A utilização dos jogos como ferramenta de aprendizagem em aulas remotas para turma do 5º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Nadjeana Ramalho da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44726
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso, na modalidade Relato de Práticas Educativas, intitulado “A utilização dos jogos como ferramenta de aprendizagem em aulas remotas para turma do 5º ano” tem como objetivo refletir sobre a prática docente a partir da utilização de jogos em aulas remotas, partindo da experiência vivenciada na disciplina de estágio curricular do curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O estágio foi desenvolvido numa escola da rede estadual de ensino situada no Município de Nova Cruz/RN, durante o período de 01 a 10 de março de 2021, em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental, no turno vespertino. Visando refletir sobre a prática docente em aulas remotas para crianças, parti das concepções da importância do brincar na aprendizagem, em seguida a apresentação dos jogos como ferramenta de aprendizagem aliada à prática docente e em seguida relato a experiência vivenciada durante o estágio, juntamente com a aplicabilidade do brincar com jogos durante a intervenção nas aulas onde o estágio acontecia. Para embasamento teórico, foi feita a relação com os estudos de Kishimoto (2010), Piaget (1971), Vigotski (1987), Tardif (2014), Eugenio (2020) e Camargo (2018), Lopes (2001), Oliveira (2015) e Freire (1996) e também a Base Nacional Comum Curricular. A metodologia consistiu primeiramente em observação da prática docente e assimilação dos conteúdos pelos alunos, também observação das reuniões diárias para planejamento e, por fim, análise da regência. Logo, foi possível concluir que o professor deve rever sua prática constantemente e aliar metodologias que sejam atrativas para os alunos e que fomentem o ensino-aprendizagem, principalmente na educação remota.
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Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia a Distância) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Nova Cruz, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44726Universidade Federal do Rio Grande do NortePedagogia EadUFRNBrasilCentro de EducaçãoRelato de experiênciasBrincarJogosAulas remotasA utilização dos jogos como ferramenta de aprendizagem em aulas remotas para turma do 5º anoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO presente trabalho de conclusão de curso, na modalidade Relato de Práticas Educativas, intitulado “A utilização dos jogos como ferramenta de aprendizagem em aulas remotas para turma do 5º ano” tem como objetivo refletir sobre a prática docente a partir da utilização de jogos em aulas remotas, partindo da experiência vivenciada na disciplina de estágio curricular do curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 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