Marketing verde: um estudo do comportamento do consumidor e a intenção de compra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35655 |
Resumo: | A Responsabilidade Socioambiental e o Desenvolvimento Sustentável vêm se tornando cada vez mais necessários diante dos problemas crescentes do mundo moderno. Observa-se certa emergência de mudanças, que não tem sido só imposta aos Estados, mas também ao mundo dos negócios que tem o desafio de pensar alternativas mais responsáveis de como os recursos ambientais são transformados em bens de consumo. O marketing verde surge então com o objetivo de satisfazer as necessidades dos consumidores e gerar vantagem competitiva para as empresas que o adotam. Deste modo, este estudo buscou verificar a influência exercida pela adoção de práticas de responsabilidade socioambiental e de estratégias de marketing verde por parte da empresa, de acordo com as atitudes do consumidor em relação ao consumo verde e das suas intenções de compra de produtos ecologicamente embalados. Para tanto, com base na aplicação de um questionário para uma amostra de 74 consumidores, foi feita um pesquisa exploratória e descritiva verificando-se a presença dos fatores analisados bem como a relação entre eles. Os resultados indicam que apesar de não haver a presença de uma atitude de consumo verde muito positiva dos consumidores, a intenção de compra dos desses, relacionados ao consumo de produtos ecologicamente fabricados, foi bastante forte, de modo que comprovou ser válida para as empresas a adoção de práticas de aspecto ambiental. Discussões sobre os resultados alcançados, bem como as implicações para as empresas são abordadas ao fim do trabalho. |
id |
UFRN_4cf68da29b937a0c2a38f4eb06b5b52b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35655 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Lobato, Bárbara Rafaella DelfinoFeitor, Carlos David Cardoso2013-12-16T12:22:46Z2021-09-20T15:31:38Z2013-12-16T12:22:46Z2021-09-20T15:31:38Z2013LOBATO, Bárbara Rafaella Delfino. Marketing verde: um estudo do comportamento do consumidor e a intenção de compra. 2013. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35655A Responsabilidade Socioambiental e o Desenvolvimento Sustentável vêm se tornando cada vez mais necessários diante dos problemas crescentes do mundo moderno. Observa-se certa emergência de mudanças, que não tem sido só imposta aos Estados, mas também ao mundo dos negócios que tem o desafio de pensar alternativas mais responsáveis de como os recursos ambientais são transformados em bens de consumo. O marketing verde surge então com o objetivo de satisfazer as necessidades dos consumidores e gerar vantagem competitiva para as empresas que o adotam. Deste modo, este estudo buscou verificar a influência exercida pela adoção de práticas de responsabilidade socioambiental e de estratégias de marketing verde por parte da empresa, de acordo com as atitudes do consumidor em relação ao consumo verde e das suas intenções de compra de produtos ecologicamente embalados. Para tanto, com base na aplicação de um questionário para uma amostra de 74 consumidores, foi feita um pesquisa exploratória e descritiva verificando-se a presença dos fatores analisados bem como a relação entre eles. Os resultados indicam que apesar de não haver a presença de uma atitude de consumo verde muito positiva dos consumidores, a intenção de compra dos desses, relacionados ao consumo de produtos ecologicamente fabricados, foi bastante forte, de modo que comprovou ser válida para as empresas a adoção de práticas de aspecto ambiental. Discussões sobre os resultados alcançados, bem como as implicações para as empresas são abordadas ao fim do trabalho.porAdministraçãoSERMarketing verdeComportamento do consumidorAtitudesMarketing verde: um estudo do comportamento do consumidor e a intenção de comprainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTBárbaraRDL_Monografias.pdf.txtExtracted texttext/plain116845https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35655/1/B%c3%a1rbaraRDL_Monografias.pdf.txt3e7a5e08abf509761382588a020b49dfMD51MarketingVerde_Lobato_2013.pdf.txtExtracted texttext/plain116845https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35655/2/MarketingVerde_Lobato_2013.pdf.txt3e7a5e08abf509761382588a020b49dfMD52ORIGINALMarketingVerde_Lobato_2013.pdfapplication/pdf372978https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35655/3/MarketingVerde_Lobato_2013.pdf8717bb5cfe4a4dd8060049fe6edd9dcaMD53LICENSElicense.txttext/plain646https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35655/4/license.txte3f2560beca4d66ff319e25382393450MD54123456789/356552021-09-20 12:31:38.757oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T15:31:38Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing verde: um estudo do comportamento do consumidor e a intenção de compra |
title |
Marketing verde: um estudo do comportamento do consumidor e a intenção de compra |
spellingShingle |
Marketing verde: um estudo do comportamento do consumidor e a intenção de compra Lobato, Bárbara Rafaella Delfino SER Marketing verde Comportamento do consumidor Atitudes |
title_short |
Marketing verde: um estudo do comportamento do consumidor e a intenção de compra |
title_full |
Marketing verde: um estudo do comportamento do consumidor e a intenção de compra |
title_fullStr |
Marketing verde: um estudo do comportamento do consumidor e a intenção de compra |
title_full_unstemmed |
Marketing verde: um estudo do comportamento do consumidor e a intenção de compra |
title_sort |
Marketing verde: um estudo do comportamento do consumidor e a intenção de compra |
author |
Lobato, Bárbara Rafaella Delfino |
author_facet |
Lobato, Bárbara Rafaella Delfino |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lobato, Bárbara Rafaella Delfino |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Feitor, Carlos David Cardoso |
contributor_str_mv |
Feitor, Carlos David Cardoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
SER Marketing verde Comportamento do consumidor Atitudes |
topic |
SER Marketing verde Comportamento do consumidor Atitudes |
description |
A Responsabilidade Socioambiental e o Desenvolvimento Sustentável vêm se tornando cada vez mais necessários diante dos problemas crescentes do mundo moderno. Observa-se certa emergência de mudanças, que não tem sido só imposta aos Estados, mas também ao mundo dos negócios que tem o desafio de pensar alternativas mais responsáveis de como os recursos ambientais são transformados em bens de consumo. O marketing verde surge então com o objetivo de satisfazer as necessidades dos consumidores e gerar vantagem competitiva para as empresas que o adotam. Deste modo, este estudo buscou verificar a influência exercida pela adoção de práticas de responsabilidade socioambiental e de estratégias de marketing verde por parte da empresa, de acordo com as atitudes do consumidor em relação ao consumo verde e das suas intenções de compra de produtos ecologicamente embalados. Para tanto, com base na aplicação de um questionário para uma amostra de 74 consumidores, foi feita um pesquisa exploratória e descritiva verificando-se a presença dos fatores analisados bem como a relação entre eles. Os resultados indicam que apesar de não haver a presença de uma atitude de consumo verde muito positiva dos consumidores, a intenção de compra dos desses, relacionados ao consumo de produtos ecologicamente fabricados, foi bastante forte, de modo que comprovou ser válida para as empresas a adoção de práticas de aspecto ambiental. Discussões sobre os resultados alcançados, bem como as implicações para as empresas são abordadas ao fim do trabalho. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-12-16T12:22:46Z 2021-09-20T15:31:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-12-16T12:22:46Z 2021-09-20T15:31:38Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LOBATO, Bárbara Rafaella Delfino. Marketing verde: um estudo do comportamento do consumidor e a intenção de compra. 2013. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35655 |
identifier_str_mv |
LOBATO, Bárbara Rafaella Delfino. Marketing verde: um estudo do comportamento do consumidor e a intenção de compra. 2013. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35655 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Administração |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35655/1/B%c3%a1rbaraRDL_Monografias.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35655/2/MarketingVerde_Lobato_2013.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35655/3/MarketingVerde_Lobato_2013.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35655/4/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3e7a5e08abf509761382588a020b49df 3e7a5e08abf509761382588a020b49df 8717bb5cfe4a4dd8060049fe6edd9dca e3f2560beca4d66ff319e25382393450 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117518344585216 |