Marketing político e eleitoral : um estudo sobre as estratégias e ferramentas necessárias para a construção de uma campanha política

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Felipe de Freitas
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/11704
Resumo: Com o fim da chamada era da produção e início da orientação voltada para o mercado, as organizações perceberam que, de fato, satisfazer as necessidades e desejos dos clientes era fator chave para obter sucesso em seus negócios. É nesse contexto que surge o marketing, responsável por trazer técnicas e métodos destinados a executar e aprofundar o relacionamento com seus consumidores, visando a benefícios para todos os envolvidos nessa relação de troca. No ambiente político, por sua vez, percebeu-se que a situação não era diferente do mundo empresarial. O marketing político nasce com o mesmo objetivo de compreender e satisfazer as necessidades da população, promovendo para o ator político uma boa imagem e obtendo, assim, o tão desejado voto. No entanto, para atingir tais objetivos, é necessário um planejamento eficiente e eficaz, através de técnicas de marketing eleitoral. O presente trabalho busca, por meio de uma pesquisa bibliográfica, apresentar os principais elementos presentes em uma campanha política, as mais diferentes estratégias e ferramentas utilizadas pelos profissionais de marketing político e eleitoral, a sua importância para o contexto atual e de que forma elas vêm sendo utilizadas nas campanhas eleitorais ao longo das últimas décadas.
id UFRJ_29984a96edd45cc862adf0ff40ac8b62
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/11704
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Marketing político e eleitoral : um estudo sobre as estratégias e ferramentas necessárias para a construção de uma campanha políticaMarketing políticoCampanha eleitoralProcesso eleitoralPlanejamento de marketingCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOCom o fim da chamada era da produção e início da orientação voltada para o mercado, as organizações perceberam que, de fato, satisfazer as necessidades e desejos dos clientes era fator chave para obter sucesso em seus negócios. É nesse contexto que surge o marketing, responsável por trazer técnicas e métodos destinados a executar e aprofundar o relacionamento com seus consumidores, visando a benefícios para todos os envolvidos nessa relação de troca. No ambiente político, por sua vez, percebeu-se que a situação não era diferente do mundo empresarial. O marketing político nasce com o mesmo objetivo de compreender e satisfazer as necessidades da população, promovendo para o ator político uma boa imagem e obtendo, assim, o tão desejado voto. No entanto, para atingir tais objetivos, é necessário um planejamento eficiente e eficaz, através de técnicas de marketing eleitoral. O presente trabalho busca, por meio de uma pesquisa bibliográfica, apresentar os principais elementos presentes em uma campanha política, as mais diferentes estratégias e ferramentas utilizadas pelos profissionais de marketing político e eleitoral, a sua importância para o contexto atual e de que forma elas vêm sendo utilizadas nas campanhas eleitorais ao longo das últimas décadas.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisUFRJWestenberger, Henriquehttp://lattes.cnpq.br/0471326518384550Freres Filho, Helios Malebranche Olbrischhttp://lattes.cnpq.br/5577805923059836Alves, Felipe de Freitas2020-04-04T01:54:44Z2023-12-21T03:06:59Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/11704porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:06:59Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/11704Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:06:59Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Marketing político e eleitoral : um estudo sobre as estratégias e ferramentas necessárias para a construção de uma campanha política
title Marketing político e eleitoral : um estudo sobre as estratégias e ferramentas necessárias para a construção de uma campanha política
spellingShingle Marketing político e eleitoral : um estudo sobre as estratégias e ferramentas necessárias para a construção de uma campanha política
Alves, Felipe de Freitas
Marketing político
Campanha eleitoral
Processo eleitoral
Planejamento de marketing
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short Marketing político e eleitoral : um estudo sobre as estratégias e ferramentas necessárias para a construção de uma campanha política
title_full Marketing político e eleitoral : um estudo sobre as estratégias e ferramentas necessárias para a construção de uma campanha política
title_fullStr Marketing político e eleitoral : um estudo sobre as estratégias e ferramentas necessárias para a construção de uma campanha política
title_full_unstemmed Marketing político e eleitoral : um estudo sobre as estratégias e ferramentas necessárias para a construção de uma campanha política
title_sort Marketing político e eleitoral : um estudo sobre as estratégias e ferramentas necessárias para a construção de uma campanha política
author Alves, Felipe de Freitas
author_facet Alves, Felipe de Freitas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Westenberger, Henrique
http://lattes.cnpq.br/0471326518384550
Freres Filho, Helios Malebranche Olbrisch
http://lattes.cnpq.br/5577805923059836
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Felipe de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing político
Campanha eleitoral
Processo eleitoral
Planejamento de marketing
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic Marketing político
Campanha eleitoral
Processo eleitoral
Planejamento de marketing
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description Com o fim da chamada era da produção e início da orientação voltada para o mercado, as organizações perceberam que, de fato, satisfazer as necessidades e desejos dos clientes era fator chave para obter sucesso em seus negócios. É nesse contexto que surge o marketing, responsável por trazer técnicas e métodos destinados a executar e aprofundar o relacionamento com seus consumidores, visando a benefícios para todos os envolvidos nessa relação de troca. No ambiente político, por sua vez, percebeu-se que a situação não era diferente do mundo empresarial. O marketing político nasce com o mesmo objetivo de compreender e satisfazer as necessidades da população, promovendo para o ator político uma boa imagem e obtendo, assim, o tão desejado voto. No entanto, para atingir tais objetivos, é necessário um planejamento eficiente e eficaz, através de técnicas de marketing eleitoral. O presente trabalho busca, por meio de uma pesquisa bibliográfica, apresentar os principais elementos presentes em uma campanha política, as mais diferentes estratégias e ferramentas utilizadas pelos profissionais de marketing político e eleitoral, a sua importância para o contexto atual e de que forma elas vêm sendo utilizadas nas campanhas eleitorais ao longo das últimas décadas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-04-04T01:54:44Z
2023-12-21T03:06:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/11704
url http://hdl.handle.net/11422/11704
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455986641534976