Tidal: uma análise sobre a percepção de valor pelos consumidores de música por streaming

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gabriela Oliveira da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/7525
Resumo: A música faz parte da vida de boa parte dos indivíduos, seja como forma de expressão, manifestação social ou entretenimento, e na última década pudemos observar importantes mudanças na forma de consumi-la. Atualmente, os serviços de música por streaming dominam o setor de distribuição de música digital, sendo responsáveis por mais da metade da receita de música em diversos países, incluindo o Brasil. O baixo custo associado ao fácil acesso a um catálogo diverso de artistas e estilo, torna o modelo atrativo aos olhos dos consumidores. Nesse cenário, encontra-se o TIDAL, novo serviço de streaming, com a proposta de valorizar a música e aproximar artistas e fãs. Com seus conteúdos exclusivos e de som de alta fidelidade, ele briga com concorrentes de peso a fim de conquistar público. A partir disto, buscou-se analisar a percepção de valor por parte dos seus consumidores, de acordo com as propostas da plataforma. Através da análise de entrevistas em profundidade e observacional, obteve-se resultados que mostram que o valor do serviço está diretamente relacionado aos conteúdos exclusivos disponíveis, revelando que o áudio de maior qualidade não influencia na decisão final dos consumidores. Desta maneira, infere-se que, apesar dos diferenciais oferecidos atualmente, falta ao TIDAL benefícios claros e um direcionamento a longo prazo, que incremente seu valor de marca em relação aos concorrentes.
id UFRJ_f7cd2bd9f0cc42f79a6cb6b85edbef91
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/7525
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Silva, Gabriela Oliveira dahttp://lattes.cnpq.br/2652910030797348Rett, Lucihttp://lattes.cnpq.br/1020341783834309Santini, Rose Mariehttp://lattes.cnpq.br/8757803805826489Almeida, Alda Rosana Duarte de2019-04-26T21:24:30Z2023-11-30T03:02:58Z2017-12-07DA SILVA, Gabriela Oliveira. TIDAL: uma análise sobre a percepção de valor dos consumidores de música por streaming. 2017. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017http://hdl.handle.net/11422/7525Submitted by Erica Resende (ericare@gmail.com) on 2018-04-09T12:36:01Z No. of bitstreams: 1 Gsilva2.pdf: 2698886 bytes, checksum: f4c6ff0c1bd7a4c066c63a5d01ad17ee (MD5)Made available in DSpace on 2019-04-26T21:24:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Gsilva2.pdf: 2698886 bytes, checksum: f4c6ff0c1bd7a4c066c63a5d01ad17ee (MD5) Previous issue date: 2017-12-07A música faz parte da vida de boa parte dos indivíduos, seja como forma de expressão, manifestação social ou entretenimento, e na última década pudemos observar importantes mudanças na forma de consumi-la. Atualmente, os serviços de música por streaming dominam o setor de distribuição de música digital, sendo responsáveis por mais da metade da receita de música em diversos países, incluindo o Brasil. O baixo custo associado ao fácil acesso a um catálogo diverso de artistas e estilo, torna o modelo atrativo aos olhos dos consumidores. Nesse cenário, encontra-se o TIDAL, novo serviço de streaming, com a proposta de valorizar a música e aproximar artistas e fãs. Com seus conteúdos exclusivos e de som de alta fidelidade, ele briga com concorrentes de peso a fim de conquistar público. A partir disto, buscou-se analisar a percepção de valor por parte dos seus consumidores, de acordo com as propostas da plataforma. Através da análise de entrevistas em profundidade e observacional, obteve-se resultados que mostram que o valor do serviço está diretamente relacionado aos conteúdos exclusivos disponíveis, revelando que o áudio de maior qualidade não influencia na decisão final dos consumidores. Desta maneira, infere-se que, apesar dos diferenciais oferecidos atualmente, falta ao TIDAL benefícios claros e um direcionamento a longo prazo, que incremente seu valor de marca em relação aos concorrentes.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAMúsicaServiçosConsumoMarketingTidal: uma análise sobre a percepção de valor pelos consumidores de música por streaminginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/7525/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALGsilva2.pdfGsilva2.pdfapplication/pdf1701818http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/7525/3/Gsilva2.pdfc1c8681822ab0e2af5e55b304125730bMD5311422/75252023-11-30 00:02:58.389oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:58Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tidal: uma análise sobre a percepção de valor pelos consumidores de música por streaming
title Tidal: uma análise sobre a percepção de valor pelos consumidores de música por streaming
spellingShingle Tidal: uma análise sobre a percepção de valor pelos consumidores de música por streaming
Silva, Gabriela Oliveira da
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Música
Serviços
Consumo
Marketing
title_short Tidal: uma análise sobre a percepção de valor pelos consumidores de música por streaming
title_full Tidal: uma análise sobre a percepção de valor pelos consumidores de música por streaming
title_fullStr Tidal: uma análise sobre a percepção de valor pelos consumidores de música por streaming
title_full_unstemmed Tidal: uma análise sobre a percepção de valor pelos consumidores de música por streaming
title_sort Tidal: uma análise sobre a percepção de valor pelos consumidores de música por streaming
author Silva, Gabriela Oliveira da
author_facet Silva, Gabriela Oliveira da
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2652910030797348
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Gabriela Oliveira da
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rett, Luci
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1020341783834309
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Santini, Rose Marie
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8757803805826489
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida, Alda Rosana Duarte de
contributor_str_mv Rett, Luci
Santini, Rose Marie
Almeida, Alda Rosana Duarte de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Música
Serviços
Consumo
Marketing
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Serviços
Consumo
Marketing
description A música faz parte da vida de boa parte dos indivíduos, seja como forma de expressão, manifestação social ou entretenimento, e na última década pudemos observar importantes mudanças na forma de consumi-la. Atualmente, os serviços de música por streaming dominam o setor de distribuição de música digital, sendo responsáveis por mais da metade da receita de música em diversos países, incluindo o Brasil. O baixo custo associado ao fácil acesso a um catálogo diverso de artistas e estilo, torna o modelo atrativo aos olhos dos consumidores. Nesse cenário, encontra-se o TIDAL, novo serviço de streaming, com a proposta de valorizar a música e aproximar artistas e fãs. Com seus conteúdos exclusivos e de som de alta fidelidade, ele briga com concorrentes de peso a fim de conquistar público. A partir disto, buscou-se analisar a percepção de valor por parte dos seus consumidores, de acordo com as propostas da plataforma. Através da análise de entrevistas em profundidade e observacional, obteve-se resultados que mostram que o valor do serviço está diretamente relacionado aos conteúdos exclusivos disponíveis, revelando que o áudio de maior qualidade não influencia na decisão final dos consumidores. Desta maneira, infere-se que, apesar dos diferenciais oferecidos atualmente, falta ao TIDAL benefícios claros e um direcionamento a longo prazo, que incremente seu valor de marca em relação aos concorrentes.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-12-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-26T21:24:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:02:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DA SILVA, Gabriela Oliveira. TIDAL: uma análise sobre a percepção de valor dos consumidores de música por streaming. 2017. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/7525
identifier_str_mv DA SILVA, Gabriela Oliveira. TIDAL: uma análise sobre a percepção de valor dos consumidores de música por streaming. 2017. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017
url http://hdl.handle.net/11422/7525
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/7525/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/7525/3/Gsilva2.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
c1c8681822ab0e2af5e55b304125730b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097107904299008