Os reflexos da pandemia da COVID-19 na comunicação organizacional de uma multinacional do mercado de beleza
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/23065 |
Resumo: | Este trabalho buscou descrever os reflexos da pandemia da Covid-19 na comunicação organizacional. Realizou-se uma revisão da literatura nacional sobre comunicação organizacional em periódicos científicos. Utilizou-se o método qualitativo em uma pesquisa descritiva em uma multinacional do mercado de beleza, onde foram realizadas entrevistas semiestruturadas como técnica de coleta de dados. Foram entrevistados 11 colaboradores na sede da empresa situada na região portuária do Rio de Janeiro, atingindo o critério de saturação. Buscando atingir ocupantes de diferentes funções, a pesquisa foi conduzida com colaboradores do gênero masculino e feminino em diferentes cargos da área da comunicação organizacional. A análise de conteúdo foi utilizada com o objetivo de mapear e caracterizar as práticas e ferramentas comunicativas dentro de uma organização durante o período da pandemia do COVID-19. Os resultados da pesquisa mostraram que a área de comunicação organizacional teve que não só saber identificar as barreiras geradas pela Covid-19, com destaque ao distanciamento físico e falta de processos estruturados, mas criar em um curto espaço de tempo, ferramentas para superar esses desafios. O fato de a empresa analisada não ter uma estrutura operacional e relacional adaptada para o formato a distância agravou ainda mais esse cenário. |
id |
UFRJ_78cbfe8158b71d9c9901a88d0db48954 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/23065 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Os reflexos da pandemia da COVID-19 na comunicação organizacional de uma multinacional do mercado de belezaPandemiasCOVID-19Comunicação organizacionalCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOEste trabalho buscou descrever os reflexos da pandemia da Covid-19 na comunicação organizacional. Realizou-se uma revisão da literatura nacional sobre comunicação organizacional em periódicos científicos. Utilizou-se o método qualitativo em uma pesquisa descritiva em uma multinacional do mercado de beleza, onde foram realizadas entrevistas semiestruturadas como técnica de coleta de dados. Foram entrevistados 11 colaboradores na sede da empresa situada na região portuária do Rio de Janeiro, atingindo o critério de saturação. Buscando atingir ocupantes de diferentes funções, a pesquisa foi conduzida com colaboradores do gênero masculino e feminino em diferentes cargos da área da comunicação organizacional. A análise de conteúdo foi utilizada com o objetivo de mapear e caracterizar as práticas e ferramentas comunicativas dentro de uma organização durante o período da pandemia do COVID-19. Os resultados da pesquisa mostraram que a área de comunicação organizacional teve que não só saber identificar as barreiras geradas pela Covid-19, com destaque ao distanciamento físico e falta de processos estruturados, mas criar em um curto espaço de tempo, ferramentas para superar esses desafios. O fato de a empresa analisada não ter uma estrutura operacional e relacional adaptada para o formato a distância agravou ainda mais esse cenário.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisUFRJFaria, Maria de Fátima Bruno dehttp://lattes.cnpq.br/8599349398408940Pinto, Matheus Moreira2024-06-28T17:15:39Z2024-06-30T03:00:06Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPINTO, Matheus Moreira. Os reflexos da pandemia da COVID-19 na comunicação organizacional de uma multinacional do mercado de beleza. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.http://hdl.handle.net/11422/23065porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2024-06-30T03:00:06Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/23065Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2024-06-30T03:00:06Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os reflexos da pandemia da COVID-19 na comunicação organizacional de uma multinacional do mercado de beleza |
title |
Os reflexos da pandemia da COVID-19 na comunicação organizacional de uma multinacional do mercado de beleza |
spellingShingle |
Os reflexos da pandemia da COVID-19 na comunicação organizacional de uma multinacional do mercado de beleza Pinto, Matheus Moreira Pandemias COVID-19 Comunicação organizacional CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
title_short |
Os reflexos da pandemia da COVID-19 na comunicação organizacional de uma multinacional do mercado de beleza |
title_full |
Os reflexos da pandemia da COVID-19 na comunicação organizacional de uma multinacional do mercado de beleza |
title_fullStr |
Os reflexos da pandemia da COVID-19 na comunicação organizacional de uma multinacional do mercado de beleza |
title_full_unstemmed |
Os reflexos da pandemia da COVID-19 na comunicação organizacional de uma multinacional do mercado de beleza |
title_sort |
Os reflexos da pandemia da COVID-19 na comunicação organizacional de uma multinacional do mercado de beleza |
author |
Pinto, Matheus Moreira |
author_facet |
Pinto, Matheus Moreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Faria, Maria de Fátima Bruno de http://lattes.cnpq.br/8599349398408940 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Matheus Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pandemias COVID-19 Comunicação organizacional CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
Pandemias COVID-19 Comunicação organizacional CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
description |
Este trabalho buscou descrever os reflexos da pandemia da Covid-19 na comunicação organizacional. Realizou-se uma revisão da literatura nacional sobre comunicação organizacional em periódicos científicos. Utilizou-se o método qualitativo em uma pesquisa descritiva em uma multinacional do mercado de beleza, onde foram realizadas entrevistas semiestruturadas como técnica de coleta de dados. Foram entrevistados 11 colaboradores na sede da empresa situada na região portuária do Rio de Janeiro, atingindo o critério de saturação. Buscando atingir ocupantes de diferentes funções, a pesquisa foi conduzida com colaboradores do gênero masculino e feminino em diferentes cargos da área da comunicação organizacional. A análise de conteúdo foi utilizada com o objetivo de mapear e caracterizar as práticas e ferramentas comunicativas dentro de uma organização durante o período da pandemia do COVID-19. Os resultados da pesquisa mostraram que a área de comunicação organizacional teve que não só saber identificar as barreiras geradas pela Covid-19, com destaque ao distanciamento físico e falta de processos estruturados, mas criar em um curto espaço de tempo, ferramentas para superar esses desafios. O fato de a empresa analisada não ter uma estrutura operacional e relacional adaptada para o formato a distância agravou ainda mais esse cenário. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2024-06-28T17:15:39Z 2024-06-30T03:00:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PINTO, Matheus Moreira. Os reflexos da pandemia da COVID-19 na comunicação organizacional de uma multinacional do mercado de beleza. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. http://hdl.handle.net/11422/23065 |
identifier_str_mv |
PINTO, Matheus Moreira. Os reflexos da pandemia da COVID-19 na comunicação organizacional de uma multinacional do mercado de beleza. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/23065 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Administração e Ciências Contábeis UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Administração e Ciências Contábeis UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456049953505280 |