Tidal: uma análise sobre a percepção de valor pelos consumidores de música por streaming

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gabriela Oliveira da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/7525
Resumo: A música faz parte da vida de boa parte dos indivíduos, seja como forma de expressão, manifestação social ou entretenimento, e na última década pudemos observar importantes mudanças na forma de consumi-la. Atualmente, os serviços de música por streaming dominam o setor de distribuição de música digital, sendo responsáveis por mais da metade da receita de música em diversos países, incluindo o Brasil. O baixo custo associado ao fácil acesso a um catálogo diverso de artistas e estilo, torna o modelo atrativo aos olhos dos consumidores. Nesse cenário, encontra-se o TIDAL, novo serviço de streaming, com a proposta de valorizar a música e aproximar artistas e fãs. Com seus conteúdos exclusivos e de som de alta fidelidade, ele briga com concorrentes de peso a fim de conquistar público. A partir disto, buscou-se analisar a percepção de valor por parte dos seus consumidores, de acordo com as propostas da plataforma. Através da análise de entrevistas em profundidade e observacional, obteve-se resultados que mostram que o valor do serviço está diretamente relacionado aos conteúdos exclusivos disponíveis, revelando que o áudio de maior qualidade não influencia na decisão final dos consumidores. Desta maneira, infere-se que, apesar dos diferenciais oferecidos atualmente, falta ao TIDAL benefícios claros e um direcionamento a longo prazo, que incremente seu valor de marca em relação aos concorrentes.
id UFRJ_f7cd2bd9f0cc42f79a6cb6b85edbef91
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/7525
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Tidal: uma análise sobre a percepção de valor pelos consumidores de música por streamingMúsicaServiçosConsumoMarketingCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAA música faz parte da vida de boa parte dos indivíduos, seja como forma de expressão, manifestação social ou entretenimento, e na última década pudemos observar importantes mudanças na forma de consumi-la. Atualmente, os serviços de música por streaming dominam o setor de distribuição de música digital, sendo responsáveis por mais da metade da receita de música em diversos países, incluindo o Brasil. O baixo custo associado ao fácil acesso a um catálogo diverso de artistas e estilo, torna o modelo atrativo aos olhos dos consumidores. Nesse cenário, encontra-se o TIDAL, novo serviço de streaming, com a proposta de valorizar a música e aproximar artistas e fãs. Com seus conteúdos exclusivos e de som de alta fidelidade, ele briga com concorrentes de peso a fim de conquistar público. A partir disto, buscou-se analisar a percepção de valor por parte dos seus consumidores, de acordo com as propostas da plataforma. Através da análise de entrevistas em profundidade e observacional, obteve-se resultados que mostram que o valor do serviço está diretamente relacionado aos conteúdos exclusivos disponíveis, revelando que o áudio de maior qualidade não influencia na decisão final dos consumidores. Desta maneira, infere-se que, apesar dos diferenciais oferecidos atualmente, falta ao TIDAL benefícios claros e um direcionamento a longo prazo, que incremente seu valor de marca em relação aos concorrentes.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJAlmeida, Alda Rosana Duarte dehttp://lattes.cnpq.br/2652910030797348Rett, Lucihttp://lattes.cnpq.br/1020341783834309Santini, Rose Mariehttp://lattes.cnpq.br/8757803805826489Silva, Gabriela Oliveira da2019-04-26T21:24:30Z2023-12-21T03:00:14Z2017-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisDA SILVA, Gabriela Oliveira. TIDAL: uma análise sobre a percepção de valor dos consumidores de música por streaming. 2017. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017http://hdl.handle.net/11422/7525porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:00:14Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/7525Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2024-11-11T16:15:11.318374Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Tidal: uma análise sobre a percepção de valor pelos consumidores de música por streaming
title Tidal: uma análise sobre a percepção de valor pelos consumidores de música por streaming
spellingShingle Tidal: uma análise sobre a percepção de valor pelos consumidores de música por streaming
Silva, Gabriela Oliveira da
Música
Serviços
Consumo
Marketing
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
title_short Tidal: uma análise sobre a percepção de valor pelos consumidores de música por streaming
title_full Tidal: uma análise sobre a percepção de valor pelos consumidores de música por streaming
title_fullStr Tidal: uma análise sobre a percepção de valor pelos consumidores de música por streaming
title_full_unstemmed Tidal: uma análise sobre a percepção de valor pelos consumidores de música por streaming
title_sort Tidal: uma análise sobre a percepção de valor pelos consumidores de música por streaming
author Silva, Gabriela Oliveira da
author_facet Silva, Gabriela Oliveira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Alda Rosana Duarte de
http://lattes.cnpq.br/2652910030797348
Rett, Luci
http://lattes.cnpq.br/1020341783834309
Santini, Rose Marie
http://lattes.cnpq.br/8757803805826489
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Gabriela Oliveira da
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Serviços
Consumo
Marketing
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic Música
Serviços
Consumo
Marketing
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
description A música faz parte da vida de boa parte dos indivíduos, seja como forma de expressão, manifestação social ou entretenimento, e na última década pudemos observar importantes mudanças na forma de consumi-la. Atualmente, os serviços de música por streaming dominam o setor de distribuição de música digital, sendo responsáveis por mais da metade da receita de música em diversos países, incluindo o Brasil. O baixo custo associado ao fácil acesso a um catálogo diverso de artistas e estilo, torna o modelo atrativo aos olhos dos consumidores. Nesse cenário, encontra-se o TIDAL, novo serviço de streaming, com a proposta de valorizar a música e aproximar artistas e fãs. Com seus conteúdos exclusivos e de som de alta fidelidade, ele briga com concorrentes de peso a fim de conquistar público. A partir disto, buscou-se analisar a percepção de valor por parte dos seus consumidores, de acordo com as propostas da plataforma. Através da análise de entrevistas em profundidade e observacional, obteve-se resultados que mostram que o valor do serviço está diretamente relacionado aos conteúdos exclusivos disponíveis, revelando que o áudio de maior qualidade não influencia na decisão final dos consumidores. Desta maneira, infere-se que, apesar dos diferenciais oferecidos atualmente, falta ao TIDAL benefícios claros e um direcionamento a longo prazo, que incremente seu valor de marca em relação aos concorrentes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-07
2019-04-26T21:24:30Z
2023-12-21T03:00:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DA SILVA, Gabriela Oliveira. TIDAL: uma análise sobre a percepção de valor dos consumidores de música por streaming. 2017. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017
http://hdl.handle.net/11422/7525
identifier_str_mv DA SILVA, Gabriela Oliveira. TIDAL: uma análise sobre a percepção de valor dos consumidores de música por streaming. 2017. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017
url http://hdl.handle.net/11422/7525
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1823672593434017792