E-commerce: uma jornada pelo comportamento do consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimentel, Ana Vitória Dias
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/19807
Resumo: Esse trabalho possui como objetivo investigar o comportamento do consumidor no recente mercado do e-commerce e analisar como a tomada de decisão do consumidor no âmbito digital pode ser influenciada por estratégias de marketing digital, tendo em vista alguns fundamentos teóricos da abordagem da economia comportamental. Para tanto, em um primeiro momento, expõe-se uma breve revisão de literatura da economia comportamental, ótica utilizada como arcabouço teórico desta monografia, com foco na perspectiva da teoria do prospecto, destacando o papel das heurísticas, dos erros e das ilusões que inclinam o cérebro humano para a tomada de decisões não ótimas. Expõe-se os desdobramentos da ciência econômica que levaram a observações menos restritas sobre a racionalidade dos agentes econômicos do que as que propunham os modelos neoclássicos. Após essa revisão, buscou-se contextualizar o e-commerce no mundo contemporâneo, destacando as condicionantes para seu surgimento, tais como a digitalização e seu impulsionamento em meio à indústria 4.0. São analisados aspectos da oferta e da demanda das principais potências mundiais, além do caso das economias emergentes de destaque, Brasil e China. Dentre esses aspectos estão a identificação de grandes players mundiais, os principais produtos vendidos, os gêneros e faixas etárias que mais consomem digitalmente, além de recortes sub-regionais. Por fim, o trabalho buscou identificar alguns dos acionadores de heurísticas, erros e ilusões, idealizados pelo marketing digital, enquanto ferramenta para conduzir os processos de tomada de decisão do consumidor digital. Nesse sentido, buscou-se explorar algumas formas ilustrativas de como as firmas conseguem alcançar esse poder de influência na tomada de decisão do consumidor e as últimas seções descrevem os gatilhos presentes nas principais empresas de e-commerce dos Estados Unidos e Europa, China e Brasil, sendo elas Amazon, Alibaba e Mercado Livre, respectivamente.
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