Avaliação de aprendizagem em Geografia: manual de orientação para elaboração de critérios, instrumentos e estratégias para avaliação de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lucas Gabriel da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31423
Resumo: A avaliação da aprendizagem tem sido temática de várias discussões dentro do contexto educacional, pois assume papel de destaque, dado seu caráter indissociável, dentro do processo de ensino-aprendizagem. Tendo em vista sua dimensão política e pedagógica, é que teceremos reflexões acerca da avaliação no processo de aprendizagem em Geografia, com foco na questão do uso dos critérios. Levando em consideração este encadeamento, o presente estudo define como problema de investigação: a partir de quê parâmetros os professores do Ensino Médio das escolas públicas de Aracati - CE definem os critérios de avaliação de aprendizagem em Geografia? Para isso, elencamos como objetivo geral: construir um manual de orientação para elaboração de critérios, instrumentos e estratégias para avaliação de aprendizagem em Geografia, para uso por professores do Ensino Médio. Para o processo investigativo, adotamos procedimentos do âmbito da pesquisa qualitativa, estruturada em três abordagens: 1) a pesquisa bibliográfica, com estudos amparados na literatura cientifica para compreensão da concepção formativa da avaliação, suas funções e procedimentos baseados em Sacristán (1998), Perrenoud (1999), Luckesi (2011) e Hoffmann (2018), bem como ao que concerne o ensino de Geografia referenciado em Filizola (2009), Cavalcanti (2013) e Silva (2017); 2) a pesquisa documental, a partir da análise dos documentos curriculares, em específico no que refere à indicação dos conteúdos, das competências e habilidades propostas à Geografia no Ensino Médio, a saber da BNCC (2018) e das diretrizes curriculares do estado do Ceará, denominada de Coleção Escola Aprendente (2008); 3) por fim, a pesquisa descritivo-exploratória, para a realização do levantamento de dados com a aplicação de questionário junto aos professores das escolas campo da pesquisa. O campo de pesquisa refere-se ao município de Aracati – CE, tendo como colaboradores professores que lecionam o componente curricular de Geografia nas escolas públicas de Ensino Médio na referida cidade. Como resultados, constamos que os professores entrevistados praticam a avaliação somativa. Em relação ao uso dos critérios, existe uma fragilidade quanto a definição e ligação junto aos objetivos de ensino, fator que torna a avaliação do processo de aprendizagem em Geografia reducionista, com foco apenas no desenvolvimento de competências de domínio do conhecimento. Diante desse contexto, a realização desta investigação e seus achados possibilitaram reflexões em torno da avaliação da aprendizagem no processo de ensino de Geografia no Ensino Médio, subsidiando a construção do produto final, o Manual de Orientações.
id UFRN_5a6c0c832fe2c7dc4e8a910b36fc2101
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31423
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Lucas Gabriel dahttp://lattes.cnpq.br/5331729221953880Diniz, Marco Tulio Mendonçahttp://lattes.cnpq.br/3075753552167640Araújo, Raimundo Lenilde dehttp://lattes.cnpq.br/7741473553613369Garcia, Tânia Cristina Meira2021-02-08T23:13:42Z2021-02-08T23:13:42Z2020-10-16SILVA, Lucas Gabriel da. Avaliação de aprendizagem em Geografia: manual de orientação para elaboração de critérios, instrumentos e estratégias para avaliação de aprendizagem. 2020. 140f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31423A avaliação da aprendizagem tem sido temática de várias discussões dentro do contexto educacional, pois assume papel de destaque, dado seu caráter indissociável, dentro do processo de ensino-aprendizagem. Tendo em vista sua dimensão política e pedagógica, é que teceremos reflexões acerca da avaliação no processo de aprendizagem em Geografia, com foco na questão do uso dos critérios. Levando em consideração este encadeamento, o presente estudo define como problema de investigação: a partir de quê parâmetros os professores do Ensino Médio das escolas públicas de Aracati - CE definem os critérios de avaliação de aprendizagem em Geografia? Para isso, elencamos como objetivo geral: construir um manual de orientação para elaboração de critérios, instrumentos e estratégias para avaliação de aprendizagem em Geografia, para uso por professores do Ensino Médio. Para o processo investigativo, adotamos procedimentos do âmbito da pesquisa qualitativa, estruturada em três abordagens: 1) a pesquisa bibliográfica, com estudos amparados na literatura cientifica para compreensão da concepção formativa da avaliação, suas funções e procedimentos baseados em Sacristán (1998), Perrenoud (1999), Luckesi (2011) e Hoffmann (2018), bem como ao que concerne o ensino de Geografia referenciado em Filizola (2009), Cavalcanti (2013) e Silva (2017); 2) a pesquisa documental, a partir da análise dos documentos curriculares, em específico no que refere à indicação dos conteúdos, das competências e habilidades propostas à Geografia no Ensino Médio, a saber da BNCC (2018) e das diretrizes curriculares do estado do Ceará, denominada de Coleção Escola Aprendente (2008); 3) por fim, a pesquisa descritivo-exploratória, para a realização do levantamento de dados com a aplicação de questionário junto aos professores das escolas campo da pesquisa. O campo de pesquisa refere-se ao município de Aracati – CE, tendo como colaboradores professores que lecionam o componente curricular de Geografia nas escolas públicas de Ensino Médio na referida cidade. Como resultados, constamos que os professores entrevistados praticam a avaliação somativa. Em relação ao uso dos critérios, existe uma fragilidade quanto a definição e ligação junto aos objetivos de ensino, fator que torna a avaliação do processo de aprendizagem em Geografia reducionista, com foco apenas no desenvolvimento de competências de domínio do conhecimento. Diante desse contexto, a realização desta investigação e seus achados possibilitaram reflexões em torno da avaliação da aprendizagem no processo de ensino de Geografia no Ensino Médio, subsidiando a construção do produto final, o Manual de Orientações.Learning assessment has been the subject of several discussions in the educational context, as it takes on an important role, given its inseparable character, within the teaching-learning process. Given its political and pedagogical characteristics, we will reflect on the evaluation in the learning process in Geography, focusing on the question of the use of criteria. Taking this into account, this study defines the following research problem: from what parameters do high school teachers define the criteria for assessing learning in geography? Thus, we list the general objective: to develop an guideline manual for the elaboration of learning assesment criteria in Geography for use by high school teachers. For the investigative process, we adopted procedures within the scope of qualitative research, structured in three approaches: bibliographic research, with studies supported by scientific literature to understand the formative concept of evaluation, its functions and procedures based on Sacristán (1998), Perrenoud (1999), Luckesi (2011) and Hoffmann (2018), as well as what concerns Geography teaching referenced in Filizola (2009), Cavalcanti (2013) and Silva (2017). The documentary analysis based on the analysis of the curricular documents particularly with regard to the indication of contents, of skills and abilities proposed for Geography in High School, namely BNCC (2018) and the Coleção Escola Aprendente (School Learner Collection), CE (2008), lastly, the descriptive-exploratory research to carry out the data survey with the application of a questionnaire with the teachers of the schools in the research field. The research field, refers to the city of Aracati – CE, having as collaborators, educators who teach the Geography curriculum component in public high schools in the city. As a result, it was found that the teachers that participated in the interview perform the summative evaluation. In relation to the use of the criteria, there is a weakness regarding the definition and connection with the teaching objectives, a factor that makes the assessment of the learning process in Geography, reductionist, focusing only on the development of knowledge skills. Given this context, the realization of this investigation and its findings enabled reflections on the learning evaluation in the process of teaching Geography in High School, subsidizing the development of the final product, the Guidelines Manual.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERESUFRNBrasilEnsino de GeografiaAvaliação da aprendizagemEnsino MédioProfessorAvaliação de aprendizagem em Geografia: manual de orientação para elaboração de critérios, instrumentos e estratégias para avaliação de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAvaliacaoaprendizagemGeografia_Silva_2020.pdfapplication/pdf3526470https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31423/1/AvaliacaoaprendizagemGeografia_Silva_2020.pdf1ce406b91ed3e5e9f2336288b8686273MD51TEXTAvaliacaoaprendizagemGeografia_Silva_2020.pdf.txtAvaliacaoaprendizagemGeografia_Silva_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain273660https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31423/2/AvaliacaoaprendizagemGeografia_Silva_2020.pdf.txt137a055a627cc5ce252d9e64b7fa2cf2MD52THUMBNAILAvaliacaoaprendizagemGeografia_Silva_2020.pdf.jpgAvaliacaoaprendizagemGeografia_Silva_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1197https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31423/3/AvaliacaoaprendizagemGeografia_Silva_2020.pdf.jpgf3faa86574608dc23e2f7be349a45719MD53123456789/314232021-02-14 05:48:24.115oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31423Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-02-14T08:48:24Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação de aprendizagem em Geografia: manual de orientação para elaboração de critérios, instrumentos e estratégias para avaliação de aprendizagem
title Avaliação de aprendizagem em Geografia: manual de orientação para elaboração de critérios, instrumentos e estratégias para avaliação de aprendizagem
spellingShingle Avaliação de aprendizagem em Geografia: manual de orientação para elaboração de critérios, instrumentos e estratégias para avaliação de aprendizagem
Silva, Lucas Gabriel da
Ensino de Geografia
Avaliação da aprendizagem
Ensino Médio
Professor
title_short Avaliação de aprendizagem em Geografia: manual de orientação para elaboração de critérios, instrumentos e estratégias para avaliação de aprendizagem
title_full Avaliação de aprendizagem em Geografia: manual de orientação para elaboração de critérios, instrumentos e estratégias para avaliação de aprendizagem
title_fullStr Avaliação de aprendizagem em Geografia: manual de orientação para elaboração de critérios, instrumentos e estratégias para avaliação de aprendizagem
title_full_unstemmed Avaliação de aprendizagem em Geografia: manual de orientação para elaboração de critérios, instrumentos e estratégias para avaliação de aprendizagem
title_sort Avaliação de aprendizagem em Geografia: manual de orientação para elaboração de critérios, instrumentos e estratégias para avaliação de aprendizagem
author Silva, Lucas Gabriel da
author_facet Silva, Lucas Gabriel da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5331729221953880
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Diniz, Marco Tulio Mendonça
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3075753552167640
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Araújo, Raimundo Lenilde de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7741473553613369
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lucas Gabriel da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Garcia, Tânia Cristina Meira
contributor_str_mv Garcia, Tânia Cristina Meira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Avaliação da aprendizagem
Ensino Médio
Professor
topic Ensino de Geografia
Avaliação da aprendizagem
Ensino Médio
Professor
description A avaliação da aprendizagem tem sido temática de várias discussões dentro do contexto educacional, pois assume papel de destaque, dado seu caráter indissociável, dentro do processo de ensino-aprendizagem. Tendo em vista sua dimensão política e pedagógica, é que teceremos reflexões acerca da avaliação no processo de aprendizagem em Geografia, com foco na questão do uso dos critérios. Levando em consideração este encadeamento, o presente estudo define como problema de investigação: a partir de quê parâmetros os professores do Ensino Médio das escolas públicas de Aracati - CE definem os critérios de avaliação de aprendizagem em Geografia? Para isso, elencamos como objetivo geral: construir um manual de orientação para elaboração de critérios, instrumentos e estratégias para avaliação de aprendizagem em Geografia, para uso por professores do Ensino Médio. Para o processo investigativo, adotamos procedimentos do âmbito da pesquisa qualitativa, estruturada em três abordagens: 1) a pesquisa bibliográfica, com estudos amparados na literatura cientifica para compreensão da concepção formativa da avaliação, suas funções e procedimentos baseados em Sacristán (1998), Perrenoud (1999), Luckesi (2011) e Hoffmann (2018), bem como ao que concerne o ensino de Geografia referenciado em Filizola (2009), Cavalcanti (2013) e Silva (2017); 2) a pesquisa documental, a partir da análise dos documentos curriculares, em específico no que refere à indicação dos conteúdos, das competências e habilidades propostas à Geografia no Ensino Médio, a saber da BNCC (2018) e das diretrizes curriculares do estado do Ceará, denominada de Coleção Escola Aprendente (2008); 3) por fim, a pesquisa descritivo-exploratória, para a realização do levantamento de dados com a aplicação de questionário junto aos professores das escolas campo da pesquisa. O campo de pesquisa refere-se ao município de Aracati – CE, tendo como colaboradores professores que lecionam o componente curricular de Geografia nas escolas públicas de Ensino Médio na referida cidade. Como resultados, constamos que os professores entrevistados praticam a avaliação somativa. Em relação ao uso dos critérios, existe uma fragilidade quanto a definição e ligação junto aos objetivos de ensino, fator que torna a avaliação do processo de aprendizagem em Geografia reducionista, com foco apenas no desenvolvimento de competências de domínio do conhecimento. Diante desse contexto, a realização desta investigação e seus achados possibilitaram reflexões em torno da avaliação da aprendizagem no processo de ensino de Geografia no Ensino Médio, subsidiando a construção do produto final, o Manual de Orientações.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-10-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-02-08T23:13:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-02-08T23:13:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Lucas Gabriel da. Avaliação de aprendizagem em Geografia: manual de orientação para elaboração de critérios, instrumentos e estratégias para avaliação de aprendizagem. 2020. 140f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31423
identifier_str_mv SILVA, Lucas Gabriel da. Avaliação de aprendizagem em Geografia: manual de orientação para elaboração de critérios, instrumentos e estratégias para avaliação de aprendizagem. 2020. 140f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31423
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERES
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31423/1/AvaliacaoaprendizagemGeografia_Silva_2020.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31423/2/AvaliacaoaprendizagemGeografia_Silva_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31423/3/AvaliacaoaprendizagemGeografia_Silva_2020.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1ce406b91ed3e5e9f2336288b8686273
137a055a627cc5ce252d9e64b7fa2cf2
f3faa86574608dc23e2f7be349a45719
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832623969632256