Análise sobre marketing digital no contexto de graduação em Administração da UFRN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Josiel Ribeiro Moura do
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35612
Resumo: O marketing digital é uma temática que se tornou bastante expressiva ao longo dos últimos anos mediante aos fatores de grandes avanços nos quesitos da tecnologia e informação verificada em todo o contexto global. Atrelado a isso, houve uma grande expansão de mercados digitais. Dessa forma, compreender o funcionamento destas novas vertentes se tornou primordial para aqueles que desejam se destacar e obter melhores tomadas de decisões. Sendo assim, foi questionado a relação de competência dos alunos do curso de graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) sobre a temática do marketing digital. Esta pesquisa está classificada como quantitativa descritiva com a execução de uma pesquisa de campo por questionário, contendo 12 questões fechadas, trazendo os pontos de avaliação em conhecimento, habilidade e interesse, aplicado para 97 alunos. A análise estatística foi realizada através do Microsoft Excel 2016, onde foram avaliadas as medidas de posição (média e mediana), de dispersão (desvio padrão) e de formato (assimetria e curtose). Ao todo, foram considerados 94 questionários válidos. Foi verificado que a maior parte dos participantes considera ter um nível moderado de conhecimento em marketing digital. Foi constatado um alto índice de interesse pelos entrevistados em relação a temática do marketing digital. Em relação aos conceitos e ferramentas em marketing digital, os dados apontaram um baixo nível de conhecimento dos estudantes. Assim, apesar de interessados, os alunos da UFRN talvez não possuam a competência necessária para atuar nas lógicas propostas que o marketing digital impõe. É necessário haver mais investimentos no que tange o ensino de marketing digital no curso de administração da UFRN.
id UFRN_0ede63f0ae7c40df0ad39743df942abc
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35612
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Nascimento, Josiel Ribeiro Moura doThelma PignataroOrsini, Anna Carolina RodriguesPignataro, ThelmaCunha Junior, Francisco Hélio daOrsini, Anna Carolina Rodrigues2019-12-12T19:25:01Z2021-09-20T15:27:34Z2019-12-12T19:25:01Z2021-09-20T15:27:34Z2019-11-262011033040NASCIMENTO, Josiel Ribeiro Moura do. Análise sobre marketing digital no contexto de graduação em Administração da UFRN. 2019. 108f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2019.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35612O marketing digital é uma temática que se tornou bastante expressiva ao longo dos últimos anos mediante aos fatores de grandes avanços nos quesitos da tecnologia e informação verificada em todo o contexto global. Atrelado a isso, houve uma grande expansão de mercados digitais. Dessa forma, compreender o funcionamento destas novas vertentes se tornou primordial para aqueles que desejam se destacar e obter melhores tomadas de decisões. Sendo assim, foi questionado a relação de competência dos alunos do curso de graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) sobre a temática do marketing digital. Esta pesquisa está classificada como quantitativa descritiva com a execução de uma pesquisa de campo por questionário, contendo 12 questões fechadas, trazendo os pontos de avaliação em conhecimento, habilidade e interesse, aplicado para 97 alunos. A análise estatística foi realizada através do Microsoft Excel 2016, onde foram avaliadas as medidas de posição (média e mediana), de dispersão (desvio padrão) e de formato (assimetria e curtose). Ao todo, foram considerados 94 questionários válidos. Foi verificado que a maior parte dos participantes considera ter um nível moderado de conhecimento em marketing digital. Foi constatado um alto índice de interesse pelos entrevistados em relação a temática do marketing digital. Em relação aos conceitos e ferramentas em marketing digital, os dados apontaram um baixo nível de conhecimento dos estudantes. Assim, apesar de interessados, os alunos da UFRN talvez não possuam a competência necessária para atuar nas lógicas propostas que o marketing digital impõe. É necessário haver mais investimentos no que tange o ensino de marketing digital no curso de administração da UFRN.Digital marketing is a theme that has become quite expressive over the last few years due to the factors of great advances in the field of technology and information verified throughout the global context. Linked to this has been a large expansion of digital markets. Thus, understanding the operation of these new strands has become paramount for those who want to stand out and get better decisions. Thus, the relationship of competence of undergraduate Business Administration students at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) on the subject of digital marketing was questioned. This research is classified as descriptive quantitative with the execution of a field research by questionnaire, containing 12 closed questions, bringing the evaluation points in knowledge, skill and interest, applied to 97 students. Statistical analysis was performed using Microsoft Excel 2016, where the measures of position (mean and median), dispersion (standard deviation) and format (asymmetry and kurtosis) were evaluated. In all, 94 valid questionnaires were considered. Most participants found that they had a moderate level of knowledge in digital marketing. It was found a high rate of interest by respondents regarding the topic of digital marketing. Regarding the concepts and tools in digital marketing, the data indicated a low level of knowledge of the students. Thus, although interested, UFRN students may not have the necessary competence to act on the proposed logic that digital marketing imposes. More investments are required for digital marketing education in UFRN's business administration course.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMarketing digitalMarketingEnsinoMercadoFerramentasAnálise sobre marketing digital no contexto de graduação em Administração da UFRNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAnaliseMarketingDigital_Nascimento_2019.pdfapplication/pdf2258766https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35612/1/AnaliseMarketingDigital_Nascimento_2019.pdf26ff87654cdf462c21a87dd8929a38b4MD51TEXTAnaliseMarketingDigital_Nascimento_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain166415https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35612/2/AnaliseMarketingDigital_Nascimento_2019.pdf.txt80f4e13b70c718da40ec65dc9f6a6be9MD52CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35612/3/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD53LICENSElicense.txttext/plain762https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35612/4/license.txte428689918449bd69f843393981e4109MD54123456789/356122021-09-20 12:27:35.415oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T15:27:35Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise sobre marketing digital no contexto de graduação em Administração da UFRN
title Análise sobre marketing digital no contexto de graduação em Administração da UFRN
spellingShingle Análise sobre marketing digital no contexto de graduação em Administração da UFRN
Nascimento, Josiel Ribeiro Moura do
Marketing digital
Marketing
Ensino
Mercado
Ferramentas
title_short Análise sobre marketing digital no contexto de graduação em Administração da UFRN
title_full Análise sobre marketing digital no contexto de graduação em Administração da UFRN
title_fullStr Análise sobre marketing digital no contexto de graduação em Administração da UFRN
title_full_unstemmed Análise sobre marketing digital no contexto de graduação em Administração da UFRN
title_sort Análise sobre marketing digital no contexto de graduação em Administração da UFRN
author Nascimento, Josiel Ribeiro Moura do
author_facet Nascimento, Josiel Ribeiro Moura do
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Orsini, Anna Carolina Rodrigues
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Pignataro, Thelma
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Cunha Junior, Francisco Hélio da
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Josiel Ribeiro Moura do
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Thelma Pignataro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Orsini, Anna Carolina Rodrigues
contributor_str_mv Thelma Pignataro
Orsini, Anna Carolina Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing digital
Marketing
Ensino
Mercado
Ferramentas
topic Marketing digital
Marketing
Ensino
Mercado
Ferramentas
description O marketing digital é uma temática que se tornou bastante expressiva ao longo dos últimos anos mediante aos fatores de grandes avanços nos quesitos da tecnologia e informação verificada em todo o contexto global. Atrelado a isso, houve uma grande expansão de mercados digitais. Dessa forma, compreender o funcionamento destas novas vertentes se tornou primordial para aqueles que desejam se destacar e obter melhores tomadas de decisões. Sendo assim, foi questionado a relação de competência dos alunos do curso de graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) sobre a temática do marketing digital. Esta pesquisa está classificada como quantitativa descritiva com a execução de uma pesquisa de campo por questionário, contendo 12 questões fechadas, trazendo os pontos de avaliação em conhecimento, habilidade e interesse, aplicado para 97 alunos. A análise estatística foi realizada através do Microsoft Excel 2016, onde foram avaliadas as medidas de posição (média e mediana), de dispersão (desvio padrão) e de formato (assimetria e curtose). Ao todo, foram considerados 94 questionários válidos. Foi verificado que a maior parte dos participantes considera ter um nível moderado de conhecimento em marketing digital. Foi constatado um alto índice de interesse pelos entrevistados em relação a temática do marketing digital. Em relação aos conceitos e ferramentas em marketing digital, os dados apontaram um baixo nível de conhecimento dos estudantes. Assim, apesar de interessados, os alunos da UFRN talvez não possuam a competência necessária para atuar nas lógicas propostas que o marketing digital impõe. É necessário haver mais investimentos no que tange o ensino de marketing digital no curso de administração da UFRN.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-12T19:25:01Z
2021-09-20T15:27:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-12-12T19:25:01Z
2021-09-20T15:27:34Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-11-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 2011033040
dc.identifier.citation.fl_str_mv NASCIMENTO, Josiel Ribeiro Moura do. Análise sobre marketing digital no contexto de graduação em Administração da UFRN. 2019. 108f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35612
identifier_str_mv 2011033040
NASCIMENTO, Josiel Ribeiro Moura do. Análise sobre marketing digital no contexto de graduação em Administração da UFRN. 2019. 108f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35612/1/AnaliseMarketingDigital_Nascimento_2019.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35612/2/AnaliseMarketingDigital_Nascimento_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35612/3/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35612/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 26ff87654cdf462c21a87dd8929a38b4
80f4e13b70c718da40ec65dc9f6a6be9
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
e428689918449bd69f843393981e4109
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117692933537792