Por uma formação docente antirracista : saberes, formas e conteúdos para o ensino em ciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ravenna Horana Alves da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48010
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2023.
id UNB_2372f6b9861bdd42fa77dee29da8d64f
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/48010
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Silva, Ravenna Horana Alves daSantos, Paulo Gabriel Franco dos2024-03-21T00:13:23Z2024-03-21T00:13:23Z2024-03-202023-12-13SILVA, Ravenna Horana Alves da. Por uma formação docente antirracista: saberes, formas e conteúdos para o ensino em ciência. 2023. 156 f., il. Tese (Mestrado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48010Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2023.A presente dissertação busca compreender ‘Em que medida uma formação docente antirracista pode contribuir para as percepções e práticas de docentes sobre o ensino em ciências?’. Para a coleta dos dados, desenvolvemos o ‘Jipambu - Ciclo de Análise e Ação Educacional Antirracista’, voltada para professores das disciplinas de Ciências Naturais. O ciclo foi dividido em quatro movimentos, sendo que em cada um foram debatidos assuntos pertinentes às questões raciais e à educação antirracista. Por meio de uma análise qualitativa dos discursos dos professores durante os movimentos formativos e a análise dos produtos produzidos por eles durante o último movimento, foi possível perceber, ao longo da formação, a mudança de conduta e discurso à medida que íamos discutindo os temas. Como conclusão, entendemos a importância de uma formação antirracista qualificada, tendo em vista que existe ainda uma resistência e um silêncio no tema na área das ciências naturais, ademais salientar como as perspectivas antirracistas ganham em potência quando incorporam elementos de classe, gênero e as profundas problemáticas históricas. A pesquisa, por fim, evidencia as potencialidades do ensino de ciências no combate ao racismo, permitindo reconhecer os desafios enfrentados por professores em seu cotidiano escolar e, particularmente, quando estão diante de temas raciais ou práticas antirracistas na educação científica. A partir do reconhecimento, é possível traçar processos formativos engajados, críticos e permanentes na história futura da educação do nosso país de modo a superar os determinantes e as consequências do racismo.This dissertation seeks to understand ‘To what extent can anti-racist teacher training contribute to teachers’ perceptions and practices regarding science teaching?’. To collect data, we developed the ‘Jipambu - Anti-Racist Educational Analysis and Action Cycle’, aimed at teachers of Natural Sciences subjects. The cycle was divided into four movements, in each of which issues relating to racial issues and anti-racist education were debated. Through a qualitative analysis of the teachers' speeches during the training movements and the analysis of the products produced by them during the last movement, it was possible to perceive, throughout the training, the change in conduct and discourse as we discussed the themes. In conclusion, we understand the importance of qualified anti-racist training, considering that there is still resistance and silence on the subject in the area of natural sciences, in addition to highlighting how anti-racist perspectives gain in power when they incorporate elements of class, gender and the deep historical problems. The research, finally, highlights the potential of science teaching in combating racism, allowing us to recognize the challenges faced by teachers in their daily school lives and, particularly, when they are faced with racial themes or anti-racist practices in science education. Based on recognition, it is possible to trace engaged, critical and permanent training processes in the future history of education in our country in order to overcome the determinants and consequences of racism.Instituto de Química (IQ)Faculdade UnB Planaltina (FUP)Faculdade de Educação (FE)Instituto de Física (IF)Programa de Pós-Graduação em Educação em CiênciasporPor uma formação docente antirracista : saberes, formas e conteúdos para o ensino em ciênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEnsino de ciênciasFormação docenteEducação antirracistainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2023_RavennaHoranaAlvesdaSilva.pdf2023_RavennaHoranaAlvesdaSilva.pdfapplication/pdf92234592http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/48010/1/2023_RavennaHoranaAlvesdaSilva.pdff858e32a578c562e2e6ed29901ba4f88MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain102http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/48010/2/license.txtaed4704d04bb260d4decd80db311aaa5MD52open access10482/480102024-03-22 10:46:36.505open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/48010U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBsaWNlbsOnYSBjb25jZWRpZGEgcGVsbyBhdXRvciBlL291IGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcy4KBiblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2024-03-22T13:46:36Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Por uma formação docente antirracista : saberes, formas e conteúdos para o ensino em ciência
title Por uma formação docente antirracista : saberes, formas e conteúdos para o ensino em ciência
spellingShingle Por uma formação docente antirracista : saberes, formas e conteúdos para o ensino em ciência
Silva, Ravenna Horana Alves da
Ensino de ciências
Formação docente
Educação antirracista
title_short Por uma formação docente antirracista : saberes, formas e conteúdos para o ensino em ciência
title_full Por uma formação docente antirracista : saberes, formas e conteúdos para o ensino em ciência
title_fullStr Por uma formação docente antirracista : saberes, formas e conteúdos para o ensino em ciência
title_full_unstemmed Por uma formação docente antirracista : saberes, formas e conteúdos para o ensino em ciência
title_sort Por uma formação docente antirracista : saberes, formas e conteúdos para o ensino em ciência
author Silva, Ravenna Horana Alves da
author_facet Silva, Ravenna Horana Alves da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ravenna Horana Alves da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Paulo Gabriel Franco dos
contributor_str_mv Santos, Paulo Gabriel Franco dos
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Ensino de ciências
Formação docente
Educação antirracista
topic Ensino de ciências
Formação docente
Educação antirracista
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2023.
publishDate 2023
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2023-12-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-21T00:13:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-03-21T00:13:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024-03-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Ravenna Horana Alves da. Por uma formação docente antirracista: saberes, formas e conteúdos para o ensino em ciência. 2023. 156 f., il. Tese (Mestrado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48010
identifier_str_mv SILVA, Ravenna Horana Alves da. Por uma formação docente antirracista: saberes, formas e conteúdos para o ensino em ciência. 2023. 156 f., il. Tese (Mestrado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/48010/1/2023_RavennaHoranaAlvesdaSilva.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/48010/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f858e32a578c562e2e6ed29901ba4f88
aed4704d04bb260d4decd80db311aaa5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803573567463358464