A importância do marketing de relacionamento para a fidelização de clientes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Caroline Costa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/37886
Resumo: Com a crescente competitividade do mercado, as empresas buscam estratégias que as façam se destacar. O marketing de relacionamento surge como uma estratégia para conquistar a fidelização dos clientes. O presente trabalho teve como objetivo demonstrar a importância da fidelização dos clientes, sendo que ela é um fator importante para o sucesso das organizações no mercado. Desta forma, como o marketing de relacionamento pode auxiliar as empresas na fidelização dos seus clientes? Teve como objetivo principal demonstrar os benefícios do marketing de relacionamento para o sucesso das organizações. E teve como objetivos secundários conceituar marketing e marketing de relacionamento, compreender as principais estratégias e os desafios do marketing de relacionamento para a fidelização dos clientes. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica. O marketing de relacionamento é uma ferramenta que busca estreitar o relacionamento entre empresa e cliente. Através dele e das suas estratégias é possível conquistar a fidelização do cliente. Mas para isso, é importante que as empresas conheçam as principais necessidades e desejos dos clientes, ofereçam um atendimento de qualidade, criem valor aos seus produtos e utilizem tecnologias como o CRM para armazenar os dados dos clientes. Apesar da implantação do marketing ser um grande desafio, através dela é possível melhorar os resultados da organização.
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