O consumo de jogos online: um estudo netnográfico em comunidades virtuais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/1057 |
Resumo: | Investiga a experiência de consumo de jogadores online em comunidades virtuais a fim de analisar os fatores que levam os usuários a despenderem recursos financeiros com jogos. Para tal, foram analisados dois jogos que tem a característica de oferecer itens especializados ou vantagens mediante à pagamentos: o jogo buraco da comunidade Ludijogos e o jogo DC Universe online. A internet facilitou a criação de grupos baseados em um interesse comum, que muitas vezes é relacionado ao consumo. Por isso, como metodologia utilizou-se o método de pesquisa netnográfico que se preocupa a estudar grupos e culturas online. Como método de coleta de dados foi utilizado a observação participante. Para obter maiores informações, também foram realizados diálogos e entrevistas online, através de chats, com os participantes da comunidade. A análise e a interpretação dos dados foram realizadas através da análise de conteúdo. Os resultados obtidos demonstram que a melhoria de aparência do avatar é um forte motivo para os jogadores gastarem comprando itens para criar um personagem ou avatar que possam duplicar as suas características e personalidades. Outro resultado da pesquisa é que os jogadores compram um determinado tipo de item para poder ficar mais fortes que os outros jogadores e para garantir um melhor desempenho no jogo. Torna importante frisar que o ambiente do jogo não só proporciona aos seus jogadores experiências relacionadas ao consumo, mas também a influência das relações afetivas criadas e mantidas no jogo. |
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Para tal, foram analisados dois jogos que tem a característica de oferecer itens especializados ou vantagens mediante à pagamentos: o jogo buraco da comunidade Ludijogos e o jogo DC Universe online. A internet facilitou a criação de grupos baseados em um interesse comum, que muitas vezes é relacionado ao consumo. Por isso, como metodologia utilizou-se o método de pesquisa netnográfico que se preocupa a estudar grupos e culturas online. Como método de coleta de dados foi utilizado a observação participante. Para obter maiores informações, também foram realizados diálogos e entrevistas online, através de chats, com os participantes da comunidade. A análise e a interpretação dos dados foram realizadas através da análise de conteúdo. Os resultados obtidos demonstram que a melhoria de aparência do avatar é um forte motivo para os jogadores gastarem comprando itens para criar um personagem ou avatar que possam duplicar as suas características e personalidades. 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Torna importante frisar que o ambiente do jogo não só proporciona aos seus jogadores experiências relacionadas ao consumo, mas também a influência das relações afetivas criadas e mantidas no jogo.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIAComportamento do consumidorJogos onlineComunidades virtuaisO consumo de jogos online: um estudo netnográfico em comunidades virtuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALTCC Amanda - normalizado.pdfTCC Amanda - normalizado.pdfapplication/pdf291034http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1057/1/TCC+Amanda+-+normalizado.pdf64473fd45b66a6d9d652ac8ea22cab7eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1057/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXTTCC Amanda - normalizado.pdf.txtTCC Amanda - normalizado.pdf.txtExtracted texttext/plain52981http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1057/3/TCC+Amanda+-+normalizado.pdf.txtef5d4a3e02da6a5e7b6d06b923690b58MD5311422/10572023-11-30 00:02:48.65oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:48Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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