Competências gerenciais e capacitação de gestores: um estudo no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57315 |
Resumo: | O estudo teve como objetivo analisar se as capacitações ofertadas aos gestores hospitalares dos anos de 20017 a 2022 e se estas foram adequadas ao desenvolvimento das competências gerenciais dos gestores do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul. Identificamos as competências estabelecidas e o desenvolvimento necessário para reduzir o gap e melhorar a qualidade da assistência prestada. Para atingir esse objetivo, a pesquisa adotou uma metodologia aplicada com abordagem dedutiva e exploratória para atingir os objetivos específicos, utilizando pesquisa documental como método de coleta de dados. O lócus do estudo é o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, que atende pacientes regulados para Média e Alta complexidade na Rede de Atenção à Saúde e é gerenciado pelo Estado, mas faz parte da rede regionalizada e hierarquizada na Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande, sendo classificado como de grande porte, com 2.266 trabalhadores em seu quadro, sendo 1.713 servidores efetivos, 535 trabalhadores com vínculo temporário e 18 cargos comissionados. Além disso, identificamos que 100% dos cargos de gestores são ocupados por servidores de carreira. Para mensurar a necessidade de desenvolvimento dos profissionais do hospital, o Programa de Gestão por competência instituído pelo Governo do Estado, busca melhorar a qualidade da assistência prestada à população. Os resultados da pesquisa irão contribuir para que o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul atualize sua política e para o desenvolvimento de seus gestores, melhorando assim seu desempenho. Além disso, o estudo poderá servir como referência para a definição de competências para gestores hospitalares, permitindo que o modelo de gestão por competência alcance resultados diferenciados nas organizações que o implantarem. |
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Identificamos as competências estabelecidas e o desenvolvimento necessário para reduzir o gap e melhorar a qualidade da assistência prestada. Para atingir esse objetivo, a pesquisa adotou uma metodologia aplicada com abordagem dedutiva e exploratória para atingir os objetivos específicos, utilizando pesquisa documental como método de coleta de dados. O lócus do estudo é o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, que atende pacientes regulados para Média e Alta complexidade na Rede de Atenção à Saúde e é gerenciado pelo Estado, mas faz parte da rede regionalizada e hierarquizada na Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande, sendo classificado como de grande porte, com 2.266 trabalhadores em seu quadro, sendo 1.713 servidores efetivos, 535 trabalhadores com vínculo temporário e 18 cargos comissionados. Além disso, identificamos que 100% dos cargos de gestores são ocupados por servidores de carreira. Para mensurar a necessidade de desenvolvimento dos profissionais do hospital, o Programa de Gestão por competência instituído pelo Governo do Estado, busca melhorar a qualidade da assistência prestada à população. Os resultados da pesquisa irão contribuir para que o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul atualize sua política e para o desenvolvimento de seus gestores, melhorando assim seu desempenho. Além disso, o estudo poderá servir como referência para a definição de competências para gestores hospitalares, permitindo que o modelo de gestão por competência alcance resultados diferenciados nas organizações que o implantarem.This study aims to analyze the managerial competencies of the managers of the Regional Hospital of Mato Grosso do Sul, identifying the established competencies and the necessary development to reduce the GAP and improve the quality of care provided. To achieve this goal, the research adopted an applied methodology with a deductive and exploratory approach to reach the specific objectives, using documentary research as a method of data collection. The locus of the study is the Regional Hospital of Mato Grosso do Sul, which serves patients regulated for Medium and High complexity in the Health Care Network and is managed by the State but is part of the regionalized and hierarchical network in the Municipal Health Secretariat of Campo Grande. The hospital is classified as a large hospital, with 2,266 workers, 1,713 of whom are permanent employees, 535 temporary workers, and 18 commissioned positions. In addition, 100% of the management positions are held by career civil servants. The study uses the Knowledge, Skills, and Attitude (KSA) tool to measure the need for development of the hospital's professionals, aiming to improve the quality of care provided to the population. The KSA is able to measure whether the technical knowledge, behavioral aspects, and personal characteristics are those necessary for managers and workers to perform at a high level. The results of the research will contribute for the Regional Hospital of Mato Grosso do Sul to update its managerial training policy and contribute to the development of its managers, improving their adequate performance. Furthermore, the study may serve as a reference for the definition of competencies for hospital managers, allowing the management model by competence to reach differentiated results in the organizations that implement it.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO, TRABALHO, EDUCAÇÃO E SAÚDEUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEGestão de recursos humanosGestão por competência - hospitalTrabalhoDesenvolvimentoCompetências gerenciais e capacitação de gestores: um estudo no Hospital Regional de Mato Grosso do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCompetenciasgerenciaiscapacitacao_Oliveira_2023.pdfapplication/pdf1757375https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57315/1/Competenciasgerenciaiscapacitacao_Oliveira_2023.pdff5cddf2f0d111129466133d3eb4a0fccMD51123456789/573152024-01-18 18:27:03.724oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57315Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-01-18T21:27:03Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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