Projeto gráfico aplicado para aumentar o engajamento no perfil do Instagram da marca Lume (@lume.arte): Estudo de caso da aplicação de requisitos do Design Gráfico na comunicação visual da marca Lume, visando aumentar seu engajamento na rede social Instagram
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47420 |
Resumo: | Independente dos caminhos percorridos pela humanidade, a interação e a comunicação são atributos naturais e importantes para dar suporte à toda a estrutura social que estamos inseridos. Atualmente, na Era da Participação Digital vivenciamos uma nova realidade comunicativa: a migração do mercado de serviços e de produtos para as redes sociais virtuais. Na plataforma do Instagram, rede social virtual que será nosso ambiente de pesquisa, essas empresas buscam atrair e manter o engajamento dos seus consumidores com a marca através da expressão visual com publicações gráficas diversas. Mas como fazer uso de recursos gráficos digitais para construir uma comunicação visual que promova o engajamento do público em torno de uma marca e de seus produtos e/ou serviços? Quais os elementos visuais fundamentais para promover o engajamento de um público específico? Enfim, essas são algumas das questões levantadas neste trabalho, que tem como objetivo principal apontar quais os parâmetros gráficos e interativos indispensáveis para que a linguagem visual de uma marca/instituição seja clara e coerente, promovendo o engajamento de sua audiência em seus posts publicados na rede social virtual Instagram. A aplicação de uma metodologia projetual interativa de Design na expressão visual de uma determinada marca pode influenciar positivamente os resultados de sua comunicação visual no Instagram, pois o domínio do Design é apresentar formas sistemáticas de conceber soluções para problemas sem perder de vista contextos humanos, sejam eles éticos e/ou socioculturais. |
id |
UFRN_27054466588879b7079ec8d525e29a01 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47420 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Cyntia Vale deSANTOS, DinoRIBEIRO, KilderSANTA ROSA, JoséFigueirôa, Dino Lincoln2021-01-17T22:11:59Z2022-05-25T12:22:32Z2021-01-17T22:11:59Z2022-05-25T12:22:32Z2020-12-142010022432OLIVEIRA, Cyntia Vale de. Projeto gráfico aplicado para aumentar o engajamento no perfil do Instagram da marca Lume (@lume.arte): Estudo de caso da aplicação de requisitos do Design Gráfico na comunicação visual da marca Lume, visando aumentar seu engajamento na rede social Instagram. Orientador: Cyntia Oliveira. 2020. 182 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Departamento de Design, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47420Independente dos caminhos percorridos pela humanidade, a interação e a comunicação são atributos naturais e importantes para dar suporte à toda a estrutura social que estamos inseridos. Atualmente, na Era da Participação Digital vivenciamos uma nova realidade comunicativa: a migração do mercado de serviços e de produtos para as redes sociais virtuais. Na plataforma do Instagram, rede social virtual que será nosso ambiente de pesquisa, essas empresas buscam atrair e manter o engajamento dos seus consumidores com a marca através da expressão visual com publicações gráficas diversas. Mas como fazer uso de recursos gráficos digitais para construir uma comunicação visual que promova o engajamento do público em torno de uma marca e de seus produtos e/ou serviços? Quais os elementos visuais fundamentais para promover o engajamento de um público específico? Enfim, essas são algumas das questões levantadas neste trabalho, que tem como objetivo principal apontar quais os parâmetros gráficos e interativos indispensáveis para que a linguagem visual de uma marca/instituição seja clara e coerente, promovendo o engajamento de sua audiência em seus posts publicados na rede social virtual Instagram. A aplicação de uma metodologia projetual interativa de Design na expressão visual de uma determinada marca pode influenciar positivamente os resultados de sua comunicação visual no Instagram, pois o domínio do Design é apresentar formas sistemáticas de conceber soluções para problemas sem perder de vista contextos humanos, sejam eles éticos e/ou socioculturais.Regardless of the paths taken by humanity, interaction and communication are natural and important attributes to support the entire social structure in which we are inserted. Currently, in the Age of Digital Participation, we are experiencing a new communicative reality: the migration of services and the product market to virtual social networks. On the social media Instagram, a virtual social network that will be our research environment, these companies seek to attract and maintain the engagement of their consumers with the brand through visual expression with various graphic publications. But how to make use of digital graphic resources to build visual communication that promotes public engagement around a brand and its products and/or services? What are the fundamental visual elements to promote the engagement of a specific audience? Anyway, these are some of the questions raised in this work, whose main objective is to point out which graphic and interactive parameters are essential for the visual language of a brand/institution to be clear and coherent, promoting the engagement of its audience in their posts published on the virtual social network Instagram. The application of the interactive design methodology in a brand visual expression can positively influence the results of your visual communication on Instagram, since the domain of Design is to present systematic ways of conceiving solutions to problems without losing sight of the human contexts, be they ethical and/or socio-cultural.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilDesignAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccesscomunicação visual, design, engajamento, expressão visual, linguagem visual, instagram, interação, rede social virtual.visual communication, design, engagement, visual expression, visual language, instagram, interaction, virtual social network.Projeto gráfico aplicado para aumentar o engajamento no perfil do Instagram da marca Lume (@lume.arte): Estudo de caso da aplicação de requisitos do Design Gráfico na comunicação visual da marca Lume, visando aumentar seu engajamento na rede social Instagraminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNCC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47420/1/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD51ORIGINALProjetoGraficoAplicado_Oliveira_2020.pdfapplication/pdf40075404https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47420/2/ProjetoGraficoAplicado_Oliveira_2020.pdf213c1c4359bf187f15c02e8c5a5f32f9MD52LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47420/3/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD53TEXTTTC II - FINAL.pdf.txtExtracted texttext/plain377385https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47420/4/TTC%20II%20-%20FINAL.pdf.txt1a0598834f34ab3a7ac38a820c5ed535MD54123456789/474202023-01-25 16:38:56.278oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-25T19:38:56Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Projeto gráfico aplicado para aumentar o engajamento no perfil do Instagram da marca Lume (@lume.arte): Estudo de caso da aplicação de requisitos do Design Gráfico na comunicação visual da marca Lume, visando aumentar seu engajamento na rede social Instagram |
title |
Projeto gráfico aplicado para aumentar o engajamento no perfil do Instagram da marca Lume (@lume.arte): Estudo de caso da aplicação de requisitos do Design Gráfico na comunicação visual da marca Lume, visando aumentar seu engajamento na rede social Instagram |
spellingShingle |
Projeto gráfico aplicado para aumentar o engajamento no perfil do Instagram da marca Lume (@lume.arte): Estudo de caso da aplicação de requisitos do Design Gráfico na comunicação visual da marca Lume, visando aumentar seu engajamento na rede social Instagram Oliveira, Cyntia Vale de comunicação visual, design, engajamento, expressão visual, linguagem visual, instagram, interação, rede social virtual. visual communication, design, engagement, visual expression, visual language, instagram, interaction, virtual social network. |
title_short |
Projeto gráfico aplicado para aumentar o engajamento no perfil do Instagram da marca Lume (@lume.arte): Estudo de caso da aplicação de requisitos do Design Gráfico na comunicação visual da marca Lume, visando aumentar seu engajamento na rede social Instagram |
title_full |
Projeto gráfico aplicado para aumentar o engajamento no perfil do Instagram da marca Lume (@lume.arte): Estudo de caso da aplicação de requisitos do Design Gráfico na comunicação visual da marca Lume, visando aumentar seu engajamento na rede social Instagram |
title_fullStr |
Projeto gráfico aplicado para aumentar o engajamento no perfil do Instagram da marca Lume (@lume.arte): Estudo de caso da aplicação de requisitos do Design Gráfico na comunicação visual da marca Lume, visando aumentar seu engajamento na rede social Instagram |
title_full_unstemmed |
Projeto gráfico aplicado para aumentar o engajamento no perfil do Instagram da marca Lume (@lume.arte): Estudo de caso da aplicação de requisitos do Design Gráfico na comunicação visual da marca Lume, visando aumentar seu engajamento na rede social Instagram |
title_sort |
Projeto gráfico aplicado para aumentar o engajamento no perfil do Instagram da marca Lume (@lume.arte): Estudo de caso da aplicação de requisitos do Design Gráfico na comunicação visual da marca Lume, visando aumentar seu engajamento na rede social Instagram |
author |
Oliveira, Cyntia Vale de |
author_facet |
Oliveira, Cyntia Vale de |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
SANTOS, Dino |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
RIBEIRO, Kilder |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
SANTA ROSA, José |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Cyntia Vale de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Figueirôa, Dino Lincoln |
contributor_str_mv |
Figueirôa, Dino Lincoln |
dc.subject.por.fl_str_mv |
comunicação visual, design, engajamento, expressão visual, linguagem visual, instagram, interação, rede social virtual. visual communication, design, engagement, visual expression, visual language, instagram, interaction, virtual social network. |
topic |
comunicação visual, design, engajamento, expressão visual, linguagem visual, instagram, interação, rede social virtual. visual communication, design, engagement, visual expression, visual language, instagram, interaction, virtual social network. |
description |
Independente dos caminhos percorridos pela humanidade, a interação e a comunicação são atributos naturais e importantes para dar suporte à toda a estrutura social que estamos inseridos. Atualmente, na Era da Participação Digital vivenciamos uma nova realidade comunicativa: a migração do mercado de serviços e de produtos para as redes sociais virtuais. Na plataforma do Instagram, rede social virtual que será nosso ambiente de pesquisa, essas empresas buscam atrair e manter o engajamento dos seus consumidores com a marca através da expressão visual com publicações gráficas diversas. Mas como fazer uso de recursos gráficos digitais para construir uma comunicação visual que promova o engajamento do público em torno de uma marca e de seus produtos e/ou serviços? Quais os elementos visuais fundamentais para promover o engajamento de um público específico? Enfim, essas são algumas das questões levantadas neste trabalho, que tem como objetivo principal apontar quais os parâmetros gráficos e interativos indispensáveis para que a linguagem visual de uma marca/instituição seja clara e coerente, promovendo o engajamento de sua audiência em seus posts publicados na rede social virtual Instagram. A aplicação de uma metodologia projetual interativa de Design na expressão visual de uma determinada marca pode influenciar positivamente os resultados de sua comunicação visual no Instagram, pois o domínio do Design é apresentar formas sistemáticas de conceber soluções para problemas sem perder de vista contextos humanos, sejam eles éticos e/ou socioculturais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-12-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-17T22:11:59Z 2022-05-25T12:22:32Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-01-17T22:11:59Z 2022-05-25T12:22:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv |
2010022432 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Cyntia Vale de. Projeto gráfico aplicado para aumentar o engajamento no perfil do Instagram da marca Lume (@lume.arte): Estudo de caso da aplicação de requisitos do Design Gráfico na comunicação visual da marca Lume, visando aumentar seu engajamento na rede social Instagram. Orientador: Cyntia Oliveira. 2020. 182 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Departamento de Design, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47420 |
identifier_str_mv |
2010022432 OLIVEIRA, Cyntia Vale de. Projeto gráfico aplicado para aumentar o engajamento no perfil do Instagram da marca Lume (@lume.arte): Estudo de caso da aplicação de requisitos do Design Gráfico na comunicação visual da marca Lume, visando aumentar seu engajamento na rede social Instagram. Orientador: Cyntia Oliveira. 2020. 182 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Departamento de Design, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47420 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Design |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47420/1/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47420/2/ProjetoGraficoAplicado_Oliveira_2020.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47420/3/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47420/4/TTC%20II%20-%20FINAL.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 213c1c4359bf187f15c02e8c5a5f32f9 7278bab9c5c886812fa7d225dc807888 1a0598834f34ab3a7ac38a820c5ed535 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117567518605312 |