Estratégias de ensino e aprendizagem desenvolvidas com alunos com transtorno do espectro autista na escola regular: uma revisão integrativa da literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23412 |
Resumo: | O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento, caracterizado por prejuízos nas áreas sociocomunicativas e comportamentais. Com essas especificidades e, também, perante os números expressivos de educandos assim diagnosticados matriculados em escolas regulares, é primordial que o professor faça uso de práticas interventivas que, de fato, favoreçam o desenvolvimento acadêmico e funcional dessa população. Nesse contexto, o objetivo do presente estudo é identificar, com base na Revisão Integrativa da Literatura (RIL), estratégias de ensino e de aprendizagem implementadas por professores regentes, que atuam em classes regulares de ensino, com essa clientela especial. Como fonte de análise, foi rastreado um acervo de teses e de dissertações publicadas no Brasil, no período 2008-2013. Os dados coletados em vinte estudos foram, através de procedimentos da Análise de Conteúdo, organizados em categorias e em subcategorias. A seguir, com base em critérios estabelecidos por duas agências de pesquisa (National Autism Center e o National Professional Development Center), essas estratégias foram classificadas, tendo como critério a validade científica. Os resultados desse estudo revelaram a necessidade de instalação de programas de formação continuada, para aquisição de competências, por parte dos professores, no sentido de se tornarem capazes de implementar práticas empiricamente validadas, no cotidiano das escolas brasileiras. |
id |
UFRN_25362df24029e46e5760e26955826585 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23412 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Azevedo, Mariana Queiroz Orrico dehttp://lattes.cnpq.br/7056234758524442http://lattes.cnpq.br/1188086132826132Schmidt, Carlohttp://lattes.cnpq.br/7185372980306847Nunes, Leila Regina de Paulahttp://lattes.cnpq.br/3088935631734002Silva, Luzia Guacira dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/1032425601643160Gonçalves, Maria de Jesushttp://lattes.cnpq.br/1882493636300348Nunes, Débora Regina de Paula2017-06-07T19:10:34Z2017-06-07T19:10:34Z2017-02-10AZEVEDO, Mariana Queiroz Orrico de. Estratégias de ensino e aprendizagem desenvolvidas com alunos com transtorno do espectro autista na escola regular: uma revisão integrativa da literatura. 2017. 152f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23412O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento, caracterizado por prejuízos nas áreas sociocomunicativas e comportamentais. Com essas especificidades e, também, perante os números expressivos de educandos assim diagnosticados matriculados em escolas regulares, é primordial que o professor faça uso de práticas interventivas que, de fato, favoreçam o desenvolvimento acadêmico e funcional dessa população. Nesse contexto, o objetivo do presente estudo é identificar, com base na Revisão Integrativa da Literatura (RIL), estratégias de ensino e de aprendizagem implementadas por professores regentes, que atuam em classes regulares de ensino, com essa clientela especial. Como fonte de análise, foi rastreado um acervo de teses e de dissertações publicadas no Brasil, no período 2008-2013. Os dados coletados em vinte estudos foram, através de procedimentos da Análise de Conteúdo, organizados em categorias e em subcategorias. A seguir, com base em critérios estabelecidos por duas agências de pesquisa (National Autism Center e o National Professional Development Center), essas estratégias foram classificadas, tendo como critério a validade científica. Os resultados desse estudo revelaram a necessidade de instalação de programas de formação continuada, para aquisição de competências, por parte dos professores, no sentido de se tornarem capazes de implementar práticas empiricamente validadas, no cotidiano das escolas brasileiras.Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder characterized by social-communication and behavior impairments. With these specificities and considering the expressive number of students with ASD enrolled in regular schools, it is critical that teachers implement intervention strategies that truly favor the academic and the functional development of this population. In this scenario, the purpose of this study is to identify, based on an Integrative Literature Review (ILR), teaching and learning strategies implemented by regent teachers, who work in regular classes with these students. Theses and dissertations published in Brazil between 2008 and 2013 were used as source of analysis. Data collected in twenty studies were, through Content Analysis, organized into categories and subcategories. Based on criteria established by two research agencies (National Autism Center and National Professional Development Center), these strategies were, then, classified in terms of scientific validity. The results of this study revealed the need for teacher education programs capable of developing competencies to implement empirically validated practices in Brazilian schools.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAutismoRevisão integrativaEscolarizaçãoPráticas baseadas em evidênciasEstratégias de ensinoEstratégias de ensino e aprendizagem desenvolvidas com alunos com transtorno do espectro autista na escola regular: uma revisão integrativa da literaturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMarianaQueirozOrricoDeAzevedo_DISSERT.pdfMarianaQueirozOrricoDeAzevedo_DISSERT.pdfapplication/pdf1285203https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23412/1/MarianaQueirozOrricoDeAzevedo_DISSERT.pdf040d63b77f458f6c1e1df0640b36d1bbMD51TEXTMarianaQueirozOrricoDeAzevedo_DISSERT.pdf.txtMarianaQueirozOrricoDeAzevedo_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain331965https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23412/4/MarianaQueirozOrricoDeAzevedo_DISSERT.pdf.txt9f3fe1355eb69c646e8012d279cf1428MD54THUMBNAILMarianaQueirozOrricoDeAzevedo_DISSERT.pdf.jpgMarianaQueirozOrricoDeAzevedo_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2660https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23412/5/MarianaQueirozOrricoDeAzevedo_DISSERT.pdf.jpg377f713fb44e88caf5f1e3bef93afe9dMD55123456789/234122017-11-04 22:35:00.133oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23412Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-05T01:35Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégias de ensino e aprendizagem desenvolvidas com alunos com transtorno do espectro autista na escola regular: uma revisão integrativa da literatura |
title |
Estratégias de ensino e aprendizagem desenvolvidas com alunos com transtorno do espectro autista na escola regular: uma revisão integrativa da literatura |
spellingShingle |
Estratégias de ensino e aprendizagem desenvolvidas com alunos com transtorno do espectro autista na escola regular: uma revisão integrativa da literatura Azevedo, Mariana Queiroz Orrico de CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Autismo Revisão integrativa Escolarização Práticas baseadas em evidências Estratégias de ensino |
title_short |
Estratégias de ensino e aprendizagem desenvolvidas com alunos com transtorno do espectro autista na escola regular: uma revisão integrativa da literatura |
title_full |
Estratégias de ensino e aprendizagem desenvolvidas com alunos com transtorno do espectro autista na escola regular: uma revisão integrativa da literatura |
title_fullStr |
Estratégias de ensino e aprendizagem desenvolvidas com alunos com transtorno do espectro autista na escola regular: uma revisão integrativa da literatura |
title_full_unstemmed |
Estratégias de ensino e aprendizagem desenvolvidas com alunos com transtorno do espectro autista na escola regular: uma revisão integrativa da literatura |
title_sort |
Estratégias de ensino e aprendizagem desenvolvidas com alunos com transtorno do espectro autista na escola regular: uma revisão integrativa da literatura |
author |
Azevedo, Mariana Queiroz Orrico de |
author_facet |
Azevedo, Mariana Queiroz Orrico de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7056234758524442 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1188086132826132 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Schmidt, Carlo |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7185372980306847 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Nunes, Leila Regina de Paula |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3088935631734002 |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Silva, Luzia Guacira dos Santos |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1032425601643160 |
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Maria de Jesus |
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees4Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1882493636300348 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Mariana Queiroz Orrico de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nunes, Débora Regina de Paula |
contributor_str_mv |
Nunes, Débora Regina de Paula |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Autismo Revisão integrativa Escolarização Práticas baseadas em evidências Estratégias de ensino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autismo Revisão integrativa Escolarização Práticas baseadas em evidências Estratégias de ensino |
description |
O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento, caracterizado por prejuízos nas áreas sociocomunicativas e comportamentais. Com essas especificidades e, também, perante os números expressivos de educandos assim diagnosticados matriculados em escolas regulares, é primordial que o professor faça uso de práticas interventivas que, de fato, favoreçam o desenvolvimento acadêmico e funcional dessa população. Nesse contexto, o objetivo do presente estudo é identificar, com base na Revisão Integrativa da Literatura (RIL), estratégias de ensino e de aprendizagem implementadas por professores regentes, que atuam em classes regulares de ensino, com essa clientela especial. Como fonte de análise, foi rastreado um acervo de teses e de dissertações publicadas no Brasil, no período 2008-2013. Os dados coletados em vinte estudos foram, através de procedimentos da Análise de Conteúdo, organizados em categorias e em subcategorias. A seguir, com base em critérios estabelecidos por duas agências de pesquisa (National Autism Center e o National Professional Development Center), essas estratégias foram classificadas, tendo como critério a validade científica. Os resultados desse estudo revelaram a necessidade de instalação de programas de formação continuada, para aquisição de competências, por parte dos professores, no sentido de se tornarem capazes de implementar práticas empiricamente validadas, no cotidiano das escolas brasileiras. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-06-07T19:10:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-06-07T19:10:34Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-02-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
AZEVEDO, Mariana Queiroz Orrico de. Estratégias de ensino e aprendizagem desenvolvidas com alunos com transtorno do espectro autista na escola regular: uma revisão integrativa da literatura. 2017. 152f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23412 |
identifier_str_mv |
AZEVEDO, Mariana Queiroz Orrico de. Estratégias de ensino e aprendizagem desenvolvidas com alunos com transtorno do espectro autista na escola regular: uma revisão integrativa da literatura. 2017. 152f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23412 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23412/1/MarianaQueirozOrricoDeAzevedo_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23412/4/MarianaQueirozOrricoDeAzevedo_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23412/5/MarianaQueirozOrricoDeAzevedo_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
040d63b77f458f6c1e1df0640b36d1bb 9f3fe1355eb69c646e8012d279cf1428 377f713fb44e88caf5f1e3bef93afe9d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832735393415168 |