Fieldwork as a teaching methodology: the experience with Geography
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Geociências do Nordeste |
Texto Completo: | https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/10638 |
Resumo: | O espaço geográfico possui elementos que apresentam suas compreensões baseadas em análises diversificadas e aprofundadas, contribuindo para o processo de construção de teorias, das quais são originados conceitos e fundamentos básicos. Nesse sentido, a Geomorfologia surge como a ciência que estuda as formas de relevo, com suas respectivas teorias e conceitos. Para verificação das formas de relevo, o Trabalho de Campo se configura como principal recurso metodológico a ser utilizado nos diferentes níveis de ensino, seja ele básico ou superior, no momento em que a prática de campo proporciona o contato direto entre o pesquisador e o objeto de estudo. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo principal o relato de experiência de um Trabalho de Campo realizado em municípios do Piauí e Ceará, com o intuito de verificar in loco a aplicação de conceitos da ciência geomorfológica. Para tanto, revisões bibliográfica foram realizadas a fim de se obter um maior suporte teórico, tal como observações e análises realizadas durante a prática de campo. A partir disso, constata-se a necessidade dos Trabalhos de Campo, com suas respectivas descrições e caracterizações da paisagem, ou seja, proporcionando uma maior relação entre sociedade e natureza. |
id |
UFRN-12_2fc1125ac727fc818cc041a346cd7b9d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufrn.br:article/10638 |
network_acronym_str |
UFRN-12 |
network_name_str |
Revista de Geociências do Nordeste |
repository_id_str |
|
spelling |
Fieldwork as a teaching methodology: the experience with GeographyTrabalho de campo como metodologia de ensino: relato de experiência em GeografiaO espaço geográfico possui elementos que apresentam suas compreensões baseadas em análises diversificadas e aprofundadas, contribuindo para o processo de construção de teorias, das quais são originados conceitos e fundamentos básicos. Nesse sentido, a Geomorfologia surge como a ciência que estuda as formas de relevo, com suas respectivas teorias e conceitos. Para verificação das formas de relevo, o Trabalho de Campo se configura como principal recurso metodológico a ser utilizado nos diferentes níveis de ensino, seja ele básico ou superior, no momento em que a prática de campo proporciona o contato direto entre o pesquisador e o objeto de estudo. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo principal o relato de experiência de um Trabalho de Campo realizado em municípios do Piauí e Ceará, com o intuito de verificar in loco a aplicação de conceitos da ciência geomorfológica. Para tanto, revisões bibliográfica foram realizadas a fim de se obter um maior suporte teórico, tal como observações e análises realizadas durante a prática de campo. A partir disso, constata-se a necessidade dos Trabalhos de Campo, com suas respectivas descrições e caracterizações da paisagem, ou seja, proporcionando uma maior relação entre sociedade e natureza.Universidade Federal do Rio Grande do Norte2016-11-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/1063810.21680/2447-3359.2016v2n1ID10638Revista de Geociências do Nordeste; v. 2 n. 1 (2016); 55-642447-335910.21680/2447-3359.2016v2n1reponame:Revista de Geociências do Nordesteinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/10638/7550Copyright (c) 2016 Revista de Geociências do Nordesteinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonte, Lucas Almeida2021-11-25T12:58:35Zoai:periodicos.ufrn.br:article/10638Revistahttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/indexPUBhttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/oairegneufrn@gmail.com || periodicos@bczm.ufrn.br2447-33592447-3359opendoar:2021-11-25T12:58:35Revista de Geociências do Nordeste - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fieldwork as a teaching methodology: the experience with Geography Trabalho de campo como metodologia de ensino: relato de experiência em Geografia |
title |
Fieldwork as a teaching methodology: the experience with Geography |
spellingShingle |
Fieldwork as a teaching methodology: the experience with Geography Monte, Lucas Almeida |
title_short |
Fieldwork as a teaching methodology: the experience with Geography |
title_full |
Fieldwork as a teaching methodology: the experience with Geography |
title_fullStr |
Fieldwork as a teaching methodology: the experience with Geography |
title_full_unstemmed |
Fieldwork as a teaching methodology: the experience with Geography |
title_sort |
Fieldwork as a teaching methodology: the experience with Geography |
author |
Monte, Lucas Almeida |
author_facet |
Monte, Lucas Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monte, Lucas Almeida |
description |
O espaço geográfico possui elementos que apresentam suas compreensões baseadas em análises diversificadas e aprofundadas, contribuindo para o processo de construção de teorias, das quais são originados conceitos e fundamentos básicos. Nesse sentido, a Geomorfologia surge como a ciência que estuda as formas de relevo, com suas respectivas teorias e conceitos. Para verificação das formas de relevo, o Trabalho de Campo se configura como principal recurso metodológico a ser utilizado nos diferentes níveis de ensino, seja ele básico ou superior, no momento em que a prática de campo proporciona o contato direto entre o pesquisador e o objeto de estudo. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo principal o relato de experiência de um Trabalho de Campo realizado em municípios do Piauí e Ceará, com o intuito de verificar in loco a aplicação de conceitos da ciência geomorfológica. Para tanto, revisões bibliográfica foram realizadas a fim de se obter um maior suporte teórico, tal como observações e análises realizadas durante a prática de campo. A partir disso, constata-se a necessidade dos Trabalhos de Campo, com suas respectivas descrições e caracterizações da paisagem, ou seja, proporcionando uma maior relação entre sociedade e natureza. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/10638 10.21680/2447-3359.2016v2n1ID10638 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/10638 |
identifier_str_mv |
10.21680/2447-3359.2016v2n1ID10638 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/10638/7550 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista de Geociências do Nordeste info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista de Geociências do Nordeste |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Geociências do Nordeste; v. 2 n. 1 (2016); 55-64 2447-3359 10.21680/2447-3359.2016v2n1 reponame:Revista de Geociências do Nordeste instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Revista de Geociências do Nordeste |
collection |
Revista de Geociências do Nordeste |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Geociências do Nordeste - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
regneufrn@gmail.com || periodicos@bczm.ufrn.br |
_version_ |
1797052928448528384 |