Atravessamentos da psicanálise na formação de professoras
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55583 |
Resumo: | O trabalho objetiva analisar os efeitos produzidos pelo atravessamento da psicanálise nas trajetórias de formação docente inicial e continuada de professoras atuantes em diferentes instituições educativas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca das interfaces entre psicanálise e formação docente, bem como entrevistas com três pedagogas que possuem suas trajetórias profissionais marcadas pelo encontro com o referencial psicanalítico. A pesquisa bibliográfica empreendida considerou os artigos publicados nos últimos 10 anos no Portal de Periódicos da Capes e na Plataforma Scielo, sendo selecionados particularmente as publicações referentes aos processos formativos de professores. As análises destes artigos privilegiaram a discussão sobre possíveis contribuições da psicanálise nas trajetórias formativas das docentes, indicando que tais subsídios se materializam basicamente em três eixos: (1) o professor enquanto sujeito; (2) as relações transferenciais entre professores e estudantes; e (3) os efeitos dos imperativos educacionais contemporâneos nas relações pedagógicas. Por sua vez, os resultados das entrevistas apontam o caráter singular dos encontros das pedagogas entrevistadas com a psicanálise, ratificando que esse atravessamento é considerado por elas como essencial em suas trajetórias formativas, sendo da ordem de uma escolha que ocorre no entrelaçamento entre as dimensões profissional e pessoal, guiada sobretudo pelo desejo. Nas trajetórias formativas destas pedagogas, o encontro com a psicanálise deu-se, via de regra, ao longo da formação continuada, pela via da análise pessoal, sendo a busca pelo atendimento psicanalítico motivada por questões emanadas da prática docente com crianças. De acordo com as entrevistadas, a docência é considerada desafiadora do ponto de vista subjetivo, por demandar processos de escuta e acolhimento que exigem considerar a criança e o adolescente enquanto sujeitos que são protagonistas dos seus próprios processos de aprendizagem, o que exige a ressignificação das idealizações existentes nas relações com os pares, com os estudantes e com as famílias. A partir dos dados levantados e das análises resultantes, conclui-se que a presença da psicanálise na formação docente é atualmente lacunar na formação inicial, geradora de resistências por remeter a práticas históricas que precisam ser superadas, sendo, por essa razão, que o encontro docente com o referencial psicanalítico se dá majoritariamente na formação continuada. Adicionalmente, ficou evidenciado que a escolha das docentes pela psicanálise como um dos referenciais que fundamentam suas posturas e práticas permite lidar de forma diferenciada com desafios inerentes à prática profissional em seus entrelaçamentos com a dimensão pessoal. |
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Freitas, Amanda do Nascimento Barretohttp://lattes.cnpq.br/1018577427983026Ferreira, Adir Luizhttps://orcid.org/0000-0002-6102-9769http://lattes.cnpq.br/0341824719316863Nascimento, Zaeth Aguiar doRibeiro, Cynara Teixeira2023-12-04T22:46:59Z2023-12-04T22:46:59Z2023-07-31FREITAS, Amanda do Nascimento Barreto. Atravessamentos da psicanálise na formação de professoras. Orientadora: Dra. Cynara Teixeira Ribeiro. 2023. 123f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55583O trabalho objetiva analisar os efeitos produzidos pelo atravessamento da psicanálise nas trajetórias de formação docente inicial e continuada de professoras atuantes em diferentes instituições educativas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca das interfaces entre psicanálise e formação docente, bem como entrevistas com três pedagogas que possuem suas trajetórias profissionais marcadas pelo encontro com o referencial psicanalítico. A pesquisa bibliográfica empreendida considerou os artigos publicados nos últimos 10 anos no Portal de Periódicos da Capes e na Plataforma Scielo, sendo selecionados particularmente as publicações referentes aos processos formativos de professores. As análises destes artigos privilegiaram a discussão sobre possíveis contribuições da psicanálise nas trajetórias formativas das docentes, indicando que tais subsídios se materializam basicamente em três eixos: (1) o professor enquanto sujeito; (2) as relações transferenciais entre professores e estudantes; e (3) os efeitos dos imperativos educacionais contemporâneos nas relações pedagógicas. Por sua vez, os resultados das entrevistas apontam o caráter singular dos encontros das pedagogas entrevistadas com a psicanálise, ratificando que esse atravessamento é considerado por elas como essencial em suas trajetórias formativas, sendo da ordem de uma escolha que ocorre no entrelaçamento entre as dimensões profissional e pessoal, guiada sobretudo pelo desejo. Nas trajetórias formativas destas pedagogas, o encontro com a psicanálise deu-se, via de regra, ao longo da formação continuada, pela via da análise pessoal, sendo a busca pelo atendimento psicanalítico motivada por questões emanadas da prática docente com crianças. De acordo com as entrevistadas, a docência é considerada desafiadora do ponto de vista subjetivo, por demandar processos de escuta e acolhimento que exigem considerar a criança e o adolescente enquanto sujeitos que são protagonistas dos seus próprios processos de aprendizagem, o que exige a ressignificação das idealizações existentes nas relações com os pares, com os estudantes e com as famílias. A partir dos dados levantados e das análises resultantes, conclui-se que a presença da psicanálise na formação docente é atualmente lacunar na formação inicial, geradora de resistências por remeter a práticas históricas que precisam ser superadas, sendo, por essa razão, que o encontro docente com o referencial psicanalítico se dá majoritariamente na formação continuada. Adicionalmente, ficou evidenciado que a escolha das docentes pela psicanálise como um dos referenciais que fundamentam suas posturas e práticas permite lidar de forma diferenciada com desafios inerentes à prática profissional em seus entrelaçamentos com a dimensão pessoal.The work intends to analyze the effects produced by the crossing of psychoanalysis in the trajectories of initial and continued teacher training of teachers working in differents educational institutions. For that, was carried out a bibliographical research about the relations between psychoanalysis and teacher training, as well as interviews with three pedagogues whose professional trajectories were impacted by the encounter with the psychoanalytical referential. The bibliographical research carried out considered the articles published in the last ten years, in the CAPES Portal and in the SCIELO Platform, being selected the publications referring to the formative processes of teachers. The analyses of these articles emphasize the discussion about possible contributions of psychoanalysis in the formative trajectories of the teachers, indicating that such subsidies are composed of three axes: (1) the teacher as a subject; (2) transference relationships between professors and students; and (3) the effects of contemporaries educational imperatives on pedagogical relationships. In turn, the results of the interviews point to the singular character of the interviewed pedagogues' encounters with psychoanalysis, confirming that this crossing is considered by them as essential in their formative trajectories, being of the order of a choice that occurs in the interweaving between the professional and personal, guided, mainly by the desire of the subject. In the formative trajectories of these pedagogues, the encounter with psychoanalysis took place, as a rule, during continuing education, a moment in which there was an encounter with psychoanalysis through personal analysis, with the search for psychoanalytic care motivated by questions arising from teaching practice with children. According to the interviewees, teaching is considered challenging from a subjective point of view, as it demands processes of listening and acceptance that require considering children and adolescents as subjects who are protagonists of their learning processes, which require the redefinition of idealizations existing in relationships with peers, students and families. Based on the constructed data and the resulting analyses, it’s possible to conclude that the presence of psychoanalysis in teacher training is currently lacking in initial training, generating resistance as it refers to historical practices that need to be overcome, for this reason, the teaching meeting with the psychoanalytic referential takes place, mostly, in continuing education. Additionally, it was evident that the choice of psychoanalysis as one of the references that underlie teaching postures and practices allows to deal in a differentiated way with issues inherent to professional practice in its interweaving with the personal dimension.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPsicanáliseEducaçãoFormação docenteAtravessamentos da psicanálise na formação de professorasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAtravessamentospsicanaliseformacao_Freitas_2023.pdfapplication/pdf809558https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55583/1/Atravessamentospsicanaliseformacao_Freitas_2023.pdf79129e2ad3fecb58b21a40c20b79890fMD51123456789/555832023-12-04 19:47:38.89oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55583Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-12-04T22:47:38Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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