Análise sobre marketing digital no contexto de graduação em Administração da UFRN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35612 |
Resumo: | O marketing digital é uma temática que se tornou bastante expressiva ao longo dos últimos anos mediante aos fatores de grandes avanços nos quesitos da tecnologia e informação verificada em todo o contexto global. Atrelado a isso, houve uma grande expansão de mercados digitais. Dessa forma, compreender o funcionamento destas novas vertentes se tornou primordial para aqueles que desejam se destacar e obter melhores tomadas de decisões. Sendo assim, foi questionado a relação de competência dos alunos do curso de graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) sobre a temática do marketing digital. Esta pesquisa está classificada como quantitativa descritiva com a execução de uma pesquisa de campo por questionário, contendo 12 questões fechadas, trazendo os pontos de avaliação em conhecimento, habilidade e interesse, aplicado para 97 alunos. A análise estatística foi realizada através do Microsoft Excel 2016, onde foram avaliadas as medidas de posição (média e mediana), de dispersão (desvio padrão) e de formato (assimetria e curtose). Ao todo, foram considerados 94 questionários válidos. Foi verificado que a maior parte dos participantes considera ter um nível moderado de conhecimento em marketing digital. Foi constatado um alto índice de interesse pelos entrevistados em relação a temática do marketing digital. Em relação aos conceitos e ferramentas em marketing digital, os dados apontaram um baixo nível de conhecimento dos estudantes. Assim, apesar de interessados, os alunos da UFRN talvez não possuam a competência necessária para atuar nas lógicas propostas que o marketing digital impõe. É necessário haver mais investimentos no que tange o ensino de marketing digital no curso de administração da UFRN. |
id |
UFRN_0ede63f0ae7c40df0ad39743df942abc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35612 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Nascimento, Josiel Ribeiro Moura doThelma PignataroOrsini, Anna Carolina RodriguesPignataro, ThelmaCunha Junior, Francisco Hélio daOrsini, Anna Carolina Rodrigues2019-12-12T19:25:01Z2021-09-20T15:27:34Z2019-12-12T19:25:01Z2021-09-20T15:27:34Z2019-11-262011033040NASCIMENTO, Josiel Ribeiro Moura do. Análise sobre marketing digital no contexto de graduação em Administração da UFRN. 2019. 108f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2019.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35612O marketing digital é uma temática que se tornou bastante expressiva ao longo dos últimos anos mediante aos fatores de grandes avanços nos quesitos da tecnologia e informação verificada em todo o contexto global. Atrelado a isso, houve uma grande expansão de mercados digitais. Dessa forma, compreender o funcionamento destas novas vertentes se tornou primordial para aqueles que desejam se destacar e obter melhores tomadas de decisões. Sendo assim, foi questionado a relação de competência dos alunos do curso de graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) sobre a temática do marketing digital. Esta pesquisa está classificada como quantitativa descritiva com a execução de uma pesquisa de campo por questionário, contendo 12 questões fechadas, trazendo os pontos de avaliação em conhecimento, habilidade e interesse, aplicado para 97 alunos. A análise estatística foi realizada através do Microsoft Excel 2016, onde foram avaliadas as medidas de posição (média e mediana), de dispersão (desvio padrão) e de formato (assimetria e curtose). Ao todo, foram considerados 94 questionários válidos. Foi verificado que a maior parte dos participantes considera ter um nível moderado de conhecimento em marketing digital. Foi constatado um alto índice de interesse pelos entrevistados em relação a temática do marketing digital. Em relação aos conceitos e ferramentas em marketing digital, os dados apontaram um baixo nível de conhecimento dos estudantes. Assim, apesar de interessados, os alunos da UFRN talvez não possuam a competência necessária para atuar nas lógicas propostas que o marketing digital impõe. É necessário haver mais investimentos no que tange o ensino de marketing digital no curso de administração da UFRN.Digital marketing is a theme that has become quite expressive over the last few years due to the factors of great advances in the field of technology and information verified throughout the global context. Linked to this has been a large expansion of digital markets. Thus, understanding the operation of these new strands has become paramount for those who want to stand out and get better decisions. Thus, the relationship of competence of undergraduate Business Administration students at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) on the subject of digital marketing was questioned. This research is classified as descriptive quantitative with the execution of a field research by questionnaire, containing 12 closed questions, bringing the evaluation points in knowledge, skill and interest, applied to 97 students. Statistical analysis was performed using Microsoft Excel 2016, where the measures of position (mean and median), dispersion (standard deviation) and format (asymmetry and kurtosis) were evaluated. In all, 94 valid questionnaires were considered. Most participants found that they had a moderate level of knowledge in digital marketing. It was found a high rate of interest by respondents regarding the topic of digital marketing. Regarding the concepts and tools in digital marketing, the data indicated a low level of knowledge of the students. Thus, although interested, UFRN students may not have the necessary competence to act on the proposed logic that digital marketing imposes. More investments are required for digital marketing education in UFRN's business administration course.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMarketing digitalMarketingEnsinoMercadoFerramentasAnálise sobre marketing digital no contexto de graduação em Administração da UFRNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAnaliseMarketingDigital_Nascimento_2019.pdfapplication/pdf2258766https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35612/1/AnaliseMarketingDigital_Nascimento_2019.pdf26ff87654cdf462c21a87dd8929a38b4MD51TEXTAnaliseMarketingDigital_Nascimento_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain166415https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35612/2/AnaliseMarketingDigital_Nascimento_2019.pdf.txt80f4e13b70c718da40ec65dc9f6a6be9MD52CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35612/3/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD53LICENSElicense.txttext/plain762https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35612/4/license.txte428689918449bd69f843393981e4109MD54123456789/356122021-09-20 12:27:35.415oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T15:27:35Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise sobre marketing digital no contexto de graduação em Administração da UFRN |
title |
Análise sobre marketing digital no contexto de graduação em Administração da UFRN |
spellingShingle |
Análise sobre marketing digital no contexto de graduação em Administração da UFRN Nascimento, Josiel Ribeiro Moura do Marketing digital Marketing Ensino Mercado Ferramentas |
title_short |
Análise sobre marketing digital no contexto de graduação em Administração da UFRN |
title_full |
Análise sobre marketing digital no contexto de graduação em Administração da UFRN |
title_fullStr |
Análise sobre marketing digital no contexto de graduação em Administração da UFRN |
title_full_unstemmed |
Análise sobre marketing digital no contexto de graduação em Administração da UFRN |
title_sort |
Análise sobre marketing digital no contexto de graduação em Administração da UFRN |
author |
Nascimento, Josiel Ribeiro Moura do |
author_facet |
Nascimento, Josiel Ribeiro Moura do |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Orsini, Anna Carolina Rodrigues |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Pignataro, Thelma |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Cunha Junior, Francisco Hélio da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Josiel Ribeiro Moura do |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Thelma Pignataro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Orsini, Anna Carolina Rodrigues |
contributor_str_mv |
Thelma Pignataro Orsini, Anna Carolina Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing digital Marketing Ensino Mercado Ferramentas |
topic |
Marketing digital Marketing Ensino Mercado Ferramentas |
description |
O marketing digital é uma temática que se tornou bastante expressiva ao longo dos últimos anos mediante aos fatores de grandes avanços nos quesitos da tecnologia e informação verificada em todo o contexto global. Atrelado a isso, houve uma grande expansão de mercados digitais. Dessa forma, compreender o funcionamento destas novas vertentes se tornou primordial para aqueles que desejam se destacar e obter melhores tomadas de decisões. Sendo assim, foi questionado a relação de competência dos alunos do curso de graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) sobre a temática do marketing digital. Esta pesquisa está classificada como quantitativa descritiva com a execução de uma pesquisa de campo por questionário, contendo 12 questões fechadas, trazendo os pontos de avaliação em conhecimento, habilidade e interesse, aplicado para 97 alunos. A análise estatística foi realizada através do Microsoft Excel 2016, onde foram avaliadas as medidas de posição (média e mediana), de dispersão (desvio padrão) e de formato (assimetria e curtose). Ao todo, foram considerados 94 questionários válidos. Foi verificado que a maior parte dos participantes considera ter um nível moderado de conhecimento em marketing digital. Foi constatado um alto índice de interesse pelos entrevistados em relação a temática do marketing digital. Em relação aos conceitos e ferramentas em marketing digital, os dados apontaram um baixo nível de conhecimento dos estudantes. Assim, apesar de interessados, os alunos da UFRN talvez não possuam a competência necessária para atuar nas lógicas propostas que o marketing digital impõe. É necessário haver mais investimentos no que tange o ensino de marketing digital no curso de administração da UFRN. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-12T19:25:01Z 2021-09-20T15:27:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-12-12T19:25:01Z 2021-09-20T15:27:34Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-11-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv |
2011033040 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Josiel Ribeiro Moura do. Análise sobre marketing digital no contexto de graduação em Administração da UFRN. 2019. 108f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35612 |
identifier_str_mv |
2011033040 NASCIMENTO, Josiel Ribeiro Moura do. Análise sobre marketing digital no contexto de graduação em Administração da UFRN. 2019. 108f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2019. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35612 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35612/1/AnaliseMarketingDigital_Nascimento_2019.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35612/2/AnaliseMarketingDigital_Nascimento_2019.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35612/3/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35612/4/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
26ff87654cdf462c21a87dd8929a38b4 80f4e13b70c718da40ec65dc9f6a6be9 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 e428689918449bd69f843393981e4109 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832835508305920 |