Qualidade dos serviços sob a ótica do cliente: o caso de uma concessionária em Natal - RN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35021 |
Resumo: | O trabalho em pauta foi realizado em uma concessionária situada na cidade de Natal-RN, com a finalidade de verificar o grau de satisfação dos clientes em relação à qualidade dos serviços prestados. Dar uma atenção especial e buscar aferir a satisfação dos clientes é uma preocupação gerencial e uma forma das empresas se manterem no mercado, ponto de partida para a conquista e a fidelização de seus parceiros comerciais. O tema satisfação ganhou grande importância no atual contexto de competitividade e qualidade organizacional. Essa pesquisa buscou avaliar como se encontra a organização no mercado sob a ótica dos próprios clientes. A metodologia utilizada para desenvolver o tema foi pesquisa descritiva, que teve como instrumento de coleta de dados um questionário direcionado para os clientes da empresa, baseado no modelo SERVQUAL. A partir dos dados coletados foi possível identificar que a grande maioria dos consumidores consideram o atendimento adequado, e a dimensão confiabilidade, no item localização atingiu melhor pontuação de todo questionário. No entanto, não se pode esquecer a importância da opinião da parcela minoritária insatisfeita, e assim conseguir implantar mais novidades para satisfazer um conjunto ainda maior de clientes. |
id |
UFRN_63daa0f86b6a0ce452bbfce42cfb94b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35021 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Rafael Câmara dosCarício, Marcelo Rique2015-02-03T10:52:41Z2021-09-20T14:55:05Z2015-02-03T10:52:41Z2021-09-20T14:55:05Z2014-06-06SANTOS, Rafael Câmara dos. Qualidade dos serviços sob a ótica do cliente: o caso de uma concessionária em Natal - RN. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35021O trabalho em pauta foi realizado em uma concessionária situada na cidade de Natal-RN, com a finalidade de verificar o grau de satisfação dos clientes em relação à qualidade dos serviços prestados. Dar uma atenção especial e buscar aferir a satisfação dos clientes é uma preocupação gerencial e uma forma das empresas se manterem no mercado, ponto de partida para a conquista e a fidelização de seus parceiros comerciais. O tema satisfação ganhou grande importância no atual contexto de competitividade e qualidade organizacional. Essa pesquisa buscou avaliar como se encontra a organização no mercado sob a ótica dos próprios clientes. A metodologia utilizada para desenvolver o tema foi pesquisa descritiva, que teve como instrumento de coleta de dados um questionário direcionado para os clientes da empresa, baseado no modelo SERVQUAL. A partir dos dados coletados foi possível identificar que a grande maioria dos consumidores consideram o atendimento adequado, e a dimensão confiabilidade, no item localização atingiu melhor pontuação de todo questionário. No entanto, não se pode esquecer a importância da opinião da parcela minoritária insatisfeita, e assim conseguir implantar mais novidades para satisfazer um conjunto ainda maior de clientes.AdministraçãoQualidade dos serviçosSatisfaçãoClientesSERVQUALQualidade dos serviços sob a ótica do cliente: o caso de uma concessionária em Natal - RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTRafaelCS_Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain70235https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35021/1/RafaelCS_Monografia.pdf.txt464ed000c719dee3e72f2f92baa988d0MD51QualidadeDosServicos_Santos_2014.txtExtracted texttext/plain70235https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35021/2/QualidadeDosServicos_Santos_2014.txt464ed000c719dee3e72f2f92baa988d0MD52ORIGINALQualidadeDosServicos_Santos_2014Texto completoapplication/octet-stream829369https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35021/3/QualidadeDosServicos_Santos_20141e22c42ac2cb74e498f92b6b45f7c428MD53LICENSElicense.txttext/plain736https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35021/4/license.txt2c2f51bbabde94f45c03e616723ba043MD54123456789/350212022-10-05 09:33:23.835oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-10-05T12:33:23Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pr_BR.fl_str_mv |
Qualidade dos serviços sob a ótica do cliente: o caso de uma concessionária em Natal - RN |
title |
Qualidade dos serviços sob a ótica do cliente: o caso de uma concessionária em Natal - RN |
spellingShingle |
Qualidade dos serviços sob a ótica do cliente: o caso de uma concessionária em Natal - RN Santos, Rafael Câmara dos Qualidade dos serviços Satisfação Clientes SERVQUAL |
title_short |
Qualidade dos serviços sob a ótica do cliente: o caso de uma concessionária em Natal - RN |
title_full |
Qualidade dos serviços sob a ótica do cliente: o caso de uma concessionária em Natal - RN |
title_fullStr |
Qualidade dos serviços sob a ótica do cliente: o caso de uma concessionária em Natal - RN |
title_full_unstemmed |
Qualidade dos serviços sob a ótica do cliente: o caso de uma concessionária em Natal - RN |
title_sort |
Qualidade dos serviços sob a ótica do cliente: o caso de uma concessionária em Natal - RN |
author |
Santos, Rafael Câmara dos |
author_facet |
Santos, Rafael Câmara dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Rafael Câmara dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carício, Marcelo Rique |
contributor_str_mv |
Carício, Marcelo Rique |
dc.subject.pr_BR.fl_str_mv |
Qualidade dos serviços Satisfação Clientes SERVQUAL |
topic |
Qualidade dos serviços Satisfação Clientes SERVQUAL |
description |
O trabalho em pauta foi realizado em uma concessionária situada na cidade de Natal-RN, com a finalidade de verificar o grau de satisfação dos clientes em relação à qualidade dos serviços prestados. Dar uma atenção especial e buscar aferir a satisfação dos clientes é uma preocupação gerencial e uma forma das empresas se manterem no mercado, ponto de partida para a conquista e a fidelização de seus parceiros comerciais. O tema satisfação ganhou grande importância no atual contexto de competitividade e qualidade organizacional. Essa pesquisa buscou avaliar como se encontra a organização no mercado sob a ótica dos próprios clientes. A metodologia utilizada para desenvolver o tema foi pesquisa descritiva, que teve como instrumento de coleta de dados um questionário direcionado para os clientes da empresa, baseado no modelo SERVQUAL. A partir dos dados coletados foi possível identificar que a grande maioria dos consumidores consideram o atendimento adequado, e a dimensão confiabilidade, no item localização atingiu melhor pontuação de todo questionário. No entanto, não se pode esquecer a importância da opinião da parcela minoritária insatisfeita, e assim conseguir implantar mais novidades para satisfazer um conjunto ainda maior de clientes. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-06-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-02-03T10:52:41Z 2021-09-20T14:55:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-02-03T10:52:41Z 2021-09-20T14:55:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Rafael Câmara dos. Qualidade dos serviços sob a ótica do cliente: o caso de uma concessionária em Natal - RN. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35021 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Rafael Câmara dos. Qualidade dos serviços sob a ótica do cliente: o caso de uma concessionária em Natal - RN. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35021 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Administração |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35021/1/RafaelCS_Monografia.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35021/2/QualidadeDosServicos_Santos_2014.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35021/3/QualidadeDosServicos_Santos_2014 https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35021/4/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
464ed000c719dee3e72f2f92baa988d0 464ed000c719dee3e72f2f92baa988d0 1e22c42ac2cb74e498f92b6b45f7c428 2c2f51bbabde94f45c03e616723ba043 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832868978851840 |