Influenciadores digitais e seus impactos no posicionamento de marcas e na decisão de compra: um estudo da percepção das usuárias de Instagram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jácome, Ana Carla de Medeiros Lins
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35127
Resumo: A partir do avanço da tecnologia, vários meios de comunicação foram desenvolvidos e com a popularização da internet, redes sociais, como o Instagram, nasceram fazendo com que o entretenimento e o relacionamento entre grupo de pessoas e/ou empresa fosse possível e mais dinâmico. No início, os blogs foram pioneiros nessa interação, com os influenciadores digitais, ganhando extrema força principalmente no ramo da moda. Com o sucesso deles, empresas começaram a visualizar um grande potencial de investimentos para a divulgação das suas marcas, por relação direta com o comportamento do consumidor, tendo os leitores como clientes em potencial. Diante disso, o objetivo do estudo é analisar a percepção das usuárias do Instagram acerca dos impactos dos influenciadores digitais no posicionamento de marcas e na decisão de compra. Para realizar esse estudo, foi realizada uma pesquisa quantitativa entre mulheres usuárias do Instagram, na qual foi analisada de acordo com o raciocínio lógico e dedutivo, estabelecendo relações entre as informações. Como resultado, foi possível verificar que as usuárias do Instagram são mulheres jovens e solteiras, ingressantes na faculdade, nas quais passam quase 10% do seu dia utilizando a ferramenta, possuindo a preferência de consumo de conteúdos de moda, buscam informações através de influenciadores digitais, pois confiam neles chegando ao ponto de mudarem a visão sobre determinado produto ou marca. Além disso, já realizaram compra e também deixaram de fazer por feedback negativo desse tipo de influencia, onde nunca se arrependeram, porém não descartam a possibilidade, possuindo a percepção de que as mascas divulgadas por esses sujeitos ganham mais credibilidade e assim é de grande importância para elas.
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