Projeto gráfico aplicado para aumentar o engajamento no perfil do Instagram da marca Lume (@lume.arte): Estudo de caso da aplicação de requisitos do Design Gráfico na comunicação visual da marca Lume, visando aumentar seu engajamento na rede social Instagram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Cyntia Vale de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47420
Resumo: Independente dos caminhos percorridos pela humanidade, a interação e a comunicação são atributos naturais e importantes para dar suporte à toda a estrutura social que estamos inseridos. Atualmente, na Era da Participação Digital vivenciamos uma nova realidade comunicativa: a migração do mercado de serviços e de produtos para as redes sociais virtuais. Na plataforma do Instagram, rede social virtual que será nosso ambiente de pesquisa, essas empresas buscam atrair e manter o engajamento dos seus consumidores com a marca através da expressão visual com publicações gráficas diversas. Mas como fazer uso de recursos gráficos digitais para construir uma comunicação visual que promova o engajamento do público em torno de uma marca e de seus produtos e/ou serviços? Quais os elementos visuais fundamentais para promover o engajamento de um público específico? Enfim, essas são algumas das questões levantadas neste trabalho, que tem como objetivo principal apontar quais os parâmetros gráficos e interativos indispensáveis para que a linguagem visual de uma marca/instituição seja clara e coerente, promovendo o engajamento de sua audiência em seus posts publicados na rede social virtual Instagram. A aplicação de uma metodologia projetual interativa de Design na expressão visual de uma determinada marca pode influenciar positivamente os resultados de sua comunicação visual no Instagram, pois o domínio do Design é apresentar formas sistemáticas de conceber soluções para problemas sem perder de vista contextos humanos, sejam eles éticos e/ou socioculturais.
id UFRN_27054466588879b7079ec8d525e29a01
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47420
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Oliveira, Cyntia Vale deSANTOS, DinoRIBEIRO, KilderSANTA ROSA, JoséFigueirôa, Dino Lincoln2021-01-17T22:11:59Z2022-05-25T12:22:32Z2021-01-17T22:11:59Z2022-05-25T12:22:32Z2020-12-142010022432OLIVEIRA, Cyntia Vale de. Projeto gráfico aplicado para aumentar o engajamento no perfil do Instagram da marca Lume (@lume.arte): Estudo de caso da aplicação de requisitos do Design Gráfico na comunicação visual da marca Lume, visando aumentar seu engajamento na rede social Instagram. Orientador: Cyntia Oliveira. 2020. 182 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Departamento de Design, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47420Independente dos caminhos percorridos pela humanidade, a interação e a comunicação são atributos naturais e importantes para dar suporte à toda a estrutura social que estamos inseridos. Atualmente, na Era da Participação Digital vivenciamos uma nova realidade comunicativa: a migração do mercado de serviços e de produtos para as redes sociais virtuais. Na plataforma do Instagram, rede social virtual que será nosso ambiente de pesquisa, essas empresas buscam atrair e manter o engajamento dos seus consumidores com a marca através da expressão visual com publicações gráficas diversas. Mas como fazer uso de recursos gráficos digitais para construir uma comunicação visual que promova o engajamento do público em torno de uma marca e de seus produtos e/ou serviços? Quais os elementos visuais fundamentais para promover o engajamento de um público específico? Enfim, essas são algumas das questões levantadas neste trabalho, que tem como objetivo principal apontar quais os parâmetros gráficos e interativos indispensáveis para que a linguagem visual de uma marca/instituição seja clara e coerente, promovendo o engajamento de sua audiência em seus posts publicados na rede social virtual Instagram. A aplicação de uma metodologia projetual interativa de Design na expressão visual de uma determinada marca pode influenciar positivamente os resultados de sua comunicação visual no Instagram, pois o domínio do Design é apresentar formas sistemáticas de conceber soluções para problemas sem perder de vista contextos humanos, sejam eles éticos e/ou socioculturais.Regardless of the paths taken by humanity, interaction and communication are natural and important attributes to support the entire social structure in which we are inserted. Currently, in the Age of Digital Participation, we are experiencing a new communicative reality: the migration of services and the product market to virtual social networks. On the social media Instagram, a virtual social network that will be our research environment, these companies seek to attract and maintain the engagement of their consumers with the brand through visual expression with various graphic publications. But how to make use of digital graphic resources to build visual communication that promotes public engagement around a brand and its products and/or services? What are the fundamental visual elements to promote the engagement of a specific audience? Anyway, these are some of the questions raised in this work, whose main objective is to point out which graphic and interactive parameters are essential for the visual language of a brand/institution to be clear and coherent, promoting the engagement of its audience in their posts published on the virtual social network Instagram. The application of the interactive design methodology in a brand visual expression can positively influence the results of your visual communication on Instagram, since the domain of Design is to present systematic ways of conceiving solutions to problems without losing sight of the human contexts, be they ethical and/or socio-cultural.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilDesignAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccesscomunicação visual, design, engajamento, expressão visual, linguagem visual, instagram, interação, rede social virtual.visual communication, design, engagement, visual expression, visual language, instagram, interaction, virtual social network.Projeto gráfico aplicado para aumentar o engajamento no perfil do Instagram da marca Lume (@lume.arte): Estudo de caso da aplicação de requisitos do Design Gráfico na comunicação visual da marca Lume, visando aumentar seu engajamento na rede social Instagraminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNCC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47420/1/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD51ORIGINALProjetoGraficoAplicado_Oliveira_2020.pdfapplication/pdf40075404https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47420/2/ProjetoGraficoAplicado_Oliveira_2020.pdf213c1c4359bf187f15c02e8c5a5f32f9MD52LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47420/3/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD53TEXTTTC II - FINAL.pdf.txtExtracted texttext/plain377385https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47420/4/TTC%20II%20-%20FINAL.pdf.txt1a0598834f34ab3a7ac38a820c5ed535MD54123456789/474202023-01-25 16:38:56.278oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-25T19:38:56Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Projeto gráfico aplicado para aumentar o engajamento no perfil do Instagram da marca Lume (@lume.arte): Estudo de caso da aplicação de requisitos do Design Gráfico na comunicação visual da marca Lume, visando aumentar seu engajamento na rede social Instagram
title Projeto gráfico aplicado para aumentar o engajamento no perfil do Instagram da marca Lume (@lume.arte): Estudo de caso da aplicação de requisitos do Design Gráfico na comunicação visual da marca Lume, visando aumentar seu engajamento na rede social Instagram
spellingShingle Projeto gráfico aplicado para aumentar o engajamento no perfil do Instagram da marca Lume (@lume.arte): Estudo de caso da aplicação de requisitos do Design Gráfico na comunicação visual da marca Lume, visando aumentar seu engajamento na rede social Instagram
Oliveira, Cyntia Vale de
comunicação visual, design, engajamento, expressão visual, linguagem visual, instagram, interação, rede social virtual.
visual communication, design, engagement, visual expression, visual language, instagram, interaction, virtual social network.
title_short Projeto gráfico aplicado para aumentar o engajamento no perfil do Instagram da marca Lume (@lume.arte): Estudo de caso da aplicação de requisitos do Design Gráfico na comunicação visual da marca Lume, visando aumentar seu engajamento na rede social Instagram
title_full Projeto gráfico aplicado para aumentar o engajamento no perfil do Instagram da marca Lume (@lume.arte): Estudo de caso da aplicação de requisitos do Design Gráfico na comunicação visual da marca Lume, visando aumentar seu engajamento na rede social Instagram
title_fullStr Projeto gráfico aplicado para aumentar o engajamento no perfil do Instagram da marca Lume (@lume.arte): Estudo de caso da aplicação de requisitos do Design Gráfico na comunicação visual da marca Lume, visando aumentar seu engajamento na rede social Instagram
title_full_unstemmed Projeto gráfico aplicado para aumentar o engajamento no perfil do Instagram da marca Lume (@lume.arte): Estudo de caso da aplicação de requisitos do Design Gráfico na comunicação visual da marca Lume, visando aumentar seu engajamento na rede social Instagram
title_sort Projeto gráfico aplicado para aumentar o engajamento no perfil do Instagram da marca Lume (@lume.arte): Estudo de caso da aplicação de requisitos do Design Gráfico na comunicação visual da marca Lume, visando aumentar seu engajamento na rede social Instagram
author Oliveira, Cyntia Vale de
author_facet Oliveira, Cyntia Vale de
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv SANTOS, Dino
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv RIBEIRO, Kilder
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv SANTA ROSA, José
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Cyntia Vale de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Figueirôa, Dino Lincoln
contributor_str_mv Figueirôa, Dino Lincoln
dc.subject.por.fl_str_mv comunicação visual, design, engajamento, expressão visual, linguagem visual, instagram, interação, rede social virtual.
visual communication, design, engagement, visual expression, visual language, instagram, interaction, virtual social network.
topic comunicação visual, design, engajamento, expressão visual, linguagem visual, instagram, interação, rede social virtual.
visual communication, design, engagement, visual expression, visual language, instagram, interaction, virtual social network.
description Independente dos caminhos percorridos pela humanidade, a interação e a comunicação são atributos naturais e importantes para dar suporte à toda a estrutura social que estamos inseridos. Atualmente, na Era da Participação Digital vivenciamos uma nova realidade comunicativa: a migração do mercado de serviços e de produtos para as redes sociais virtuais. Na plataforma do Instagram, rede social virtual que será nosso ambiente de pesquisa, essas empresas buscam atrair e manter o engajamento dos seus consumidores com a marca através da expressão visual com publicações gráficas diversas. Mas como fazer uso de recursos gráficos digitais para construir uma comunicação visual que promova o engajamento do público em torno de uma marca e de seus produtos e/ou serviços? Quais os elementos visuais fundamentais para promover o engajamento de um público específico? Enfim, essas são algumas das questões levantadas neste trabalho, que tem como objetivo principal apontar quais os parâmetros gráficos e interativos indispensáveis para que a linguagem visual de uma marca/instituição seja clara e coerente, promovendo o engajamento de sua audiência em seus posts publicados na rede social virtual Instagram. A aplicação de uma metodologia projetual interativa de Design na expressão visual de uma determinada marca pode influenciar positivamente os resultados de sua comunicação visual no Instagram, pois o domínio do Design é apresentar formas sistemáticas de conceber soluções para problemas sem perder de vista contextos humanos, sejam eles éticos e/ou socioculturais.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-17T22:11:59Z
2022-05-25T12:22:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-17T22:11:59Z
2022-05-25T12:22:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 2010022432
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Cyntia Vale de. Projeto gráfico aplicado para aumentar o engajamento no perfil do Instagram da marca Lume (@lume.arte): Estudo de caso da aplicação de requisitos do Design Gráfico na comunicação visual da marca Lume, visando aumentar seu engajamento na rede social Instagram. Orientador: Cyntia Oliveira. 2020. 182 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Departamento de Design, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47420
identifier_str_mv 2010022432
OLIVEIRA, Cyntia Vale de. Projeto gráfico aplicado para aumentar o engajamento no perfil do Instagram da marca Lume (@lume.arte): Estudo de caso da aplicação de requisitos do Design Gráfico na comunicação visual da marca Lume, visando aumentar seu engajamento na rede social Instagram. Orientador: Cyntia Oliveira. 2020. 182 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Departamento de Design, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Design
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47420/1/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47420/2/ProjetoGraficoAplicado_Oliveira_2020.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47420/3/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47420/4/TTC%20II%20-%20FINAL.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
213c1c4359bf187f15c02e8c5a5f32f9
7278bab9c5c886812fa7d225dc807888
1a0598834f34ab3a7ac38a820c5ed535
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117567518605312