Uma breve abordagem sobre as falsas memórias e sua repercussão na prova testemunhal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Ísis Borges
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/11134
Resumo: A presente monografia discorre sobre o fenômeno das falsas memórias na prova testemunhal penal. A análise tem início na atividade probatória no processo penal levando em consideração o objeto e a finalidade da prova penal. Na sequência será exposta sua principiologia, esta com base em um sistema acusatório existente em um Estado Democrático de Direito, bem como a análise do reconhecimento e da prova testemunhal enquanto meios de prova. Após, serão tratados os aspectos do funcionamento da memória e as considerações iniciais sobre o fenômeno da falsificação das lembranças, se debruçando a respeito dos tipos de falsas memórias e as teorias tendentes a explicar o fenômeno. Por fim, é abordado a problemática no âmbito criminal quanto aos meios de prova apontados no capítulo inicial, demonstrando os possíveis fatores de contaminação da memória, assim como as medidas propostas pelos autores como forma minimizadora de possíveis danos decorrentes das falsas memórias, discorrendo de forma breve sobre o paradigmático caso da Escola base, e outros exemplos, que de forma assustadora incriminaram inocentes, também vitimados pelo fenômeno da falsa memória.
id UFRJ_d9e984c53b2c120d0370910f6bd291ad
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/11134
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Uma breve abordagem sobre as falsas memórias e sua repercussão na prova testemunhalFalsas MemoriasDireito Processual PenalProva TestemunhalFalse MemoriesCriminal Procedural LawTestimonial evidenceCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PROCESSUAL PENALA presente monografia discorre sobre o fenômeno das falsas memórias na prova testemunhal penal. A análise tem início na atividade probatória no processo penal levando em consideração o objeto e a finalidade da prova penal. Na sequência será exposta sua principiologia, esta com base em um sistema acusatório existente em um Estado Democrático de Direito, bem como a análise do reconhecimento e da prova testemunhal enquanto meios de prova. Após, serão tratados os aspectos do funcionamento da memória e as considerações iniciais sobre o fenômeno da falsificação das lembranças, se debruçando a respeito dos tipos de falsas memórias e as teorias tendentes a explicar o fenômeno. Por fim, é abordado a problemática no âmbito criminal quanto aos meios de prova apontados no capítulo inicial, demonstrando os possíveis fatores de contaminação da memória, assim como as medidas propostas pelos autores como forma minimizadora de possíveis danos decorrentes das falsas memórias, discorrendo de forma breve sobre o paradigmático caso da Escola base, e outros exemplos, que de forma assustadora incriminaram inocentes, também vitimados pelo fenômeno da falsa memória.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade Nacional de DireitoUFRJSantoro, Antonio Eduardo Ramireshttp://lattes.cnpq.br/9190879263950156Menezes, Ísis Borges2020-01-29T15:22:03Z2023-12-21T03:06:41Z2017-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMENEZES, Ísis Borges. Uma breve abordagem sobre as falsas memórias e sua repercussão na prova testemunhal. 2017. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.http://hdl.handle.net/11422/11134porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:06:41Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/11134Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:06:41Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma breve abordagem sobre as falsas memórias e sua repercussão na prova testemunhal
title Uma breve abordagem sobre as falsas memórias e sua repercussão na prova testemunhal
spellingShingle Uma breve abordagem sobre as falsas memórias e sua repercussão na prova testemunhal
Menezes, Ísis Borges
Falsas Memorias
Direito Processual Penal
Prova Testemunhal
False Memories
Criminal Procedural Law
Testimonial evidence
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PROCESSUAL PENAL
title_short Uma breve abordagem sobre as falsas memórias e sua repercussão na prova testemunhal
title_full Uma breve abordagem sobre as falsas memórias e sua repercussão na prova testemunhal
title_fullStr Uma breve abordagem sobre as falsas memórias e sua repercussão na prova testemunhal
title_full_unstemmed Uma breve abordagem sobre as falsas memórias e sua repercussão na prova testemunhal
title_sort Uma breve abordagem sobre as falsas memórias e sua repercussão na prova testemunhal
author Menezes, Ísis Borges
author_facet Menezes, Ísis Borges
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santoro, Antonio Eduardo Ramires
http://lattes.cnpq.br/9190879263950156
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Ísis Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Falsas Memorias
Direito Processual Penal
Prova Testemunhal
False Memories
Criminal Procedural Law
Testimonial evidence
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PROCESSUAL PENAL
topic Falsas Memorias
Direito Processual Penal
Prova Testemunhal
False Memories
Criminal Procedural Law
Testimonial evidence
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PROCESSUAL PENAL
description A presente monografia discorre sobre o fenômeno das falsas memórias na prova testemunhal penal. A análise tem início na atividade probatória no processo penal levando em consideração o objeto e a finalidade da prova penal. Na sequência será exposta sua principiologia, esta com base em um sistema acusatório existente em um Estado Democrático de Direito, bem como a análise do reconhecimento e da prova testemunhal enquanto meios de prova. Após, serão tratados os aspectos do funcionamento da memória e as considerações iniciais sobre o fenômeno da falsificação das lembranças, se debruçando a respeito dos tipos de falsas memórias e as teorias tendentes a explicar o fenômeno. Por fim, é abordado a problemática no âmbito criminal quanto aos meios de prova apontados no capítulo inicial, demonstrando os possíveis fatores de contaminação da memória, assim como as medidas propostas pelos autores como forma minimizadora de possíveis danos decorrentes das falsas memórias, discorrendo de forma breve sobre o paradigmático caso da Escola base, e outros exemplos, que de forma assustadora incriminaram inocentes, também vitimados pelo fenômeno da falsa memória.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07
2020-01-29T15:22:03Z
2023-12-21T03:06:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MENEZES, Ísis Borges. Uma breve abordagem sobre as falsas memórias e sua repercussão na prova testemunhal. 2017. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
http://hdl.handle.net/11422/11134
identifier_str_mv MENEZES, Ísis Borges. Uma breve abordagem sobre as falsas memórias e sua repercussão na prova testemunhal. 2017. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
url http://hdl.handle.net/11422/11134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade Nacional de Direito
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade Nacional de Direito
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456003592814592