Crítica do olhar: uma análise sobre a construção da memória na montagem de Respite, de Harun Farocki

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Leandro Nascimento da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/295
Resumo: A utilização de imagens de arquivo consiste em uma prática observada nas obras de realizadores dedicados ao documentário histórico, sendo Harun Farocki um dos maiores expoentes do gesto de retomada. Em Respite, o cineasta apoia-se na montagem para analisar as imagens feitas em Westerbork, em 1944. O que se resulta dessa operação é a reescrita da história e a revisão do passado, que apontam para a necessidade de reelaboração da memória. Nesse contexto, a montagem marca a participação do cinema no processo historiográfico e ajuda a sociedade a refletir sobre os fatos de outrora. Mesmo com toda a importância das imagens na atividade da rememoração, há quem queira excluí-las do campo do conhecimento. Em detrimento das representações imagéticas, colocam-se as palavras como o único meio para se conhecer a verdade, abrindo, assim, espaço para o silêncio que espreita a história da Shoah.
id UFRJ_8f4fd4692cb1bbe19fb68bac6e865dff
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/295
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Barreto, Leandro Nascimento da Silvahttp://lattes.cnpq.br/5351274699968743Ramos, Maria Guiomar Pessôa de Almeidahttp://lattes.cnpq.br/1510363787054390Abreu, Leandro Pimentelhttp://lattes.cnpq.br/4456033954031120Leandro, Anita Matilde Silva2016-05-09T18:44:41Z2023-11-30T03:02:43Z2014-12-05BARRETO, Leandro. Crítica do olhar: uma análise sobre a construção da memória na montagem de Respite, de Harun Farocki. 2014. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.http://hdl.handle.net/11422/295Submitted by Daniel Teixeira (dncmotors@gmail.com) on 2016-05-06T14:10:20Z No. of bitstreams: 1 CRÍTICA DO OLHAR - UMA ANÁLISE SOBRE A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA NA MONTAGEM DE RESPITE, DE HARUN FAROCKI.pdf: 2210239 bytes, checksum: fbb8a5a5acdfc25157f6f16ad06becf6 (MD5)Approved for entry into archive by Erica Resende (ericare@gmail.com) on 2016-05-06T14:35:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CRÍTICA DO OLHAR - UMA ANÁLISE SOBRE A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA NA MONTAGEM DE RESPITE, DE HARUN FAROCKI.pdf: 2210239 bytes, checksum: fbb8a5a5acdfc25157f6f16ad06becf6 (MD5)Made available in DSpace on 2016-05-09T18:44:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CRÍTICA DO OLHAR - UMA ANÁLISE SOBRE A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA NA MONTAGEM DE RESPITE, DE HARUN FAROCKI.pdf: 2210239 bytes, checksum: fbb8a5a5acdfc25157f6f16ad06becf6 (MD5) Previous issue date: 2014-12-05A utilização de imagens de arquivo consiste em uma prática observada nas obras de realizadores dedicados ao documentário histórico, sendo Harun Farocki um dos maiores expoentes do gesto de retomada. Em Respite, o cineasta apoia-se na montagem para analisar as imagens feitas em Westerbork, em 1944. O que se resulta dessa operação é a reescrita da história e a revisão do passado, que apontam para a necessidade de reelaboração da memória. Nesse contexto, a montagem marca a participação do cinema no processo historiográfico e ajuda a sociedade a refletir sobre os fatos de outrora. Mesmo com toda a importância das imagens na atividade da rememoração, há quem queira excluí-las do campo do conhecimento. Em detrimento das representações imagéticas, colocam-se as palavras como o único meio para se conhecer a verdade, abrindo, assim, espaço para o silêncio que espreita a história da Shoah.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAOAnálise fílmicaAudiovisualImagemCrítica do olhar: uma análise sobre a construção da memória na montagem de Respite, de Harun Farockiinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALLNSBarreto.pdfLNSBarreto.pdfapplication/pdf2210239http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/295/3/LNSBarreto.pdffbb8a5a5acdfc25157f6f16ad06becf6MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/295/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXTLNSBarreto.pdf.txtLNSBarreto.pdf.txtExtracted texttext/plain155662http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/295/4/LNSBarreto.pdf.txt5742f50b917fdb7e1ea616b2f38ffbf6MD5411422/2952023-11-30 00:02:43.109oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:43Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Crítica do olhar: uma análise sobre a construção da memória na montagem de Respite, de Harun Farocki
title Crítica do olhar: uma análise sobre a construção da memória na montagem de Respite, de Harun Farocki
spellingShingle Crítica do olhar: uma análise sobre a construção da memória na montagem de Respite, de Harun Farocki
Barreto, Leandro Nascimento da Silva
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Análise fílmica
Audiovisual
Imagem
title_short Crítica do olhar: uma análise sobre a construção da memória na montagem de Respite, de Harun Farocki
title_full Crítica do olhar: uma análise sobre a construção da memória na montagem de Respite, de Harun Farocki
title_fullStr Crítica do olhar: uma análise sobre a construção da memória na montagem de Respite, de Harun Farocki
title_full_unstemmed Crítica do olhar: uma análise sobre a construção da memória na montagem de Respite, de Harun Farocki
title_sort Crítica do olhar: uma análise sobre a construção da memória na montagem de Respite, de Harun Farocki
author Barreto, Leandro Nascimento da Silva
author_facet Barreto, Leandro Nascimento da Silva
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5351274699968743
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto, Leandro Nascimento da Silva
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ramos, Maria Guiomar Pessôa de Almeida
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1510363787054390
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Abreu, Leandro Pimentel
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4456033954031120
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Leandro, Anita Matilde Silva
contributor_str_mv Ramos, Maria Guiomar Pessôa de Almeida
Abreu, Leandro Pimentel
Leandro, Anita Matilde Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Análise fílmica
Audiovisual
Imagem
dc.subject.por.fl_str_mv Análise fílmica
Audiovisual
Imagem
description A utilização de imagens de arquivo consiste em uma prática observada nas obras de realizadores dedicados ao documentário histórico, sendo Harun Farocki um dos maiores expoentes do gesto de retomada. Em Respite, o cineasta apoia-se na montagem para analisar as imagens feitas em Westerbork, em 1944. O que se resulta dessa operação é a reescrita da história e a revisão do passado, que apontam para a necessidade de reelaboração da memória. Nesse contexto, a montagem marca a participação do cinema no processo historiográfico e ajuda a sociedade a refletir sobre os fatos de outrora. Mesmo com toda a importância das imagens na atividade da rememoração, há quem queira excluí-las do campo do conhecimento. Em detrimento das representações imagéticas, colocam-se as palavras como o único meio para se conhecer a verdade, abrindo, assim, espaço para o silêncio que espreita a história da Shoah.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-12-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-09T18:44:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:02:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BARRETO, Leandro. Crítica do olhar: uma análise sobre a construção da memória na montagem de Respite, de Harun Farocki. 2014. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/295
identifier_str_mv BARRETO, Leandro. Crítica do olhar: uma análise sobre a construção da memória na montagem de Respite, de Harun Farocki. 2014. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
url http://hdl.handle.net/11422/295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/295/3/LNSBarreto.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/295/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/295/4/LNSBarreto.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv fbb8a5a5acdfc25157f6f16ad06becf6
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
5742f50b917fdb7e1ea616b2f38ffbf6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097061112643584