O olhar discente sobre as práticas docentes surdas e o uso de ferramentas educacionais digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lidiane Pereira da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57169
Resumo: O uso de tecnologias digitais pelos indivíduos promove práticas socioculturais que refletem diretamente nos processos de aprender. No contexto acadêmico, o estudante surdo vivencia experiências que configuram um processo de ensino e aprendizagem visual. Reconhecendo a necessidade de se adotar metodologias que sintonizem os cursos de ensino superior com desafios tecnológicos da atualidade e que contemplem os aspectos visuais da cultura surda, este trabalho objetivou analisar a percepção de alunos surdos do Curso de Licenciatura em Letras-Libras/Língua Portuguesa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) acerca do uso das ferramentas educacionais digitais no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, de modo específico, objetivou-se: i) identificar a percepção de estudantes surdas em formação sobre o uso das ferramentas educacionais digitais no processo de ensino e aprendizagem; ii) identificar o perfil e apropriação tecnológica dos estudantes surdos do Curso de Licenciatura em Letras-Libras/Língua Portuguesa da UFRN em formação; e iii) diagnosticar as necessidades formativas quanto ao uso de ferramentas educacionais digitais nas práticas docentes de acadêmicos surdos. Este trabalho traz como aporte teórico os Estudos Surdos em educação na concepção crítica, que destaca o papel da língua de sinais na produção de experiências as quais nos possibilitam (re)pensar os usos das tecnologias digitais na formação de estudantes surdos. Dessa forma, é possível articular as questões trazidas pelos próprios estudantes, colocando-os como protagonistas da sua própria formação. A pesquisa assumiu abordagem qualitativa com delineamento descritivo-interpretativo e elementos de um estudo de caso. Os sujeitos participantes foram cinco estudantes surdas do curso de Letras-Libras/Língua Portuguesa da UFRN, regularmente matriculadas na disciplina de Estágio Supervisionado de Formação de Professores para o Ensino Fundamental. Os dados foram coletados a partir de uma entrevista semiestruturada realizada em Língua Brasileira de Sinais, registrada por intermédio de vídeogravações realizadas na plataforma digital Zoom Meetings. A análise dos dados se deu mediante a técnica da análise de conteúdo, com base em Bardin, organizados em três categorias de análise: 1) utilização das ferramentas educacionais digitais em sala de aula; 2) identificação das ferramentas educacionais digitais: na vida acadêmica dos discentes surdos, e 3) tipos de metodologias de ensino aplicadas com as ferramentas educacionais digitais pelos docentes. Os resultados encontrados permitem destacar aspectos importantes nas implicações pedagógicas favoráveis à utilização de ferramentas educacionais digitais no processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos, como o potencial de versatilidade desses recursos nas estratégias pedagógicas, sobretudo, com a Língua Portuguesa escrita. Porém, importa considerar que apenas o uso desses recursos, sem uma efetiva objetividade e criticidade, não implica em rupturas de práticas metodológicas enraizadas ao longo do tempo. Para isso, é demandado esforço, tempo e estudo. E é nesse sentido que outras pesquisas devem surgir para fomentar novas perspectivas que contribuam para a notabilização do assunto.
id UFRN_15a94926b011b7bdd91285a9de962f25
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57169
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Lidiane Pereira dahttps://orcid.org/0000-0002-7289-4512http://lattes.cnpq.br/4756646407294958Bregonci, Aline de MenezesFonseca, Gessica Fabielyhttp://lattes.cnpq.br/2836927327702138Viana, Flávia Roldan2024-01-04T20:15:35Z2024-01-04T20:15:35Z2023-10-20SILVA, Lidiane Pereira da. O olhar discente sobre as práticas docentes surdas e o uso de ferramentas educacionais digitais. Orientadora: Dra. Flávia Roldan Viana. 2023. 164f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57169O uso de tecnologias digitais pelos indivíduos promove práticas socioculturais que refletem diretamente nos processos de aprender. No contexto acadêmico, o estudante surdo vivencia experiências que configuram um processo de ensino e aprendizagem visual. Reconhecendo a necessidade de se adotar metodologias que sintonizem os cursos de ensino superior com desafios tecnológicos da atualidade e que contemplem os aspectos visuais da cultura surda, este trabalho objetivou analisar a percepção de alunos surdos do Curso de Licenciatura em Letras-Libras/Língua Portuguesa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) acerca do uso das ferramentas educacionais digitais no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, de modo específico, objetivou-se: i) identificar a percepção de estudantes surdas em formação sobre o uso das ferramentas educacionais digitais no processo de ensino e aprendizagem; ii) identificar o perfil e apropriação tecnológica dos estudantes surdos do Curso de Licenciatura em Letras-Libras/Língua Portuguesa da UFRN em formação; e iii) diagnosticar as necessidades formativas quanto ao uso de ferramentas educacionais digitais nas práticas docentes de acadêmicos surdos. Este trabalho traz como aporte teórico os Estudos Surdos em educação na concepção crítica, que destaca o papel da língua de sinais na produção de experiências as quais nos possibilitam (re)pensar os usos das tecnologias digitais na formação de estudantes surdos. Dessa forma, é possível articular as questões trazidas pelos próprios estudantes, colocando-os como protagonistas da sua própria formação. A pesquisa assumiu abordagem qualitativa com delineamento descritivo-interpretativo e elementos de um estudo de caso. Os sujeitos participantes foram cinco estudantes surdas do curso de Letras-Libras/Língua Portuguesa da UFRN, regularmente matriculadas na disciplina de Estágio Supervisionado de Formação de Professores para o Ensino Fundamental. Os dados foram coletados a partir de uma entrevista semiestruturada realizada em Língua Brasileira de Sinais, registrada por intermédio de vídeogravações realizadas na plataforma digital Zoom Meetings. A análise dos dados se deu mediante a técnica da análise de conteúdo, com base em Bardin, organizados em três categorias de análise: 1) utilização das ferramentas educacionais digitais em sala de aula; 2) identificação das ferramentas educacionais digitais: na vida acadêmica dos discentes surdos, e 3) tipos de metodologias de ensino aplicadas com as ferramentas educacionais digitais pelos docentes. Os resultados encontrados permitem destacar aspectos importantes nas implicações pedagógicas favoráveis à utilização de ferramentas educacionais digitais no processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos, como o potencial de versatilidade desses recursos nas estratégias pedagógicas, sobretudo, com a Língua Portuguesa escrita. Porém, importa considerar que apenas o uso desses recursos, sem uma efetiva objetividade e criticidade, não implica em rupturas de práticas metodológicas enraizadas ao longo do tempo. Para isso, é demandado esforço, tempo e estudo. E é nesse sentido que outras pesquisas devem surgir para fomentar novas perspectivas que contribuam para a notabilização do assunto.The use of digital technologies by individuals promotes sociocultural practices that directly reflect on learning processes. In the academic context, deaf students experience experiences that configure a visual teaching and learning process. Recognizing the need to adopt methodologies that align higher education courses with current technological challenges and that consider the visual aspects of deaf culture, this work aimed to analyze the perception of deaf students in the Licentiate Degree Course in Letters-Libras/Portuguese Language of Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) about the use of digital educational tools in the teaching and learning process. For this, specifically, the objective was: i) to identify the perception of deaf students in training regarding the use of digital educational tools in the teaching and learning process; ii) identify the profile and technological appropriation of deaf students on the Degree Course in Letters-Libras/Portuguese Language at UFRN in training; and iii) diagnose training needs regarding the use of digital educational tools in the teaching practices of deaf academics. This work brings as a theoretical contribution Deaf Studies in education in a critical conception, which highlights the role of sign language in the production of experiences which enable us to (re)think the uses of digital technologies in the training of deaf students. In this way, it is possible to articulate the issues raised by the students themselves, placing them as protagonists of their own training. The research took a qualitative approach with a descriptive-interpretive design and elements of a case study. The participating subjects were five deaf students from the Literature/Libras/Portuguese Language course at UFRN, regularly enrolled in the Supervised Internship in Teacher Training for Elementary Education. Data were collected from a semi-structured interview carried out in Brazilian Sign Language, recorded through video recordings made on the Zoom Meetings digital platform. Data analysis was carried out using the content analysis technique, based on Bardin, organized into three categories of analysis: 1) use of digital educational tools in the classroom; 2): identification of digital educational tools: in the academic lives of deaf students, and 3) types of teaching methodologies applied with digital educational tools by teachers. The results found allow us to highlight important aspects in the pedagogical implications favorable to the use of digital educational tools in the teaching and learning process of deaf students, such as the potential versatility of these resources in pedagogical strategies, especially with written Portuguese. However, it is important to consider that the mere use of these resources, without effective objectivity and criticality, does not imply disruption of methodological practices rooted over time. This requires effort, time and study. And it is in this sense that other research must emerge to encourage new perspectives that contribute to the notability of the subject.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOFerramentas educacionais digitaisFormação inicial de surdosPráticas docentes surdasLetras libras - língua portuguesaO olhar discente sobre as práticas docentes surdas e o uso de ferramentas educacionais digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALOlhardiscentesobre_Silva_2023.pdfapplication/pdf981943https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57169/1/Olhardiscentesobre_Silva_2023.pdfa2b65dbbba0d374a2639126dd624ce99MD51123456789/571692024-01-04 17:16:07.309oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57169Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-01-04T20:16:07Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O olhar discente sobre as práticas docentes surdas e o uso de ferramentas educacionais digitais
title O olhar discente sobre as práticas docentes surdas e o uso de ferramentas educacionais digitais
spellingShingle O olhar discente sobre as práticas docentes surdas e o uso de ferramentas educacionais digitais
Silva, Lidiane Pereira da
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Ferramentas educacionais digitais
Formação inicial de surdos
Práticas docentes surdas
Letras libras - língua portuguesa
title_short O olhar discente sobre as práticas docentes surdas e o uso de ferramentas educacionais digitais
title_full O olhar discente sobre as práticas docentes surdas e o uso de ferramentas educacionais digitais
title_fullStr O olhar discente sobre as práticas docentes surdas e o uso de ferramentas educacionais digitais
title_full_unstemmed O olhar discente sobre as práticas docentes surdas e o uso de ferramentas educacionais digitais
title_sort O olhar discente sobre as práticas docentes surdas e o uso de ferramentas educacionais digitais
author Silva, Lidiane Pereira da
author_facet Silva, Lidiane Pereira da
author_role author
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-7289-4512
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4756646407294958
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Bregonci, Aline de Menezes
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Fonseca, Gessica Fabiely
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2836927327702138
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lidiane Pereira da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Viana, Flávia Roldan
contributor_str_mv Viana, Flávia Roldan
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Ferramentas educacionais digitais
Formação inicial de surdos
Práticas docentes surdas
Letras libras - língua portuguesa
dc.subject.por.fl_str_mv Ferramentas educacionais digitais
Formação inicial de surdos
Práticas docentes surdas
Letras libras - língua portuguesa
description O uso de tecnologias digitais pelos indivíduos promove práticas socioculturais que refletem diretamente nos processos de aprender. No contexto acadêmico, o estudante surdo vivencia experiências que configuram um processo de ensino e aprendizagem visual. Reconhecendo a necessidade de se adotar metodologias que sintonizem os cursos de ensino superior com desafios tecnológicos da atualidade e que contemplem os aspectos visuais da cultura surda, este trabalho objetivou analisar a percepção de alunos surdos do Curso de Licenciatura em Letras-Libras/Língua Portuguesa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) acerca do uso das ferramentas educacionais digitais no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, de modo específico, objetivou-se: i) identificar a percepção de estudantes surdas em formação sobre o uso das ferramentas educacionais digitais no processo de ensino e aprendizagem; ii) identificar o perfil e apropriação tecnológica dos estudantes surdos do Curso de Licenciatura em Letras-Libras/Língua Portuguesa da UFRN em formação; e iii) diagnosticar as necessidades formativas quanto ao uso de ferramentas educacionais digitais nas práticas docentes de acadêmicos surdos. Este trabalho traz como aporte teórico os Estudos Surdos em educação na concepção crítica, que destaca o papel da língua de sinais na produção de experiências as quais nos possibilitam (re)pensar os usos das tecnologias digitais na formação de estudantes surdos. Dessa forma, é possível articular as questões trazidas pelos próprios estudantes, colocando-os como protagonistas da sua própria formação. A pesquisa assumiu abordagem qualitativa com delineamento descritivo-interpretativo e elementos de um estudo de caso. Os sujeitos participantes foram cinco estudantes surdas do curso de Letras-Libras/Língua Portuguesa da UFRN, regularmente matriculadas na disciplina de Estágio Supervisionado de Formação de Professores para o Ensino Fundamental. Os dados foram coletados a partir de uma entrevista semiestruturada realizada em Língua Brasileira de Sinais, registrada por intermédio de vídeogravações realizadas na plataforma digital Zoom Meetings. A análise dos dados se deu mediante a técnica da análise de conteúdo, com base em Bardin, organizados em três categorias de análise: 1) utilização das ferramentas educacionais digitais em sala de aula; 2) identificação das ferramentas educacionais digitais: na vida acadêmica dos discentes surdos, e 3) tipos de metodologias de ensino aplicadas com as ferramentas educacionais digitais pelos docentes. Os resultados encontrados permitem destacar aspectos importantes nas implicações pedagógicas favoráveis à utilização de ferramentas educacionais digitais no processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos, como o potencial de versatilidade desses recursos nas estratégias pedagógicas, sobretudo, com a Língua Portuguesa escrita. Porém, importa considerar que apenas o uso desses recursos, sem uma efetiva objetividade e criticidade, não implica em rupturas de práticas metodológicas enraizadas ao longo do tempo. Para isso, é demandado esforço, tempo e estudo. E é nesse sentido que outras pesquisas devem surgir para fomentar novas perspectivas que contribuam para a notabilização do assunto.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-10-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-04T20:15:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-01-04T20:15:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Lidiane Pereira da. O olhar discente sobre as práticas docentes surdas e o uso de ferramentas educacionais digitais. Orientadora: Dra. Flávia Roldan Viana. 2023. 164f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57169
identifier_str_mv SILVA, Lidiane Pereira da. O olhar discente sobre as práticas docentes surdas e o uso de ferramentas educacionais digitais. Orientadora: Dra. Flávia Roldan Viana. 2023. 164f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57169/1/Olhardiscentesobre_Silva_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a2b65dbbba0d374a2639126dd624ce99
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117856336281600