Leitura e escrita na universidade: um estudo com alunos ingressantes do curso de pedagogia da Faculdade de Educação/UFRJ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/12693 |
Resumo: | A presente monografia tem como objetivo analisar a relação que os alunos, ingressantes no curso de pedagogia da UFRJ, estabelecem com a leitura e escrita na universidade, no processo de apropriação dessa outra linguagem que é a acadêmica, ausente em suas experiências anteriores na educação básica. Para isso, o referencial teórico da pesquisa contempla autores que estudam a temática como Castro e Amorim (2017), Castro (2011), Fischer (2007), Fischer (2008), Juchum (2016), entre outros. Além disso, foi aplicado um questionário com perguntas fechadas e abertas, do qual participaram 70 alunos dos primeiros períodos do curso de pedagogia. Os dados coletados foram organizados em gráficos e tabelas e analisados a partir das questões que nortearam a pesquisa, bem como do referencial teórico. A partir da análise realizada foi possível traçar o perfil desses alunos ingressantes no curso de pedagogia, sua relação com a leitura e escrita na universidade, a relação do professor com as práticas de leituras e escrita em sala de aula e a visão deles sobre como são trabalhadas a leitura e a escrita no curso. Entre os aspectos analisados, os estudantes revelam ter dificuldades com as atividades de leitura e escrita no curso, relacionadas, por exemplo, à produção dos textos solicitados pelos professores. Assim, entende-se que as vivências e singularidades dos alunos ingressantes precisam ser consideradas pela universidade, pensando em estratégias que atendam suas necessidades, dialogando com esses sujeitos em processo de letramento acadêmico. |
id |
UFRJ_61a10ae27584c062124f25f5fbd2af72 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/12693 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Leitura e escrita na universidade: um estudo com alunos ingressantes do curso de pedagogia da Faculdade de Educação/UFRJEficácia no ensinoFormação de professoresLetramento acadêmicoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente monografia tem como objetivo analisar a relação que os alunos, ingressantes no curso de pedagogia da UFRJ, estabelecem com a leitura e escrita na universidade, no processo de apropriação dessa outra linguagem que é a acadêmica, ausente em suas experiências anteriores na educação básica. Para isso, o referencial teórico da pesquisa contempla autores que estudam a temática como Castro e Amorim (2017), Castro (2011), Fischer (2007), Fischer (2008), Juchum (2016), entre outros. Além disso, foi aplicado um questionário com perguntas fechadas e abertas, do qual participaram 70 alunos dos primeiros períodos do curso de pedagogia. Os dados coletados foram organizados em gráficos e tabelas e analisados a partir das questões que nortearam a pesquisa, bem como do referencial teórico. A partir da análise realizada foi possível traçar o perfil desses alunos ingressantes no curso de pedagogia, sua relação com a leitura e escrita na universidade, a relação do professor com as práticas de leituras e escrita em sala de aula e a visão deles sobre como são trabalhadas a leitura e a escrita no curso. Entre os aspectos analisados, os estudantes revelam ter dificuldades com as atividades de leitura e escrita no curso, relacionadas, por exemplo, à produção dos textos solicitados pelos professores. Assim, entende-se que as vivências e singularidades dos alunos ingressantes precisam ser consideradas pela universidade, pensando em estratégias que atendam suas necessidades, dialogando com esses sujeitos em processo de letramento acadêmico.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJCerdas, LucieneCastro, Marcelo Macedo Corrêa eHouri, MônicaPaixão, Rafael Angelo da2020-07-08T00:39:39Z2023-12-21T03:01:09Z2019-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPAIXÃO, Rafael Angelo da. Leitura e escrita na universidade: um estudo com alunos ingressantes do curso de pedagogia da Faculdade de Educação/UFRJ. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.http://hdl.handle.net/11422/12693porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:01:09Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/12693Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:01:09Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura e escrita na universidade: um estudo com alunos ingressantes do curso de pedagogia da Faculdade de Educação/UFRJ |
title |
Leitura e escrita na universidade: um estudo com alunos ingressantes do curso de pedagogia da Faculdade de Educação/UFRJ |
spellingShingle |
Leitura e escrita na universidade: um estudo com alunos ingressantes do curso de pedagogia da Faculdade de Educação/UFRJ Paixão, Rafael Angelo da Eficácia no ensino Formação de professores Letramento acadêmico CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Leitura e escrita na universidade: um estudo com alunos ingressantes do curso de pedagogia da Faculdade de Educação/UFRJ |
title_full |
Leitura e escrita na universidade: um estudo com alunos ingressantes do curso de pedagogia da Faculdade de Educação/UFRJ |
title_fullStr |
Leitura e escrita na universidade: um estudo com alunos ingressantes do curso de pedagogia da Faculdade de Educação/UFRJ |
title_full_unstemmed |
Leitura e escrita na universidade: um estudo com alunos ingressantes do curso de pedagogia da Faculdade de Educação/UFRJ |
title_sort |
Leitura e escrita na universidade: um estudo com alunos ingressantes do curso de pedagogia da Faculdade de Educação/UFRJ |
author |
Paixão, Rafael Angelo da |
author_facet |
Paixão, Rafael Angelo da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cerdas, Luciene Castro, Marcelo Macedo Corrêa e Houri, Mônica |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paixão, Rafael Angelo da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Eficácia no ensino Formação de professores Letramento acadêmico CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Eficácia no ensino Formação de professores Letramento acadêmico CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A presente monografia tem como objetivo analisar a relação que os alunos, ingressantes no curso de pedagogia da UFRJ, estabelecem com a leitura e escrita na universidade, no processo de apropriação dessa outra linguagem que é a acadêmica, ausente em suas experiências anteriores na educação básica. Para isso, o referencial teórico da pesquisa contempla autores que estudam a temática como Castro e Amorim (2017), Castro (2011), Fischer (2007), Fischer (2008), Juchum (2016), entre outros. Além disso, foi aplicado um questionário com perguntas fechadas e abertas, do qual participaram 70 alunos dos primeiros períodos do curso de pedagogia. Os dados coletados foram organizados em gráficos e tabelas e analisados a partir das questões que nortearam a pesquisa, bem como do referencial teórico. A partir da análise realizada foi possível traçar o perfil desses alunos ingressantes no curso de pedagogia, sua relação com a leitura e escrita na universidade, a relação do professor com as práticas de leituras e escrita em sala de aula e a visão deles sobre como são trabalhadas a leitura e a escrita no curso. Entre os aspectos analisados, os estudantes revelam ter dificuldades com as atividades de leitura e escrita no curso, relacionadas, por exemplo, à produção dos textos solicitados pelos professores. Assim, entende-se que as vivências e singularidades dos alunos ingressantes precisam ser consideradas pela universidade, pensando em estratégias que atendam suas necessidades, dialogando com esses sujeitos em processo de letramento acadêmico. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12 2020-07-08T00:39:39Z 2023-12-21T03:01:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PAIXÃO, Rafael Angelo da. Leitura e escrita na universidade: um estudo com alunos ingressantes do curso de pedagogia da Faculdade de Educação/UFRJ. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. http://hdl.handle.net/11422/12693 |
identifier_str_mv |
PAIXÃO, Rafael Angelo da. Leitura e escrita na universidade: um estudo com alunos ingressantes do curso de pedagogia da Faculdade de Educação/UFRJ. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/12693 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456008490713088 |