Native advertising ou publicidade nativa: a inserção de marcas no meio editorial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/854 |
Resumo: | A era moderna tem várias facetas. Mas o que tudo isso tem a ver com publicidade? Assim como o mundo se reinventa, o mundo publicitário tem que acompanhar essa evolução. Já não se pode dizer que publicidade se resume ao que alguém vê na TV ou em outros meios tradicionais de comunicação. Native Advertising ou Publicidade Nativa é a parceria entre a publicidade e o editorial por meio de anúncios pagos que estão tão coesos com o conteúdo da página, assimilados pelo design, e consistentes com o comportamento da plataforma que o usuário simplesmente sente que eles pertencem à página. Este trabalho contempla um embasamento teórico e uma apresentação do que seria a Publicidade Nativa, bem como entrevistas em profundidade realizadas com profissionais da área de comunicação (publicidade e jornalismo). A Publicidade Nativa parece ser uma alternativa de comunicação disruptiva em tempos de atenção dispersa do público-alvo, bem como um recurso de incremento na receita dos meios. Há que se questionar, entretanto, a credibilidade de tais anúncios, bem como a receptividade do mercado e do público a essa, que parece ser uma nova forma de inserção de marcas no meio editorial. |
id |
UFRJ_2a5da8a08f8c7b0819731478970232cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/854 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Native advertising ou publicidade nativa: a inserção de marcas no meio editorialMarketing de conteúdoPublieditorialEditoraçãoDesignCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAA era moderna tem várias facetas. Mas o que tudo isso tem a ver com publicidade? Assim como o mundo se reinventa, o mundo publicitário tem que acompanhar essa evolução. Já não se pode dizer que publicidade se resume ao que alguém vê na TV ou em outros meios tradicionais de comunicação. Native Advertising ou Publicidade Nativa é a parceria entre a publicidade e o editorial por meio de anúncios pagos que estão tão coesos com o conteúdo da página, assimilados pelo design, e consistentes com o comportamento da plataforma que o usuário simplesmente sente que eles pertencem à página. Este trabalho contempla um embasamento teórico e uma apresentação do que seria a Publicidade Nativa, bem como entrevistas em profundidade realizadas com profissionais da área de comunicação (publicidade e jornalismo). A Publicidade Nativa parece ser uma alternativa de comunicação disruptiva em tempos de atenção dispersa do público-alvo, bem como um recurso de incremento na receita dos meios. Há que se questionar, entretanto, a credibilidade de tais anúncios, bem como a receptividade do mercado e do público a essa, que parece ser uma nova forma de inserção de marcas no meio editorial.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJRett, Lucimarahttp://lattes.cnpq.br/1020341783834309Serpa, Marcelo Helvecio Navarrohttp://lattes.cnpq.br/8325860870973642Vianna, Andréia de Resende Barretohttp://lattes.cnpq.br/7027082295975399Alves, Amanda Helena Guimarães2016-10-04T20:13:06Z2023-12-21T03:00:44Z2016-03-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisALVES, Amanda Helena Guimarães. Native advertising ou publicidade nativa: a inserção de marcas no meio editorial. 2016. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.http://hdl.handle.net/11422/854porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:00:44Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/854Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:00:44Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Native advertising ou publicidade nativa: a inserção de marcas no meio editorial |
title |
Native advertising ou publicidade nativa: a inserção de marcas no meio editorial |
spellingShingle |
Native advertising ou publicidade nativa: a inserção de marcas no meio editorial Alves, Amanda Helena Guimarães Marketing de conteúdo Publieditorial Editoração Design CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
title_short |
Native advertising ou publicidade nativa: a inserção de marcas no meio editorial |
title_full |
Native advertising ou publicidade nativa: a inserção de marcas no meio editorial |
title_fullStr |
Native advertising ou publicidade nativa: a inserção de marcas no meio editorial |
title_full_unstemmed |
Native advertising ou publicidade nativa: a inserção de marcas no meio editorial |
title_sort |
Native advertising ou publicidade nativa: a inserção de marcas no meio editorial |
author |
Alves, Amanda Helena Guimarães |
author_facet |
Alves, Amanda Helena Guimarães |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rett, Lucimara http://lattes.cnpq.br/1020341783834309 Serpa, Marcelo Helvecio Navarro http://lattes.cnpq.br/8325860870973642 Vianna, Andréia de Resende Barreto http://lattes.cnpq.br/7027082295975399 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Amanda Helena Guimarães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing de conteúdo Publieditorial Editoração Design CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
topic |
Marketing de conteúdo Publieditorial Editoração Design CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
description |
A era moderna tem várias facetas. Mas o que tudo isso tem a ver com publicidade? Assim como o mundo se reinventa, o mundo publicitário tem que acompanhar essa evolução. Já não se pode dizer que publicidade se resume ao que alguém vê na TV ou em outros meios tradicionais de comunicação. Native Advertising ou Publicidade Nativa é a parceria entre a publicidade e o editorial por meio de anúncios pagos que estão tão coesos com o conteúdo da página, assimilados pelo design, e consistentes com o comportamento da plataforma que o usuário simplesmente sente que eles pertencem à página. Este trabalho contempla um embasamento teórico e uma apresentação do que seria a Publicidade Nativa, bem como entrevistas em profundidade realizadas com profissionais da área de comunicação (publicidade e jornalismo). A Publicidade Nativa parece ser uma alternativa de comunicação disruptiva em tempos de atenção dispersa do público-alvo, bem como um recurso de incremento na receita dos meios. Há que se questionar, entretanto, a credibilidade de tais anúncios, bem como a receptividade do mercado e do público a essa, que parece ser uma nova forma de inserção de marcas no meio editorial. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-04T20:13:06Z 2016-03-15 2023-12-21T03:00:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALVES, Amanda Helena Guimarães. Native advertising ou publicidade nativa: a inserção de marcas no meio editorial. 2016. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. http://hdl.handle.net/11422/854 |
identifier_str_mv |
ALVES, Amanda Helena Guimarães. Native advertising ou publicidade nativa: a inserção de marcas no meio editorial. 2016. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/854 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455955382435840 |