A caminho de uma TV de primeira: estudo de caso sobre o reposicionamento da TV Record

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Guilherme Pinheiro da Silveira de Rezende
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/1405
Resumo: Analisa o processo de reposicionamento da TV Record, uma das maiores redes de televisão do Brasil, iniciado em 2004. As mudanças desencadeadas por esse processo, fato mais significativo do mercado de televisão nos últimos anos e cuja meta foi a busca incansável pela liderança na audiência, movimentaram de forma histórica o bilionário negócio da televisão aberta, principal meio de comunicação do país e destino da maior parte dos investimentos em mídia dos anunciantes brasileiros. Para verificar os resultados e o real impacto desse reposicionamento junto ao mercado, é confrontado o discurso oficial da emissora com a visão de profissionais de mídia de grandes agências do país, que são os responsáveis pela compra de espaço publicitário nas emissoras de tevê. No campo teórico, a pesquisa se apoia nos conceitos de posicionamento e reposicionamento, dois dos temas mais em voga no mundo do marketing nos últimos anos.
id UFRJ_417a065bfc9e46a91350309b5043da5c
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/1405
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Lima, Guilherme Pinheiro da Silveira de Rezendehttp://lattes.cnpq.br/9511577097026908Almeida, Alda Rosana Duarte dehttp://lattes.cnpq.br/2652910030797348Silva, Claudete Lima dahttp://lattes.cnpq.br/3297000216106768Refkalefsky, Eduardo2017-02-10T16:15:12Z2023-11-30T03:01:53Z2012-07-10LIMA, Guilherme Pinheiro da Silveira de Rezende. A caminho de uma TV de primeira: estudo de caso sobre o reposicionamento da TV Record. 2012. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.http://hdl.handle.net/11422/1405Submitted by Helio Pedrosa (helionelson01@hotmail.com) on 2016-07-06T13:22:10Z No. of bitstreams: 1 GLima.pdf: 616631 bytes, checksum: c49fed0a8356aa6fb3d5c85f0cdd416e (MD5)Made available in DSpace on 2017-02-10T16:15:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GLima.pdf: 616631 bytes, checksum: c49fed0a8356aa6fb3d5c85f0cdd416e (MD5) Previous issue date: 2012-07-10Analisa o processo de reposicionamento da TV Record, uma das maiores redes de televisão do Brasil, iniciado em 2004. As mudanças desencadeadas por esse processo, fato mais significativo do mercado de televisão nos últimos anos e cuja meta foi a busca incansável pela liderança na audiência, movimentaram de forma histórica o bilionário negócio da televisão aberta, principal meio de comunicação do país e destino da maior parte dos investimentos em mídia dos anunciantes brasileiros. Para verificar os resultados e o real impacto desse reposicionamento junto ao mercado, é confrontado o discurso oficial da emissora com a visão de profissionais de mídia de grandes agências do país, que são os responsáveis pela compra de espaço publicitário nas emissoras de tevê. No campo teórico, a pesquisa se apoia nos conceitos de posicionamento e reposicionamento, dois dos temas mais em voga no mundo do marketing nos últimos anos.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAMarketingMídiaTelevisãoTV RecordA caminho de uma TV de primeira: estudo de caso sobre o reposicionamento da TV Recordinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALGLima.pdfGLima.pdfapplication/pdf616631http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1405/1/GLima.pdfc49fed0a8356aa6fb3d5c85f0cdd416eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1405/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXTGLima.pdf.txtGLima.pdf.txtExtracted texttext/plain179425http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1405/3/GLima.pdf.txt8029d4efbc273816cc8c0bea43f7174cMD5311422/14052023-11-30 00:01:53.304oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:01:53Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A caminho de uma TV de primeira: estudo de caso sobre o reposicionamento da TV Record
title A caminho de uma TV de primeira: estudo de caso sobre o reposicionamento da TV Record
spellingShingle A caminho de uma TV de primeira: estudo de caso sobre o reposicionamento da TV Record
Lima, Guilherme Pinheiro da Silveira de Rezende
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Marketing
Mídia
Televisão
TV Record
title_short A caminho de uma TV de primeira: estudo de caso sobre o reposicionamento da TV Record
title_full A caminho de uma TV de primeira: estudo de caso sobre o reposicionamento da TV Record
title_fullStr A caminho de uma TV de primeira: estudo de caso sobre o reposicionamento da TV Record
title_full_unstemmed A caminho de uma TV de primeira: estudo de caso sobre o reposicionamento da TV Record
title_sort A caminho de uma TV de primeira: estudo de caso sobre o reposicionamento da TV Record
author Lima, Guilherme Pinheiro da Silveira de Rezende
author_facet Lima, Guilherme Pinheiro da Silveira de Rezende
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9511577097026908
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Guilherme Pinheiro da Silveira de Rezende
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Almeida, Alda Rosana Duarte de
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2652910030797348
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Silva, Claudete Lima da
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3297000216106768
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Refkalefsky, Eduardo
contributor_str_mv Almeida, Alda Rosana Duarte de
Silva, Claudete Lima da
Refkalefsky, Eduardo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Marketing
Mídia
Televisão
TV Record
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Mídia
Televisão
TV Record
description Analisa o processo de reposicionamento da TV Record, uma das maiores redes de televisão do Brasil, iniciado em 2004. As mudanças desencadeadas por esse processo, fato mais significativo do mercado de televisão nos últimos anos e cuja meta foi a busca incansável pela liderança na audiência, movimentaram de forma histórica o bilionário negócio da televisão aberta, principal meio de comunicação do país e destino da maior parte dos investimentos em mídia dos anunciantes brasileiros. Para verificar os resultados e o real impacto desse reposicionamento junto ao mercado, é confrontado o discurso oficial da emissora com a visão de profissionais de mídia de grandes agências do país, que são os responsáveis pela compra de espaço publicitário nas emissoras de tevê. No campo teórico, a pesquisa se apoia nos conceitos de posicionamento e reposicionamento, dois dos temas mais em voga no mundo do marketing nos últimos anos.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-07-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-10T16:15:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:01:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Guilherme Pinheiro da Silveira de Rezende. A caminho de uma TV de primeira: estudo de caso sobre o reposicionamento da TV Record. 2012. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/1405
identifier_str_mv LIMA, Guilherme Pinheiro da Silveira de Rezende. A caminho de uma TV de primeira: estudo de caso sobre o reposicionamento da TV Record. 2012. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
url http://hdl.handle.net/11422/1405
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1405/1/GLima.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1405/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1405/3/GLima.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c49fed0a8356aa6fb3d5c85f0cdd416e
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
8029d4efbc273816cc8c0bea43f7174c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097066261151744