Leitura e escrita na universidade: um estudo com alunos ingressantes do curso de pedagogia da Faculdade de Educação/UFRJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paixão, Rafael Angelo da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/12693
Resumo: A presente monografia tem como objetivo analisar a relação que os alunos, ingressantes no curso de pedagogia da UFRJ, estabelecem com a leitura e escrita na universidade, no processo de apropriação dessa outra linguagem que é a acadêmica, ausente em suas experiências anteriores na educação básica. Para isso, o referencial teórico da pesquisa contempla autores que estudam a temática como Castro e Amorim (2017), Castro (2011), Fischer (2007), Fischer (2008), Juchum (2016), entre outros. Além disso, foi aplicado um questionário com perguntas fechadas e abertas, do qual participaram 70 alunos dos primeiros períodos do curso de pedagogia. Os dados coletados foram organizados em gráficos e tabelas e analisados a partir das questões que nortearam a pesquisa, bem como do referencial teórico. A partir da análise realizada foi possível traçar o perfil desses alunos ingressantes no curso de pedagogia, sua relação com a leitura e escrita na universidade, a relação do professor com as práticas de leituras e escrita em sala de aula e a visão deles sobre como são trabalhadas a leitura e a escrita no curso. Entre os aspectos analisados, os estudantes revelam ter dificuldades com as atividades de leitura e escrita no curso, relacionadas, por exemplo, à produção dos textos solicitados pelos professores. Assim, entende-se que as vivências e singularidades dos alunos ingressantes precisam ser consideradas pela universidade, pensando em estratégias que atendam suas necessidades, dialogando com esses sujeitos em processo de letramento acadêmico.
id UFRJ_61a10ae27584c062124f25f5fbd2af72
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/12693
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Leitura e escrita na universidade: um estudo com alunos ingressantes do curso de pedagogia da Faculdade de Educação/UFRJEficácia no ensinoFormação de professoresLetramento acadêmicoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente monografia tem como objetivo analisar a relação que os alunos, ingressantes no curso de pedagogia da UFRJ, estabelecem com a leitura e escrita na universidade, no processo de apropriação dessa outra linguagem que é a acadêmica, ausente em suas experiências anteriores na educação básica. Para isso, o referencial teórico da pesquisa contempla autores que estudam a temática como Castro e Amorim (2017), Castro (2011), Fischer (2007), Fischer (2008), Juchum (2016), entre outros. Além disso, foi aplicado um questionário com perguntas fechadas e abertas, do qual participaram 70 alunos dos primeiros períodos do curso de pedagogia. Os dados coletados foram organizados em gráficos e tabelas e analisados a partir das questões que nortearam a pesquisa, bem como do referencial teórico. A partir da análise realizada foi possível traçar o perfil desses alunos ingressantes no curso de pedagogia, sua relação com a leitura e escrita na universidade, a relação do professor com as práticas de leituras e escrita em sala de aula e a visão deles sobre como são trabalhadas a leitura e a escrita no curso. Entre os aspectos analisados, os estudantes revelam ter dificuldades com as atividades de leitura e escrita no curso, relacionadas, por exemplo, à produção dos textos solicitados pelos professores. Assim, entende-se que as vivências e singularidades dos alunos ingressantes precisam ser consideradas pela universidade, pensando em estratégias que atendam suas necessidades, dialogando com esses sujeitos em processo de letramento acadêmico.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJCerdas, LucieneCastro, Marcelo Macedo Corrêa eHouri, MônicaPaixão, Rafael Angelo da2020-07-08T00:39:39Z2023-12-21T03:01:09Z2019-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPAIXÃO, Rafael Angelo da. Leitura e escrita na universidade: um estudo com alunos ingressantes do curso de pedagogia da Faculdade de Educação/UFRJ. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.http://hdl.handle.net/11422/12693porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:01:09Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/12693Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:01:09Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura e escrita na universidade: um estudo com alunos ingressantes do curso de pedagogia da Faculdade de Educação/UFRJ
title Leitura e escrita na universidade: um estudo com alunos ingressantes do curso de pedagogia da Faculdade de Educação/UFRJ
spellingShingle Leitura e escrita na universidade: um estudo com alunos ingressantes do curso de pedagogia da Faculdade de Educação/UFRJ
Paixão, Rafael Angelo da
Eficácia no ensino
Formação de professores
Letramento acadêmico
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Leitura e escrita na universidade: um estudo com alunos ingressantes do curso de pedagogia da Faculdade de Educação/UFRJ
title_full Leitura e escrita na universidade: um estudo com alunos ingressantes do curso de pedagogia da Faculdade de Educação/UFRJ
title_fullStr Leitura e escrita na universidade: um estudo com alunos ingressantes do curso de pedagogia da Faculdade de Educação/UFRJ
title_full_unstemmed Leitura e escrita na universidade: um estudo com alunos ingressantes do curso de pedagogia da Faculdade de Educação/UFRJ
title_sort Leitura e escrita na universidade: um estudo com alunos ingressantes do curso de pedagogia da Faculdade de Educação/UFRJ
author Paixão, Rafael Angelo da
author_facet Paixão, Rafael Angelo da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cerdas, Luciene
Castro, Marcelo Macedo Corrêa e
Houri, Mônica
dc.contributor.author.fl_str_mv Paixão, Rafael Angelo da
dc.subject.por.fl_str_mv Eficácia no ensino
Formação de professores
Letramento acadêmico
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Eficácia no ensino
Formação de professores
Letramento acadêmico
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A presente monografia tem como objetivo analisar a relação que os alunos, ingressantes no curso de pedagogia da UFRJ, estabelecem com a leitura e escrita na universidade, no processo de apropriação dessa outra linguagem que é a acadêmica, ausente em suas experiências anteriores na educação básica. Para isso, o referencial teórico da pesquisa contempla autores que estudam a temática como Castro e Amorim (2017), Castro (2011), Fischer (2007), Fischer (2008), Juchum (2016), entre outros. Além disso, foi aplicado um questionário com perguntas fechadas e abertas, do qual participaram 70 alunos dos primeiros períodos do curso de pedagogia. Os dados coletados foram organizados em gráficos e tabelas e analisados a partir das questões que nortearam a pesquisa, bem como do referencial teórico. A partir da análise realizada foi possível traçar o perfil desses alunos ingressantes no curso de pedagogia, sua relação com a leitura e escrita na universidade, a relação do professor com as práticas de leituras e escrita em sala de aula e a visão deles sobre como são trabalhadas a leitura e a escrita no curso. Entre os aspectos analisados, os estudantes revelam ter dificuldades com as atividades de leitura e escrita no curso, relacionadas, por exemplo, à produção dos textos solicitados pelos professores. Assim, entende-se que as vivências e singularidades dos alunos ingressantes precisam ser consideradas pela universidade, pensando em estratégias que atendam suas necessidades, dialogando com esses sujeitos em processo de letramento acadêmico.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12
2020-07-08T00:39:39Z
2023-12-21T03:01:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PAIXÃO, Rafael Angelo da. Leitura e escrita na universidade: um estudo com alunos ingressantes do curso de pedagogia da Faculdade de Educação/UFRJ. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
http://hdl.handle.net/11422/12693
identifier_str_mv PAIXÃO, Rafael Angelo da. Leitura e escrita na universidade: um estudo com alunos ingressantes do curso de pedagogia da Faculdade de Educação/UFRJ. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
url http://hdl.handle.net/11422/12693
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456008490713088