Proposta de aprendizagem de astronomia através de realidade aumentada e ensino investigativo
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54510 |
Resumo: | A Realidade Aumentada (RA) sai das obras de ficção científica e entra no contexto educacional. É preocupado em como se dá essa absorção pela escola que surge este trabalho: embora os benefícios apontados pelo uso dessa tecnologia já sejam documentados na literatura nacional e internacional, o método didático que orienta seu uso é anterior à tecnologia e merece atenção. Nesse sentido, justifica-se enquanto envereda por uma área pouco explorada na literatura, alinhando-se também a documentos curriculares nacionais. É uma pesquisa com médio grau de inovação desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (UFRN), na linha de Práticas Educativas com Tecnologias Digitais. A questão de pesquisa investigada visa identificar quais os impactos de práticas educativas em ciências aliadas à realidade aumentada e desenvolvidas sob o escopo das sequências de ensino investigativas. O objetivo geral é avaliar os impactos de uma proposta metodológica norteada no uso investigativo de objetos de aprendizagem em realidade aumentada e busca, como objetivos específicos, avaliar o uso dos aplicativos pelos alunos, investigar o alcance ou não dos objetivos de aprendizagem e avaliar as contribuições do guia paradidático usado nas intervenções. A Metodologia é de natureza aplicada e exploratória, tendo uma uma turma de nono ano como público, segue uma abordagem quali-quanti, orientada pelo paradigma do estudo de caso, e usa questionários e testes de usabilidade como instrumentos de coleta. Os resultados corroboram a literatura quando apontam que intervenções que usam realidade aumentada são engajantes, divertidas e despertam a curiosidade dos estudantes; por outro lado, destaca que esse uso carece de um apoio presente do professor e que sua ausência aleija o processo de investigação e uso das aplicações. O produto construído nessa dissertação foi um e-book paradidático sobre o sistema solar, contendo propostas de investigação, recomendação de outros materiais e integrando o conteúdo aos aplicativos de realidade aumentada, de maneira a difundir práticas ativas mediadas por tecnologias. |
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É preocupado em como se dá essa absorção pela escola que surge este trabalho: embora os benefícios apontados pelo uso dessa tecnologia já sejam documentados na literatura nacional e internacional, o método didático que orienta seu uso é anterior à tecnologia e merece atenção. Nesse sentido, justifica-se enquanto envereda por uma área pouco explorada na literatura, alinhando-se também a documentos curriculares nacionais. É uma pesquisa com médio grau de inovação desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (UFRN), na linha de Práticas Educativas com Tecnologias Digitais. A questão de pesquisa investigada visa identificar quais os impactos de práticas educativas em ciências aliadas à realidade aumentada e desenvolvidas sob o escopo das sequências de ensino investigativas. O objetivo geral é avaliar os impactos de uma proposta metodológica norteada no uso investigativo de objetos de aprendizagem em realidade aumentada e busca, como objetivos específicos, avaliar o uso dos aplicativos pelos alunos, investigar o alcance ou não dos objetivos de aprendizagem e avaliar as contribuições do guia paradidático usado nas intervenções. A Metodologia é de natureza aplicada e exploratória, tendo uma uma turma de nono ano como público, segue uma abordagem quali-quanti, orientada pelo paradigma do estudo de caso, e usa questionários e testes de usabilidade como instrumentos de coleta. Os resultados corroboram a literatura quando apontam que intervenções que usam realidade aumentada são engajantes, divertidas e despertam a curiosidade dos estudantes; por outro lado, destaca que esse uso carece de um apoio presente do professor e que sua ausência aleija o processo de investigação e uso das aplicações. O produto construído nessa dissertação foi um e-book paradidático sobre o sistema solar, contendo propostas de investigação, recomendação de outros materiais e integrando o conteúdo aos aplicativos de realidade aumentada, de maneira a difundir práticas ativas mediadas por tecnologias.Augmented Reality (AR) comes out of science fiction works and enters the educational context. This work is concerned with how this absorption by the school takes place: although the benefits pointed out by the use of this technology are already documented in the national and international literature, the didactic method that guides its use predates the technology and deserves attention. In this sense, it is justified as it embarks on an area little explored in the literature, while also aligning itself with national curriculum documents. It is a research with a medium degree of innovation developed in the Pós-Graduate Program in Innovation in Educational Technologies (UFRN), in the line of Educational Practices with Digital Technologies. The investigated research question aims to identify the impacts of educational practices in science allied to augmented reality and developed under the scope of investigative teaching sequences. The main objective is to evaluate the impacts of a methodological proposal guided by the investigative use of learning objects in augmented reality and aims, as specific objectives, to evaluate the use of applications by students, to investigate the reach or not of the learning objectives and to evaluate the contributions of the paradidactic guide used in the interventions. The methodology is of an applied and exploratory nature, having a ninth grade class as its public, following a quali-quanti approach, guided by the case study paradigm, and using questionnaires and usability tests as collection instruments. The results corroborate the literature when they point out that interventions that use augmented reality are engaging, fun and increase students' curiosity; on the other hand, he points out that this use lacks present support from the teacher and that his absence cripples the process of investigation and use of applications. The product built in this dissertation was a paradidactic ebook about the solar system, containing research proposals, recommending other materials and integrating the content with augmented reality applications, in order to disseminate active practices mediated by technologies.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAISUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAORealidade aumentadaEnsino de ciênciasEnsino investigativoProposta de aprendizagem de astronomia através de realidade aumentada e ensino investigativoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPropostaaprendizagemastronomia_Dantas_2023.pdfapplication/pdf11817469https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54510/1/Propostaaprendizagemastronomia_Dantas_2023.pdfcf16b61ea395a548c39bfc4f3743a3b9MD51123456789/545102023-08-16 18:07:47.168oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54510Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-08-16T21:07:47Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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