Fatores inibidores e facilitadores na decisão de compra de produtos moda vestuário pela internet: um estudo com alunos de Administração do turno matutino da UFRN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, André Moreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35064
Resumo: O objetivo deste trabalho foi buscar analisar fatores facilitadores e inibidores no processo de decisão de compra de produtos moda-vestuário no comércio eletrônico, buscando apresentar as variáveis mais relevantes e seu impacto no processo de efetivação da compra. O método de pesquisa utilizado foi o quantitativo descritivo, tendo sua coleta de dados através do software Typeform, constituído por questões que abordava fatores como o perfil deste consumidor, sua experiência na internet, além do processo de decisão de compra. A amostra foi composta por 100 alunos do curso de Administração do turno matutino da UFRN, sendo a pesquisa realizada no período de uma semana, através de formulários digitais. Os resultados obtidos demonstram que este consumidor enxerga nesse formato de compra uma alternativa para encontrar preços mais vantajosos, comprar com maior comodidade, além de possibilitar encontrar peças que normalmente não se encontra no meio tradicional, a maioria também concordou que a compra via e-commerce é segura e confiável. Estes alegaram que costumam comprar em ocasiões especiais, no entanto a compra só ocorre, se o site em questão oferecer serviços como rastreamento de encomenda, serviços de atendimento ao consumidor para tirar possíveis dúvidas, como também disponibilizar a opção de devolução ou troca do produto, em casos de arrependimento, explicando assim as variáveis: “anseio que a peça seja diferente da apresentada no site”, e “caimento da peça” serem as preocupações mais lembradas pelos entrevistados.
id UFRN_02bf85cb40a1fe91234beb92723447db
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35064
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, André MoreiraAraújo, Maria Valeria Pereira de2018-12-18T23:30:23Z2021-09-20T14:56:16Z2018-12-18T23:30:23Z2021-09-20T14:56:16Z20182014069959SILVA, Andre Moreira da. Fatores inibidores e facilitadores na decisão de compra de vestuário na internet: um estudo com alunos de Administração do turno matutino da UFRN. 2018. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35064O objetivo deste trabalho foi buscar analisar fatores facilitadores e inibidores no processo de decisão de compra de produtos moda-vestuário no comércio eletrônico, buscando apresentar as variáveis mais relevantes e seu impacto no processo de efetivação da compra. O método de pesquisa utilizado foi o quantitativo descritivo, tendo sua coleta de dados através do software Typeform, constituído por questões que abordava fatores como o perfil deste consumidor, sua experiência na internet, além do processo de decisão de compra. A amostra foi composta por 100 alunos do curso de Administração do turno matutino da UFRN, sendo a pesquisa realizada no período de uma semana, através de formulários digitais. Os resultados obtidos demonstram que este consumidor enxerga nesse formato de compra uma alternativa para encontrar preços mais vantajosos, comprar com maior comodidade, além de possibilitar encontrar peças que normalmente não se encontra no meio tradicional, a maioria também concordou que a compra via e-commerce é segura e confiável. Estes alegaram que costumam comprar em ocasiões especiais, no entanto a compra só ocorre, se o site em questão oferecer serviços como rastreamento de encomenda, serviços de atendimento ao consumidor para tirar possíveis dúvidas, como também disponibilizar a opção de devolução ou troca do produto, em casos de arrependimento, explicando assim as variáveis: “anseio que a peça seja diferente da apresentada no site”, e “caimento da peça” serem as preocupações mais lembradas pelos entrevistados.The objective of this work was to analyze facilitating and inhibiting factors in the decision process of purchasing fashion-clothing products in e-commerce, seeking to present the most relevant variables and their impact in the process of making the purchase. The research method used was the quantitative descriptive, having its data collection through the software Typeform, consisting of questions that addressed factors such as the profile of this consumer, his experience on the internet, in addition to the purchasing decision process. The sample consisted of 100 students of the administration course of the morning shift of the UFRN, being the research carried out in a period of one week, through digital forms. The results obtained demonstrate that this consumer sees in this purchase format an alternative to find more advantageous prices, to buy with more convenience, besides to find parts that are not usually in the traditional environment, most also agreed that the purchase via e-commerce is safe and reliable. These alleged that they usually buy on special occasions, however the purchase only occurs if the site in question offers services such as order tracking, customer service to answer any questions, as well as providing the option to return or exchange the product, in cases of regret, thus explaining the variables: "I yearn for the piece to be different from the one presented on the site", and "trim the piece" are the concerns most remembered by the interviewees.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessE-commerceComportamento do consumidorFatores inibidores e facilitadores na decisão de compra de produtos moda vestuário pela internet: um estudo com alunos de Administração do turno matutino da UFRNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFatoresinibidores_Silva_2018TCCapplication/octet-stream412222https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35064/1/Fatoresinibidores_Silva_20184e93dd3387997fd99782613470479cdeMD51CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35064/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35064/3/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD53123456789/350642021-09-20 11:56:16.464oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T14:56:16Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fatores inibidores e facilitadores na decisão de compra de produtos moda vestuário pela internet: um estudo com alunos de Administração do turno matutino da UFRN
title Fatores inibidores e facilitadores na decisão de compra de produtos moda vestuário pela internet: um estudo com alunos de Administração do turno matutino da UFRN
spellingShingle Fatores inibidores e facilitadores na decisão de compra de produtos moda vestuário pela internet: um estudo com alunos de Administração do turno matutino da UFRN
Silva, André Moreira
E-commerce
Comportamento do consumidor
title_short Fatores inibidores e facilitadores na decisão de compra de produtos moda vestuário pela internet: um estudo com alunos de Administração do turno matutino da UFRN
title_full Fatores inibidores e facilitadores na decisão de compra de produtos moda vestuário pela internet: um estudo com alunos de Administração do turno matutino da UFRN
title_fullStr Fatores inibidores e facilitadores na decisão de compra de produtos moda vestuário pela internet: um estudo com alunos de Administração do turno matutino da UFRN
title_full_unstemmed Fatores inibidores e facilitadores na decisão de compra de produtos moda vestuário pela internet: um estudo com alunos de Administração do turno matutino da UFRN
title_sort Fatores inibidores e facilitadores na decisão de compra de produtos moda vestuário pela internet: um estudo com alunos de Administração do turno matutino da UFRN
author Silva, André Moreira
author_facet Silva, André Moreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, André Moreira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araújo, Maria Valeria Pereira de
contributor_str_mv Araújo, Maria Valeria Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv E-commerce
Comportamento do consumidor
topic E-commerce
Comportamento do consumidor
description O objetivo deste trabalho foi buscar analisar fatores facilitadores e inibidores no processo de decisão de compra de produtos moda-vestuário no comércio eletrônico, buscando apresentar as variáveis mais relevantes e seu impacto no processo de efetivação da compra. O método de pesquisa utilizado foi o quantitativo descritivo, tendo sua coleta de dados através do software Typeform, constituído por questões que abordava fatores como o perfil deste consumidor, sua experiência na internet, além do processo de decisão de compra. A amostra foi composta por 100 alunos do curso de Administração do turno matutino da UFRN, sendo a pesquisa realizada no período de uma semana, através de formulários digitais. Os resultados obtidos demonstram que este consumidor enxerga nesse formato de compra uma alternativa para encontrar preços mais vantajosos, comprar com maior comodidade, além de possibilitar encontrar peças que normalmente não se encontra no meio tradicional, a maioria também concordou que a compra via e-commerce é segura e confiável. Estes alegaram que costumam comprar em ocasiões especiais, no entanto a compra só ocorre, se o site em questão oferecer serviços como rastreamento de encomenda, serviços de atendimento ao consumidor para tirar possíveis dúvidas, como também disponibilizar a opção de devolução ou troca do produto, em casos de arrependimento, explicando assim as variáveis: “anseio que a peça seja diferente da apresentada no site”, e “caimento da peça” serem as preocupações mais lembradas pelos entrevistados.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-18T23:30:23Z
2021-09-20T14:56:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-12-18T23:30:23Z
2021-09-20T14:56:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 2014069959
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Andre Moreira da. Fatores inibidores e facilitadores na decisão de compra de vestuário na internet: um estudo com alunos de Administração do turno matutino da UFRN. 2018. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35064
identifier_str_mv 2014069959
SILVA, Andre Moreira da. Fatores inibidores e facilitadores na decisão de compra de vestuário na internet: um estudo com alunos de Administração do turno matutino da UFRN. 2018. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35064
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35064/1/Fatoresinibidores_Silva_2018
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35064/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35064/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4e93dd3387997fd99782613470479cde
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
7278bab9c5c886812fa7d225dc807888
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117811707838464