo Rocha, Letice Representação Fast-fashion LGBTQIA+ Dia dos namorados Marcas |
title_short |
A representação LGBTQIA+ em campanhas: apoio ou oportunismo |
title_full |
A representação LGBTQIA+ em campanhas: apoio ou oportunismo |
title_fullStr |
A representação LGBTQIA+ em campanhas: apoio ou oportunismo |
title_full_unstemmed |
A representação LGBTQIA+ em campanhas: apoio ou oportunismo |
title_sort |
A representação LGBTQIA+ em campanhas: apoio ou oportunismo |
author |
Rocha, Letice |
author_facet |
Rocha, Letice |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Carvalho, Breno |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Rocha, Diego |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Letice |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Chacel, Marcela |
contributor_str_mv |
Chacel, Marcela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representação Fast-fashion LGBTQIA+ Dia dos namorados Marcas |
topic |
Representação Fast-fashion LGBTQIA+ Dia dos namorados Marcas |
description |
O trabalho buscou trazer a reflexão acerca da verdadeira intenção das marcas em relação às suas escolhas de representarem a comunidade LGBTQIA+ em suas campanhas, assim como também a importância de se trazer essa representação. Para chegar a essa análise, no primeiro momento houve uma contextualização de vários conceitos, como: marca, a própria publicidade, moda, representação de minorias, dentre outros. Através de uma bibliografia que aborda esses vários assuntos, foi possível acessar teorias o suficiente para apoiar a análise presente no final do trabalho. Para a análise, foram escolhidas três marcas de moda fast-fashion, sendo elas: C&A, Riachuelo e Renner. E delimitando ainda mais, foram analisadas apenas campanhas veiculadas no Dia dos Namorados nos anos 2018 e 2019. Com toda a pesquisa teórica somada à análise, se pode responder com mais facilidade a pergunta contida no título deste trabalho, se as marcas estão de fato apoiando ou se tudo não passa de uma estratégia para aproveitar as oportunidades de mercado. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-04-27T14:57:20Z 2021-09-20T12:45:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-04-27T14:57:20Z 2021-09-20T12:45:43Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-04-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv |
20150116359 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ROCHA, Letice Alves da. A representação LGBTQIA+ em campanhas: apoio ou oportunismo. 2021. 81 f. Monografia (Graduação) - Curso de Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34489 |
identifier_str_mv |
20150116359 ROCHA, Letice Alves da. A representação LGBTQIA+ em campanhas: apoio ou oportunismo. 2021. 81 f. Monografia (Graduação) - Curso de Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34489 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Publicidade e propaganda |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34489/1/RepresentacaoLGBTQIA%2b_Rocha_2021.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34489/2/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34489/3/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34489/4/ARepresenta%c3%a7%c3%a3oLGBTQIA%2b_Rocha_2021.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
51ad722ae18c7f7281733310c9059c24 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 7278bab9c5c886812fa7d225dc807888 153178265a5562f180f331b025650b3e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832746470572032 |