Crítica do olhar: uma análise sobre a construção da memória na montagem de Respite, de Harun Farocki
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/295 |
Resumo: | A utilização de imagens de arquivo consiste em uma prática observada nas obras de realizadores dedicados ao documentário histórico, sendo Harun Farocki um dos maiores expoentes do gesto de retomada. Em Respite, o cineasta apoia-se na montagem para analisar as imagens feitas em Westerbork, em 1944. O que se resulta dessa operação é a reescrita da história e a revisão do passado, que apontam para a necessidade de reelaboração da memória. Nesse contexto, a montagem marca a participação do cinema no processo historiográfico e ajuda a sociedade a refletir sobre os fatos de outrora. Mesmo com toda a importância das imagens na atividade da rememoração, há quem queira excluí-las do campo do conhecimento. Em detrimento das representações imagéticas, colocam-se as palavras como o único meio para se conhecer a verdade, abrindo, assim, espaço para o silêncio que espreita a história da Shoah. |
id |
UFRJ_8f4fd4692cb1bbe19fb68bac6e865dff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/295 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Barreto, Leandro Nascimento da Silvahttp://lattes.cnpq.br/5351274699968743Ramos, Maria Guiomar Pessôa de Almeidahttp://lattes.cnpq.br/1510363787054390Abreu, Leandro Pimentelhttp://lattes.cnpq.br/4456033954031120Leandro, Anita Matilde Silva2016-05-09T18:44:41Z2023-11-30T03:02:43Z2014-12-05BARRETO, Leandro. Crítica do olhar: uma análise sobre a construção da memória na montagem de Respite, de Harun Farocki. 2014. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.http://hdl.handle.net/11422/295Submitted by Daniel Teixeira (dncmotors@gmail.com) on 2016-05-06T14:10:20Z No. of bitstreams: 1 CRÍTICA DO OLHAR - UMA ANÁLISE SOBRE A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA NA MONTAGEM DE RESPITE, DE HARUN FAROCKI.pdf: 2210239 bytes, checksum: fbb8a5a5acdfc25157f6f16ad06becf6 (MD5)Approved for entry into archive by Erica Resende (ericare@gmail.com) on 2016-05-06T14:35:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CRÍTICA DO OLHAR - UMA ANÁLISE SOBRE A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA NA MONTAGEM DE RESPITE, DE HARUN FAROCKI.pdf: 2210239 bytes, checksum: fbb8a5a5acdfc25157f6f16ad06becf6 (MD5)Made available in DSpace on 2016-05-09T18:44:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CRÍTICA DO OLHAR - UMA ANÁLISE SOBRE A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA NA MONTAGEM DE RESPITE, DE HARUN FAROCKI.pdf: 2210239 bytes, checksum: fbb8a5a5acdfc25157f6f16ad06becf6 (MD5) Previous issue date: 2014-12-05A utilização de imagens de arquivo consiste em uma prática observada nas obras de realizadores dedicados ao documentário histórico, sendo Harun Farocki um dos maiores expoentes do gesto de retomada. Em Respite, o cineasta apoia-se na montagem para analisar as imagens feitas em Westerbork, em 1944. O que se resulta dessa operação é a reescrita da história e a revisão do passado, que apontam para a necessidade de reelaboração da memória. Nesse contexto, a montagem marca a participação do cinema no processo historiográfico e ajuda a sociedade a refletir sobre os fatos de outrora. Mesmo com toda a importância das imagens na atividade da rememoração, há quem queira excluí-las do campo do conhecimento. Em detrimento das representações imagéticas, colocam-se as palavras como o único meio para se conhecer a verdade, abrindo, assim, espaço para o silêncio que espreita a história da Shoah.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAOAnálise fílmicaAudiovisualImagemCrítica do olhar: uma análise sobre a construção da memória na montagem de Respite, de Harun Farockiinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALLNSBarreto.pdfLNSBarreto.pdfapplication/pdf2210239http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/295/3/LNSBarreto.pdffbb8a5a5acdfc25157f6f16ad06becf6MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/295/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXTLNSBarreto.pdf.txtLNSBarreto.pdf.txtExtracted texttext/plain155662http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/295/4/LNSBarreto.pdf.txt5742f50b917fdb7e1ea616b2f38ffbf6MD5411422/2952023-11-30 00:02:43.109oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:43Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Crítica do olhar: uma análise sobre a construção da memória na montagem de Respite, de Harun Farocki |
title |
Crítica do olhar: uma análise sobre a construção da memória na montagem de Respite, de Harun Farocki |
spellingShingle |
Crítica do olhar: uma análise sobre a construção da memória na montagem de Respite, de Harun Farocki Barreto, Leandro Nascimento da Silva CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO Análise fílmica Audiovisual Imagem |
title_short |
Crítica do olhar: uma análise sobre a construção da memória na montagem de Respite, de Harun Farocki |
title_full |
Crítica do olhar: uma análise sobre a construção da memória na montagem de Respite, de Harun Farocki |
title_fullStr |
Crítica do olhar: uma análise sobre a construção da memória na montagem de Respite, de Harun Farocki |
title_full_unstemmed |
Crítica do olhar: uma análise sobre a construção da memória na montagem de Respite, de Harun Farocki |
title_sort |
Crítica do olhar: uma análise sobre a construção da memória na montagem de Respite, de Harun Farocki |
author |
Barreto, Leandro Nascimento da Silva |
author_facet |
Barreto, Leandro Nascimento da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5351274699968743 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barreto, Leandro Nascimento da Silva |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ramos, Maria Guiomar Pessôa de Almeida |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1510363787054390 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Abreu, Leandro Pimentel |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4456033954031120 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Leandro, Anita Matilde Silva |
contributor_str_mv |
Ramos, Maria Guiomar Pessôa de Almeida Abreu, Leandro Pimentel Leandro, Anita Matilde Silva |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO Análise fílmica Audiovisual Imagem |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise fílmica Audiovisual Imagem |
description |
A utilização de imagens de arquivo consiste em uma prática observada nas obras de realizadores dedicados ao documentário histórico, sendo Harun Farocki um dos maiores expoentes do gesto de retomada. Em Respite, o cineasta apoia-se na montagem para analisar as imagens feitas em Westerbork, em 1944. O que se resulta dessa operação é a reescrita da história e a revisão do passado, que apontam para a necessidade de reelaboração da memória. Nesse contexto, a montagem marca a participação do cinema no processo historiográfico e ajuda a sociedade a refletir sobre os fatos de outrora. Mesmo com toda a importância das imagens na atividade da rememoração, há quem queira excluí-las do campo do conhecimento. Em detrimento das representações imagéticas, colocam-se as palavras como o único meio para se conhecer a verdade, abrindo, assim, espaço para o silêncio que espreita a história da Shoah. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-12-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-09T18:44:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:02:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BARRETO, Leandro. Crítica do olhar: uma análise sobre a construção da memória na montagem de Respite, de Harun Farocki. 2014. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/295 |
identifier_str_mv |
BARRETO, Leandro. Crítica do olhar: uma análise sobre a construção da memória na montagem de Respite, de Harun Farocki. 2014. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/295 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/295/3/LNSBarreto.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/295/2/license.txt http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/295/4/LNSBarreto.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fbb8a5a5acdfc25157f6f16ad06becf6 dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 5742f50b917fdb7e1ea616b2f38ffbf6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097061112643584 |