A caminho de uma TV de primeira: estudo de caso sobre o reposicionamento da TV Record
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/1405 |
Resumo: | Analisa o processo de reposicionamento da TV Record, uma das maiores redes de televisão do Brasil, iniciado em 2004. As mudanças desencadeadas por esse processo, fato mais significativo do mercado de televisão nos últimos anos e cuja meta foi a busca incansável pela liderança na audiência, movimentaram de forma histórica o bilionário negócio da televisão aberta, principal meio de comunicação do país e destino da maior parte dos investimentos em mídia dos anunciantes brasileiros. Para verificar os resultados e o real impacto desse reposicionamento junto ao mercado, é confrontado o discurso oficial da emissora com a visão de profissionais de mídia de grandes agências do país, que são os responsáveis pela compra de espaço publicitário nas emissoras de tevê. No campo teórico, a pesquisa se apoia nos conceitos de posicionamento e reposicionamento, dois dos temas mais em voga no mundo do marketing nos últimos anos. |
id |
UFRJ_417a065bfc9e46a91350309b5043da5c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/1405 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Lima, Guilherme Pinheiro da Silveira de Rezendehttp://lattes.cnpq.br/9511577097026908Almeida, Alda Rosana Duarte dehttp://lattes.cnpq.br/2652910030797348Silva, Claudete Lima dahttp://lattes.cnpq.br/3297000216106768Refkalefsky, Eduardo2017-02-10T16:15:12Z2023-11-30T03:01:53Z2012-07-10LIMA, Guilherme Pinheiro da Silveira de Rezende. A caminho de uma TV de primeira: estudo de caso sobre o reposicionamento da TV Record. 2012. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.http://hdl.handle.net/11422/1405Submitted by Helio Pedrosa (helionelson01@hotmail.com) on 2016-07-06T13:22:10Z No. of bitstreams: 1 GLima.pdf: 616631 bytes, checksum: c49fed0a8356aa6fb3d5c85f0cdd416e (MD5)Made available in DSpace on 2017-02-10T16:15:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GLima.pdf: 616631 bytes, checksum: c49fed0a8356aa6fb3d5c85f0cdd416e (MD5) Previous issue date: 2012-07-10Analisa o processo de reposicionamento da TV Record, uma das maiores redes de televisão do Brasil, iniciado em 2004. As mudanças desencadeadas por esse processo, fato mais significativo do mercado de televisão nos últimos anos e cuja meta foi a busca incansável pela liderança na audiência, movimentaram de forma histórica o bilionário negócio da televisão aberta, principal meio de comunicação do país e destino da maior parte dos investimentos em mídia dos anunciantes brasileiros. Para verificar os resultados e o real impacto desse reposicionamento junto ao mercado, é confrontado o discurso oficial da emissora com a visão de profissionais de mídia de grandes agências do país, que são os responsáveis pela compra de espaço publicitário nas emissoras de tevê. No campo teórico, a pesquisa se apoia nos conceitos de posicionamento e reposicionamento, dois dos temas mais em voga no mundo do marketing nos últimos anos.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAMarketingMídiaTelevisãoTV RecordA caminho de uma TV de primeira: estudo de caso sobre o reposicionamento da TV Recordinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALGLima.pdfGLima.pdfapplication/pdf616631http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1405/1/GLima.pdfc49fed0a8356aa6fb3d5c85f0cdd416eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1405/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXTGLima.pdf.txtGLima.pdf.txtExtracted texttext/plain179425http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1405/3/GLima.pdf.txt8029d4efbc273816cc8c0bea43f7174cMD5311422/14052023-11-30 00:01:53.304oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:01:53Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A caminho de uma TV de primeira: estudo de caso sobre o reposicionamento da TV Record |
title |
A caminho de uma TV de primeira: estudo de caso sobre o reposicionamento da TV Record |
spellingShingle |
A caminho de uma TV de primeira: estudo de caso sobre o reposicionamento da TV Record Lima, Guilherme Pinheiro da Silveira de Rezende CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Marketing Mídia Televisão TV Record |
title_short |
A caminho de uma TV de primeira: estudo de caso sobre o reposicionamento da TV Record |
title_full |
A caminho de uma TV de primeira: estudo de caso sobre o reposicionamento da TV Record |
title_fullStr |
A caminho de uma TV de primeira: estudo de caso sobre o reposicionamento da TV Record |
title_full_unstemmed |
A caminho de uma TV de primeira: estudo de caso sobre o reposicionamento da TV Record |
title_sort |
A caminho de uma TV de primeira: estudo de caso sobre o reposicionamento da TV Record |
author |
Lima, Guilherme Pinheiro da Silveira de Rezende |
author_facet |
Lima, Guilherme Pinheiro da Silveira de Rezende |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9511577097026908 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Guilherme Pinheiro da Silveira de Rezende |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Almeida, Alda Rosana Duarte de |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2652910030797348 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Silva, Claudete Lima da |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3297000216106768 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Refkalefsky, Eduardo |
contributor_str_mv |
Almeida, Alda Rosana Duarte de Silva, Claudete Lima da Refkalefsky, Eduardo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Marketing Mídia Televisão TV Record |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Mídia Televisão TV Record |
description |
Analisa o processo de reposicionamento da TV Record, uma das maiores redes de televisão do Brasil, iniciado em 2004. As mudanças desencadeadas por esse processo, fato mais significativo do mercado de televisão nos últimos anos e cuja meta foi a busca incansável pela liderança na audiência, movimentaram de forma histórica o bilionário negócio da televisão aberta, principal meio de comunicação do país e destino da maior parte dos investimentos em mídia dos anunciantes brasileiros. Para verificar os resultados e o real impacto desse reposicionamento junto ao mercado, é confrontado o discurso oficial da emissora com a visão de profissionais de mídia de grandes agências do país, que são os responsáveis pela compra de espaço publicitário nas emissoras de tevê. No campo teórico, a pesquisa se apoia nos conceitos de posicionamento e reposicionamento, dois dos temas mais em voga no mundo do marketing nos últimos anos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-07-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-10T16:15:12Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:01:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LIMA, Guilherme Pinheiro da Silveira de Rezende. A caminho de uma TV de primeira: estudo de caso sobre o reposicionamento da TV Record. 2012. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/1405 |
identifier_str_mv |
LIMA, Guilherme Pinheiro da Silveira de Rezende. A caminho de uma TV de primeira: estudo de caso sobre o reposicionamento da TV Record. 2012. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/1405 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1405/1/GLima.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1405/2/license.txt http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1405/3/GLima.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c49fed0a8356aa6fb3d5c85f0cdd416e dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 8029d4efbc273816cc8c0bea43f7174c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097066261151744 |