Propaganda e web convergência: a busca pela interatividade e geração de conteúdo colaborativo em campanhas publicitárias brasileiras contemporâneas de âmbito nacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cirigliano, Flávia da Rocha
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/718
Resumo: Estudo sobre propagandas e web convergência, analisando a busca pela interatividade e a geração de conteúdo colaborativo por parte do consumidor, em campanhas publicitárias brasileiras, de âmbito nacional, veiculadas no primeiro semestre de 2007. A partir da conceituação dos termos “ciberespaço”, “interatividade”, “propaganda”, “comunicação integrada de marketing”, e “CGM (Consumer Generated Media )”, aliada a uma breve descrição do histórico da Internet no Brasil e da definição da perspectiva futura de advento da web 2.0, são apresentados dois estudos de caso “Personagens”, do HSBC, e “Verdades sobre o Gol”, da Volkswagen – e, por meio deles, identificadas as maneiras como essa estratégia de propaganda está sendo desenvolvida e utilizada por diferentes ramos do varejo brasileiro e quais são as expectativas dos criativos e anunciantes em relação aos resultados de vendas e recall, especificamente no momento contemporâneo.
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