O vídeo como ferramenta motivacional nas aulas de espanhol: uma experiência na educação de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cristiane Monteiro Dantas dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49132
Resumo: As demandas do mundo contemporâneo nos impelem inevitavelmente para o uso das diversas tecnologias no ambiente escolar. Nessa perspectiva, ao inserirmos as TDIC em nossa prática docente, poderemos não só potencializar o ensino-aprendizagem, como também fazer com que os aprendizes tenham mais motivação e interesse pelas aulas. Esta pesquisa teve como objetivo geral desenvolver uma atividade colaborativa entre professora e alunos, visando motivá-los a aprender espanhol. Nessa direção, resolvemos investigar de que maneira os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) percebem o uso da tecnologia nas aulas de espanhol; propor, sob a mediação de sequência didática, a produção de vídeo como ferramenta para promover a aprendizagem da língua; bem como avaliar se o produto realizado pelos discentes incidiu no aumento da motivação e no interesse pela aprendizagem. Os fundamentos teóricos que norteiam esta pesquisa tiveram como base, notadamente, os trabalhos desenvolvidos por Moran (1995); Freire (1996); Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004); Lima (2008); Valente (2012); Barrére (2014); Leffa (2016); Bacich e Moran (2017). A metodologia utilizada é de cunho qualitativo e caracteriza-se como pesquisa-ação. Ademais, possui um viés bibliográfico, uma vez que recorre a materiais já publicados, e embasa a proposta interventiva aplicada aos aprendizes da 1ª série EJA do ensino médio da rede pública de Natal. Como instrumentos de coleta de dados para esta pesquisa, utilizamos dois questionários e uma roda de conversa, que foram analisados de acordo com a técnica Análise de Conteúdo, tomando como base também o aporte teórico adotado. Os resultados apontam que a atividade de produção audiovisual realizada pelos estudantes promoveu o engajamento e a motivação para aprender a língua espanhola e deu oportunidade para ser o principal ator de seu processo de aprendizagem. A dissertação gerou um produto educacional, que se configurou como uma sequência didática.
id UFRN_3ad8e51cc04261a119d94916390419dd
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49132
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Santos, Cristiane Monteiro Dantas doshttp://lattes.cnpq.br/4047373918104085http://lattes.cnpq.br/1471852102360947Nunes, Isabel Dillmannhttp://lattes.cnpq.br/2087785677186785Falcão, Carla AguiarMariz, Josilene PinheiroMartins, Selma Alas2022-08-09T20:11:05Z2022-08-09T20:11:05Z2022-04-27SANTOS, Cristiane Monteiro Dantas dos. O vídeo como ferramenta motivacional nas aulas de espanhol: uma experiência na educação de jovens e adultos. 2022. 162f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49132As demandas do mundo contemporâneo nos impelem inevitavelmente para o uso das diversas tecnologias no ambiente escolar. Nessa perspectiva, ao inserirmos as TDIC em nossa prática docente, poderemos não só potencializar o ensino-aprendizagem, como também fazer com que os aprendizes tenham mais motivação e interesse pelas aulas. Esta pesquisa teve como objetivo geral desenvolver uma atividade colaborativa entre professora e alunos, visando motivá-los a aprender espanhol. Nessa direção, resolvemos investigar de que maneira os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) percebem o uso da tecnologia nas aulas de espanhol; propor, sob a mediação de sequência didática, a produção de vídeo como ferramenta para promover a aprendizagem da língua; bem como avaliar se o produto realizado pelos discentes incidiu no aumento da motivação e no interesse pela aprendizagem. Os fundamentos teóricos que norteiam esta pesquisa tiveram como base, notadamente, os trabalhos desenvolvidos por Moran (1995); Freire (1996); Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004); Lima (2008); Valente (2012); Barrére (2014); Leffa (2016); Bacich e Moran (2017). A metodologia utilizada é de cunho qualitativo e caracteriza-se como pesquisa-ação. Ademais, possui um viés bibliográfico, uma vez que recorre a materiais já publicados, e embasa a proposta interventiva aplicada aos aprendizes da 1ª série EJA do ensino médio da rede pública de Natal. Como instrumentos de coleta de dados para esta pesquisa, utilizamos dois questionários e uma roda de conversa, que foram analisados de acordo com a técnica Análise de Conteúdo, tomando como base também o aporte teórico adotado. Os resultados apontam que a atividade de produção audiovisual realizada pelos estudantes promoveu o engajamento e a motivação para aprender a língua espanhola e deu oportunidade para ser o principal ator de seu processo de aprendizagem. A dissertação gerou um produto educacional, que se configurou como uma sequência didática.The demands of the contemporary world inevitably impel us to the use of various technologies in the school environment. In this perspective, by inserting TDIC in our teaching practice, we can not only enhance teaching-learning, but also make apprentices more motivated and interested in classes. This research aimed to develop a collaborative activity between teachers and students in order to motivate them to learn Spanish. In this direction, we decided to investigate how students of Youth and Adult Education (EJA) perceive the use of technology in Spanish classes; propose, under the mediation of didactic sequence, the production of video as a tool to promote language learning; as well as assess whether the product performed by the students focused on increasing motivation and interest in learning. The theoretical foundations that guide this research were based, notably, on the works developed by Moran (1995); Freire (1996); Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004); Lima (2008); Valente (2012); Barrére (2014); Leffa (2016); Bacich and Moran (2017). The methodology used is qualitative in nature and is characterized as action research. In addition, it has a bibliographic bias, since it uses materials already published, and supports the intervention proposal applied to the apprentices of the 1st grade EJA high school in the public Christmas network. As data collection instruments for this research, we used two questionnaires and a conversation wheel, which were analyzed according to the Content Analysis technique, based also on the theoretical input adopted. The results indicate that the audiovisual production activity carried out by the students promoted the engagement and motivation to learn the Spanish language and gave opportunity to be the main actor of their learning process. The dissertation generated an educational product, which was configured as a didactic sequence.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAISUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMotivaçãoAprendizagem colaborativaSequência didáticaEnsino Médio - EJAProdução de vídeoO vídeo como ferramenta motivacional nas aulas de espanhol: uma experiência na educação de jovens e adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALVideocomoferramenta_DISSERT.pdfapplication/pdf21850248https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49132/1/Videocomoferramenta_DISSERT.pdfc453ca9a2f99bec304674e7ce669440aMD51123456789/491322022-08-09 17:11:30.161oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49132Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-08-09T20:11:30Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O vídeo como ferramenta motivacional nas aulas de espanhol: uma experiência na educação de jovens e adultos
title O vídeo como ferramenta motivacional nas aulas de espanhol: uma experiência na educação de jovens e adultos
spellingShingle O vídeo como ferramenta motivacional nas aulas de espanhol: uma experiência na educação de jovens e adultos
Santos, Cristiane Monteiro Dantas dos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Motivação
Aprendizagem colaborativa
Sequência didática
Ensino Médio - EJA
Produção de vídeo
title_short O vídeo como ferramenta motivacional nas aulas de espanhol: uma experiência na educação de jovens e adultos
title_full O vídeo como ferramenta motivacional nas aulas de espanhol: uma experiência na educação de jovens e adultos
title_fullStr O vídeo como ferramenta motivacional nas aulas de espanhol: uma experiência na educação de jovens e adultos
title_full_unstemmed O vídeo como ferramenta motivacional nas aulas de espanhol: uma experiência na educação de jovens e adultos
title_sort O vídeo como ferramenta motivacional nas aulas de espanhol: uma experiência na educação de jovens e adultos
author Santos, Cristiane Monteiro Dantas dos
author_facet Santos, Cristiane Monteiro Dantas dos
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4047373918104085
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1471852102360947
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Nunes, Isabel Dillmann
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2087785677186785
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Falcão, Carla Aguiar
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Mariz, Josilene Pinheiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Cristiane Monteiro Dantas dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martins, Selma Alas
contributor_str_mv Martins, Selma Alas
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Motivação
Aprendizagem colaborativa
Sequência didática
Ensino Médio - EJA
Produção de vídeo
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Aprendizagem colaborativa
Sequência didática
Ensino Médio - EJA
Produção de vídeo
description As demandas do mundo contemporâneo nos impelem inevitavelmente para o uso das diversas tecnologias no ambiente escolar. Nessa perspectiva, ao inserirmos as TDIC em nossa prática docente, poderemos não só potencializar o ensino-aprendizagem, como também fazer com que os aprendizes tenham mais motivação e interesse pelas aulas. Esta pesquisa teve como objetivo geral desenvolver uma atividade colaborativa entre professora e alunos, visando motivá-los a aprender espanhol. Nessa direção, resolvemos investigar de que maneira os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) percebem o uso da tecnologia nas aulas de espanhol; propor, sob a mediação de sequência didática, a produção de vídeo como ferramenta para promover a aprendizagem da língua; bem como avaliar se o produto realizado pelos discentes incidiu no aumento da motivação e no interesse pela aprendizagem. Os fundamentos teóricos que norteiam esta pesquisa tiveram como base, notadamente, os trabalhos desenvolvidos por Moran (1995); Freire (1996); Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004); Lima (2008); Valente (2012); Barrére (2014); Leffa (2016); Bacich e Moran (2017). A metodologia utilizada é de cunho qualitativo e caracteriza-se como pesquisa-ação. Ademais, possui um viés bibliográfico, uma vez que recorre a materiais já publicados, e embasa a proposta interventiva aplicada aos aprendizes da 1ª série EJA do ensino médio da rede pública de Natal. Como instrumentos de coleta de dados para esta pesquisa, utilizamos dois questionários e uma roda de conversa, que foram analisados de acordo com a técnica Análise de Conteúdo, tomando como base também o aporte teórico adotado. Os resultados apontam que a atividade de produção audiovisual realizada pelos estudantes promoveu o engajamento e a motivação para aprender a língua espanhola e deu oportunidade para ser o principal ator de seu processo de aprendizagem. A dissertação gerou um produto educacional, que se configurou como uma sequência didática.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-09T20:11:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-09T20:11:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-04-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Cristiane Monteiro Dantas dos. O vídeo como ferramenta motivacional nas aulas de espanhol: uma experiência na educação de jovens e adultos. 2022. 162f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49132
identifier_str_mv SANTOS, Cristiane Monteiro Dantas dos. O vídeo como ferramenta motivacional nas aulas de espanhol: uma experiência na educação de jovens e adultos. 2022. 162f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49132
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49132/1/Videocomoferramenta_DISSERT.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c453ca9a2f99bec304674e7ce669440a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117532114485248