Ações de marketing de relacionamento para a conquista e manutenção da fidelização dos clientes: o caso da D Store

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Marta Gilcelli Dantas
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34934
Resumo: O marketing de relacionamento surge na década de 1980, estimulado pela crescente concorrência, estagnação do crescimento dos mercados e desenvolvimento tecnológico. As ações de marketing de relacionamento visam estreitar a ligação entre empresa e cliente, estimulando a fidelidade do cliente e buscando a rentabilidade a partir de uma série de negociações com o mesmo cliente ao longo do tempo. Baseado na premissa de que atualmente, os clientes desejam mais do que adquirir bons produtos a preços competitivos, os clientes atuais anseiam receber um tratamento altamente personalizado como consequência de um relacionamento amigável com seu fornecedor. E que clientes satisfeitos geram muitos benefícios para a empresa, pois falam bem da empresa e de seus produtos e/ou serviços a outras pessoas, e além de tudo, permanecem fiéis por um período mais longo. Nesse sentido, o estudo de caso foi direcionado à realidade de uma empresa de vestuário masculino, localizada na cidade de Natal/RN, objetivando a análise das ações de marketing de relacionamento para a conquista e manutenção da fidelização dos clientes. Para isso, utilizou uma pesquisa exploratória descritiva, do tipo estudo de caso. A população do estudo compreende aos clientes efetivos, sendo escolhidos através de uma amostragem não probabilística acidental, 42 entrevistados. Diante dos resultados obtidos, foi possível verificar que a empresa mantém contato diário com os clientes através das redes sociais e whatsapp e que, no geral, os clientes da D Store estão satisfeitos com os serviços e produtos oferecidos.
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