Gêneros jornalísticos: práticas em sala de aula mediadas pelo uso das tecnologias digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbeta, Claudia de Faria
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: de Araujo, Kleverson Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista odisséia
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/9667
Resumo: O presente artigo descreve a aplicação de uma sequência didática elaborada com base nos gêneros da esfera jornalística e mediada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação, buscando contribuir para o ensino e metodologia da Língua Portuguesa. Foram desenvolvidas atividades durante a sequência didática dentro dos planos de ação, discursivo e linguístico-discursivo, de acordo com a proposta de Dolz, Noverraz e Schneuwly. O trabalho com gêneros tem sido promissor no que se revele o uso da língua, a ponto de Dolz e Schnewly os dominarem de megainstrumento. Além de favorecer a leitura de textos e uma maior habilidade na escrita, essa técnica de ensino, além de outras vantagens e implicações, traz estreita correlação com os Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Portuguesa (PCNLP) e as Diretrizes Curriculares Estaduais – PR (DCE).
id UFRN-7_4eb38112b41138e2b7133c48e1a77bbe
oai_identifier_str oai:periodicos.ufrn.br:article/9667
network_acronym_str UFRN-7
network_name_str Revista odisséia
repository_id_str
spelling Gêneros jornalísticos: práticas em sala de aula mediadas pelo uso das tecnologias digitaisGêneros. Sequência Didática. Tecnologias educacionais.O presente artigo descreve a aplicação de uma sequência didática elaborada com base nos gêneros da esfera jornalística e mediada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação, buscando contribuir para o ensino e metodologia da Língua Portuguesa. Foram desenvolvidas atividades durante a sequência didática dentro dos planos de ação, discursivo e linguístico-discursivo, de acordo com a proposta de Dolz, Noverraz e Schneuwly. O trabalho com gêneros tem sido promissor no que se revele o uso da língua, a ponto de Dolz e Schnewly os dominarem de megainstrumento. Além de favorecer a leitura de textos e uma maior habilidade na escrita, essa técnica de ensino, além de outras vantagens e implicações, traz estreita correlação com os Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Portuguesa (PCNLP) e as Diretrizes Curriculares Estaduais – PR (DCE).UFRN2016-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/966710.21680/1983-2435.2016v1n1ID9667Odisseia; Vol. 1 No. 1 (2016); p. 81 - 97Revue Odisseia; Vol. 1 No. 1 (2016); p. 81 - 97Revista Odisseia; v. 1 n. 1 (2016); p. 81 - 971983-243510.21680/1983-2435.2016v1n1reponame:Revista odisséiainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/9667/6945Copyright (c) 2016 Revista Odisseiainfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbeta, Claudia de Fariade Araujo, Kleverson Fernando2021-10-07T11:19:53Zoai:periodicos.ufrn.br:article/9667Revistahttps://periodicos.ufrn.br/odisseia/indexPUBhttps://periodicos.ufrn.br/odisseia/oai||revistaodisseia2016@gmail.com1983-24351983-2435opendoar:2021-10-07T11:19:53Revista odisséia - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv Gêneros jornalísticos: práticas em sala de aula mediadas pelo uso das tecnologias digitais
title Gêneros jornalísticos: práticas em sala de aula mediadas pelo uso das tecnologias digitais
spellingShingle Gêneros jornalísticos: práticas em sala de aula mediadas pelo uso das tecnologias digitais
Barbeta, Claudia de Faria
Gêneros. Sequência Didática. Tecnologias educacionais.
title_short Gêneros jornalísticos: práticas em sala de aula mediadas pelo uso das tecnologias digitais
title_full Gêneros jornalísticos: práticas em sala de aula mediadas pelo uso das tecnologias digitais
title_fullStr Gêneros jornalísticos: práticas em sala de aula mediadas pelo uso das tecnologias digitais
title_full_unstemmed Gêneros jornalísticos: práticas em sala de aula mediadas pelo uso das tecnologias digitais
title_sort Gêneros jornalísticos: práticas em sala de aula mediadas pelo uso das tecnologias digitais
author Barbeta, Claudia de Faria
author_facet Barbeta, Claudia de Faria
de Araujo, Kleverson Fernando
author_role author
author2 de Araujo, Kleverson Fernando
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbeta, Claudia de Faria
de Araujo, Kleverson Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Gêneros. Sequência Didática. Tecnologias educacionais.
topic Gêneros. Sequência Didática. Tecnologias educacionais.
description O presente artigo descreve a aplicação de uma sequência didática elaborada com base nos gêneros da esfera jornalística e mediada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação, buscando contribuir para o ensino e metodologia da Língua Portuguesa. Foram desenvolvidas atividades durante a sequência didática dentro dos planos de ação, discursivo e linguístico-discursivo, de acordo com a proposta de Dolz, Noverraz e Schneuwly. O trabalho com gêneros tem sido promissor no que se revele o uso da língua, a ponto de Dolz e Schnewly os dominarem de megainstrumento. Além de favorecer a leitura de textos e uma maior habilidade na escrita, essa técnica de ensino, além de outras vantagens e implicações, traz estreita correlação com os Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Portuguesa (PCNLP) e as Diretrizes Curriculares Estaduais – PR (DCE).
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/9667
10.21680/1983-2435.2016v1n1ID9667
url https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/9667
identifier_str_mv 10.21680/1983-2435.2016v1n1ID9667
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/9667/6945
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Odisseia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Odisseia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRN
publisher.none.fl_str_mv UFRN
dc.source.none.fl_str_mv Odisseia; Vol. 1 No. 1 (2016); p. 81 - 97
Revue Odisseia; Vol. 1 No. 1 (2016); p. 81 - 97
Revista Odisseia; v. 1 n. 1 (2016); p. 81 - 97
1983-2435
10.21680/1983-2435.2016v1n1
reponame:Revista odisséia
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Revista odisséia
collection Revista odisséia
repository.name.fl_str_mv Revista odisséia - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaodisseia2016@gmail.com
_version_ 1809282348043206656